Connect with us

Brasil

STF forma maioria contra retirada de Weintraub de inquérito das fake news


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram, nesta segunda-feira, 15, pela rejeição do habeas corpus apresentado pelo ministro da Justiça, André Mendonça, que tenta tirar do inquérito das fake news o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Votaram contra a retirada os ministros Rosa Weber, Celso de Mello, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. A Corte formou maioria, uma vez que Cármen Lúcia e Edson Fachin, relator do habeas corpus, também votaram pela rejeição. O julgamento continua no plenário virtual do Supremo e ainda não está concluído.

Weintraub é investigado por ter dito, na reunião ministerial de 22 de abril, que, por ele, “botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”. (ATarde)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Testes da CoronaVac chegaram à fase final, anuncia Instituto Butantan


Chegou à fase final o estudo clínico da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com biofarmacêutica Sinovac Life Science. De acordo com informações do governo de São Paulo e do Instituto Butantan, os resultados sairão na primeira semana de dezembro e a previsão é a de que, até janeiro de 2021, 46 milhões de doses estejam disponíveis no Brasil.

Os resultados serão enviados pelo Comitê Internacional independente na primeira semana de dezembro para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analise o relatório para verificação da vacina. Os testes no Brasil estão sendo coordenados desde julho pelo Butantan em 16 centros de pesquisa científica espalhados em sete estados brasileiros e no Distrito Federal, com 13 mil voluntários envolvidos. Na última semana, o primeiro lote com 120 mil doses chegou a São Paulo.

Na última terça-feira (17/11), os resultados da fase anterior de estudos clínicos da CoronaVac foram publicados pela revista científica Lancet, uma das mais importantes do mundo. A publicação mostrou que a vacina é segura e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos.

OUTRAS VACINAS

Nesta segunda, a farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou a vacina que o laboratório está desenvolvendo contra o novo coronavírus pode ter 90% de eficácia, sem nenhum efeito colateral grave. Desenvolvida pela Universidade de Oxford, atingiu esse percentual na prevenção da doença quando administrada em meia dose e, pelo menos um mês depois, uma dose integral, de acordo com dados do estudo clínico em estágio avançado realizado no Reino Unido e no Brasil. A farmacêutica terá 200 milhões de doses da vacina até o final deste ano, com 700 milhões de doses prontas globalmente até o fim do primeiro trimestre de 2021.

A americana Pfizer informou na última quarta-feira (18) que os resultados finais do teste de estágio avançado de sua vacina mostram que o imunizante é 95% eficaz, tem todos os dados de segurança exigidos referentes a dois meses e que solicitaria autorização para uso emergencial nos Estados Unidos em alguns dias. Segundo a Pfizer, a eficácia da vacina desenvolvida em parceria com alemã BioNTech foi consistente em dados demográficos de idade e etnia, e que não houve efeitos colaterais importantes.

A concorrente Moderna divulgou na segunda-feira (16) dados preliminares para sua vacina, mostrando eficácia semelhante.

Fonte: AgênciaBrasil.

Continue Reading

Brasil

Mais de 6 milhões de pessoas já tiveram Covid-19 no Brasil; 169,4 mil morreram


Com Brasil 16.207 novos casos registrados nas últimas 24 horas, o Brasil ultrapassou a marca de 6 milhões de contaminados pelo novo coronavírus. São 6.087.608  confirmações desde o início da pandemia, conforme dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), na noite desta segunda-feira (23/11)

Desse total, 169.785 pessoas morreram, das quais 302 mortes foram registradas nas últimas 24 horas. 

O número de pacientes recuperados e casos em acompanhamento ainda não havia sido divulgado pelo Ministério da Saúde, no momento de publicação desta nota. Porém, conforme dados de domingo (22), 469.713 casos estavam em acompanhamento, no país, o que representa a quantidade de pessoas com o vírus ativo e capaz, portanto, de transmitir a doença. Já pacientes recuperados eram 5.432.505 pacientes, de acordo com a última atualização. (AratuOn)

Continue Reading

Brasil

Modelo afirma ter sido dopada e estuprada por senador em São Paulo; “agora, você é minha!”

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O senador Irajá Silvestre Filho (PSD-TO), filho da também senadora Kátia Abreu (PP-TO), está sendo acusado de estupro por uma modelo de 22 anos. Ela registrou boletim de ocorrência na madrugada desta segunda-feira (23/11), no 14º Distrito Policial de Pinheiros, em São Paulo. A vítima teria conhecido o político durante um almoço com um grupo de amigas no domingo (22/11), no Jockey Club. Segundo a CNN, ela conta que foi até a casa noturna Café de La Musique com ele e um amigo, onde foi dopada.

A moça narra que perdeu a consciência e acordou em um flat, no bairro do Itaim Bibi, já sendo abusada por ele. No boletim de ocorrência consta que a vítima acordou com o investigado em cima dela, a penetrando sem preservativo, e dizendo frases como: “agora, você é minha!” e “estou apaixonado”.  Ela relatou à polícia que ficou com medo de sofrer agressões, por isso, não resistiu ao abuso, mas pedia insistentemente para ir ao banheiro e tomar água, o que ele não deixava. Quando ele permitiu, após a mulher dizer que estava passando mal, ela se trancou e começou a pedir socorro.

“Ela mandou mensagem para mim, na madrugada, para a mãe dela, para os amigos. Essa amiga foi até o hotel e mandava mensagem para esse senador e ele falava que estava sozinho no hotel, que ela não estava com ele. Aí, o pessoal da recepção subiu. Ela estava completamente transtornada”, disse um amigo da jovem à reportagem. Ele contou, também, que funcionários do hotel foram à delegacia para depor como testemunhas e que a polícia foi até o local, mas o suspeito não estava mais lá. 

A garota passou a manhã acompanhada do amigo, em um hospital, fazendo exames que comprovem a agressão sexual, além de toxicológicos. A polícia já trabalha na busca por imagens de câmeras de segurança da casa noturna e do hotel. O quarto foi preservado para exame pericial.

A assessoria do senador Irajá divulgou nota sobre o caso. Confira a íntegra do texto:

“Foi com surpresa, decepção, tristeza e indignação que tomei conhecimento do episódio infame, maldoso e traiçoeiro envolvendo a minha vida e minha dignidade.

Eu sempre pautei minha vida profissional, pública e pessoal pela ética, respeito e retidão, sendo inimaginável ser acusado de algo dessa natureza.

O fato é que, como principal interessado na revelação ampla e total de toda essa farsa, solicitei que meu advogado, Daniel Bialski, reforçasse às autoridades responsáveis pela investigação do caso que requisitassem a realização de exame de corpo delito na acusadora para comprovar a verdade.

Ressalto que compareci espontaneamente à delegacia responsável pela apuração dos fatos e pedi para ser submetido, voluntariamente, a exame de corpo de delito e toxicológico, tudo para desmistificar o quanto aleivosamente alegado.

As filmagens, demais provas e testemunhas hão de repor a verdade no seu devido lugar e vir a declarar minha total e plena inocência. Confio na polícia e na Justiça e sei que ficará provado que jamais houve nada que possa tangenciar qualquer comportamento inapropriado de minha parte.

Lamento muito ter sido envolvido nesse enredo calunioso e difamatório que busca manchar o meu nome em função da visibilidade momentânea da função que ocupo. Reitero que aguardarei a conclusão das investigações antes de fazer qualquer nova manifestação. Não pretendo ser atirado para essa arena sórdida. A verdade aparecerá e eu a aguardarei com serenidade.

Declaro e reitero que não cometi ilícito algum e estou à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Senador Irajá”

Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook