Connect with us

Educação

Governo anuncia adiamento do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais (Inep) anunciou hoje (20) o adiamento do Enem 2020. Em nota divulgada pelo Inep, as provas serão adiadas entre 30 a 60 dias, em relação ao previsto nos editais, podendo ocorrer em dezembro ou janeiro.

“Atento às demandas da sociedade e manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do Coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e Digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao previsto nos editais”, diz trecho da nota.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Prouni 2021: MEC divulga selecionados na segunda chamada

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (3) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior. O resultado pode ser consultado no site http://prouniportal.mec.gov.br/.

Os alunos aprovados terão até o dia 11 de agosto para entregar a documentação necessária nas instituições de ensino superior escolhidas, comprovando as informações no ato da inscrição.

Quem não tiver sido selecionado na segunda chamada poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 17 e 18 de agosto. O resultado sairá dia 20 de agosto.

Os que forem selecionados na lista de espera terão entre os dias 23 e 27 de agosto para apresentar a documentação. Essa será a última oportunidade para ser contemplado pelo Prouni neste semestre.

Os selecionados no programa podem receber bolsas de 50% ou 100% em instituições de todo o Brasil.

No segundo semestre de 2021, o programa oferece 134.329 bolsas de estudo em mais de 10 mil cursos de quase mil instituições de ensino superior da rede privada. Dessas, 69.482 bolsas são integrais e 64.847 são parciais.

Critérios

  • Para obter a bolsa integral (100%), o estudante precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.
  • Para as bolsas parciais (50%), é preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa da família, de até 3 salários mínimos.

Cronograma do Prouni

  • Comprovação das informações para aprovados na segunda chamada: 3 a 11 de agosto
  • Interesse em participar da lista de espera: 17 e 18 de agosto
  • Resultado da lista de espera: 20 de agosto
  • Comprovação das informações para pré-aprovados na lista de espera: 23 a 27 de agosto

Fonte: G1

Continue Reading

Educação

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Começam nesta terça-feira (3) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado para selecionar candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo a Agência Brasil, os estudantes interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até sexta-feira (6). Os candidatos devem ter participado da última edição do Enem e não podem ter tirado nota zero na redação.

Na página do sistema é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando por cidades, cursos e instituições. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso

Conforme o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto.

As matrículas serão abertas no dia 11, se estendendo até o dia 16 de agosto. Além disso, entre 10 e 16 do mesmo mês, estarão abertas as inscrições para a lista de espera por vagas remanescentes, cujos contemplados serão anunciados no dia 18.

Continue Reading

Educação

Professores das particulares dizem que volta às aulas em Salvador é aceitável, mas criticam retorno no interior

O coordenador-geral do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro-BA), Allysson Mustafá, afirmou nesta segunda-feira (2) que a categoria já considera seguro retornar às atividades presenciais nas escolas particulares em Salvador, mas não se pode dizer o mesmo do interior do estado. Segundo ele, o sindicato realiza negociações para manter as aulas remotas em cidades como Feira de Santana e Vitória da Conquista, onde a disseminação da Covid-19 não está controlada.

“As aulas em Feira estão sendo retomadas hoje porque um acordo que fizemos com o sindicato patronal venceu e não foi renovado. A região de Vitória da Conquista tem um número muito grande de infectados. A imprensa repercutiu recentemente que cerca de 200 cidades baianas já assumiram que não pretendem retomar atividades presenciais em 2021, porque os prefeitos sabem que sua estrutura local é precária. Se houver explosão de casos de Covid, eles não têm como conter”, disse ao Metro1. “Nenhuma cidade brasileira quis voltar às aulas com 90% de ocupação de UTIs como Conquista fez. Uma cidade, inclusive, que teve o prefeito [Herzem Gusmão] morto por Covid”, acrescentou.

Segundo o coordenador-geral do Sinpro, os professores de Salvador passaram a se sentir mais seguros com o avanço da vacinação e o fato de que boa parte da categoria está prestes a tomar a segunda dose. No entanto, ainda há preocupações.

“Naquele primeiro momento de volta às aulas, em maio, os professores retornaram porque estavam sendo pressionados. Hoje ainda há um grau de insegurança, mas ele é menor do que já tivemos. Temos uma percepção de segurança maior, porque a vacinação caminha, apesar das dificuldades. No entanto, não sabemos quais serão os efeitos dessas liberações de atividades. Nos preocupamos com o comportamento geral das pessoas, que podem acabar baixando a guarda em relação aos cuidados. Ainda tem a variante delta, não sabemos muito sobre ela e como está circulando no Brasil”, pontuou.

As aulas semipresenciais nas escolas particulares de Salvador foram retomadas no dia 3 de maio, após serem autorizadas por um decreto do prefeito Bruno Reis (DEM). Fonte Metro1

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas