Connect with us

Bahia

Bahia é pioneira na testagem para o Coronavirus em estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino


 O Governo da Bahia iniciou, nesta quinta-feira (25), a testagem em massa para o novo Coronavírus (que causa a Covid -19) dos estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino nos municípios de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. A ação, pioneira no país, deve atender a 4.600 pessoas e tem o objetivo de ampliar a prevenção e o combate ao novo Coronavírus, além de proporcionar as primeiras avaliações para a garantia da integridade da comunidade escolar no processo de retorno às aulas.

“Podemos dizer que esta é uma grande união de força do Governo da Bahia, com o envolvimento dos gestores e funcionários das escolas; dos Núcleos Territoriais de Educação; e da parceria fundamental da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), das prefeituras, através das secretarias municipais de Saúde e da Educação, além do apoio da Polícia Militar, da Universidade Estadual de Santa Cruz e dos veículos de comunicação. É mais uma decisão do governador Rui Costa, que mostra a preocupação e o zelo com a saúde da comunidade escolar, neste momento de pandemia”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ao destacar que as escolas serão orientadas para auxiliar os estudantes para a retirada do Cartão do SUS. 

Os testes para o Coronavírus serão realizados conforme calendário, que inclui a ida de equipes em comunidades rurais. O estudante do 2º ano do Ensino Médio, Samuel Rodrigues, do Colégio Polivalente de Itajuípe, em Itajuípe, foi cedo fazer o teste e falou sobre a importância da prevenção. “É muito bacana ver a escola tendo esta preocupação com a nossa saúde. Esta iniciativa também ajuda, principalmente, o município a combater o vírus. Espero que consigamos voltar às aulas na escola em breve”, afirmou.                                                 

 Para o estudante do 1º ano do Ensino Médio, Edilan Ricardo, do Colégio Estadual de Ipiaú, em Ipiaú, a realização do teste dá uma maior confiança neste momento de pandemia. “Venho tomando todas as precauções do isolamento social. Mesmo confiante de não ter o vírus, receber o resultado negativo nos dá uma segurança maior e foi uma grande oportunidade”, contou.

A professora de História, Maria Rita Argolo, do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, em Uruçuca, também fez o teste e falou sobre o alcance da iniciativa. ‘É de suma importância que o serviço seja prestado a estudantes, professores e funcionários, para que possamos conhecer o alcance do vírus na comunidade escolar e  no município”, disse.

Segurança
Nas escolas estão sendo respeitados os protocolos de saúde, com a disponibilização de álcool em gel, espaços higienizados e pias com sabão, além do distanciamento recomendado na espera e durante o atendimento. O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da SEC, Hélder Amorim, falou sobre os encaminhamentos em casos positivos. “As secretarias municipais estão à frente das estratégias de Saúde, na realização e avaliação dos testes, além do acompanhamento dos casos positivos. Estes serão monitorados para ver a necessidade de tratamento em casa ou hospital e as famílias terão a mesma assistência”, ressaltou.

Participação da UESC
A testagem nos municípios de Ipiaú,  Itajuípe e Uruçuca  será acompanhada, a partir desta sexta-feira (26), por professores de Biomedicina e Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). “O objetivo é que os nossos professores acompanhem as testagens, dando todo o suporte técnico às equipes de Saúde. Também iremos realizar a coleta de dados, que serão utilizadas em pesquisas na universidade e, posteriormente, apresentadas à sociedade”, explicou o reitor da UESC, Alessandro Santana. (consed.org)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Bahia registra 1.450 casos e 23 mortes por Covid-19 em 24h

Foto : Camila Souza/GOVBA

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 1.450 casos de coronavírus e 23 mortes em decorrência da Covid-19, segundo boletim divulgado hoje (22) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ao todo, a Bahia tem 340.665 casos confirmados e 7.407 óbitos desde o início da pandemia.

Os casos confirmados ocorreram em todos os 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.987,20), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.406,44), Madre de Deus (6.343,34)), Apuarema (6.002,73).

Ao todo, 326.400 pessoas já estão curadas da doença. Na Bahia, 28.162 profissionais da saúde foram infectados pela Covid-19.

No estado, dos 2.029 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 898 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 49%. Vale lembrar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia.

Leia a matéria original em Metro1

Continue Reading

Bahia

Mulher teria ameaçado se jogar da Ponte do Funil na BA-001


Na manhã dessa quinta-feira (22), uma mulher foi resgatada, após tentar pular da Ponte do Funil, na BA-001, sentido Ilha de Itaparica.

Imagens circuladas nas redes sociais mostram a jovem que não teve a identidade divulgada sendo amparada por um motorista que passava pelo local.
Ainda nas imagens é possível ver que logo após, uma equipe da (PRE) Polícia Rodoviária Estadual chega e impede que ela tire a própria vida.

Segundo informações de internautas, a vítima é natural de Santo Antônio de Jesus e vem sofrendo com transtornos depressivos. (VozdaBahia)

Continue Reading

Bahia

Jovem que estava desaparecida é encontrada enterrada em vala na Bahia


Uma jovem que estava desaparecida desde o sábado (17) teve seu corpo encontrado na quarta-feira (21), enterrado dentro em uma vala, no bairro de Jerusalém, em Teixeira de Freitas, município do sul da Bahia.

Márcia Sousa Andrade, de 25 anos, foi achada pela família. De acordo com a polícia, o ex-companheiro da vítima, suspeito do crime, foi encaminhado para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) após populares alegarem ter visto ele no local onde a cova foi aberta. O homem foi preso sob suspeita de feminicídio.

Segundo a família, Márcia morava em Teixeira de Freitas, mas foi para o Espírito Santo há dois meses, e havia rompido o relacionamento com o marido.

A vítima, ainda de acordo com familiares, voltou para Teixeira de Freitas no último dia 10 de outubro para comemorar o aniversário da filha, que mora com o pai. A última vez que a família viu Márcia foi no dia 11, na comemoração.

Na ocasião, a jovem ficou na casa do ex-marido com os dois filhos. Ainda na quinta-feira (15), a família conseguiu falar com a vítima pela última vez. Familiares prestaram queixa na delegacia no dia 17. Fonte: VarelaNotícias.

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook