Connect with us

Cidades

Itatim: Aglomeração se forma em ato político e prefeitura diz que fato foi ‘espontâneo’

Um ato político provocou uma aglomeração em Itatim, no Piemonte do Paraguaçu. Imagens feitas de celular mostraram uma reunião de pessoas em volta de um carro de som. Conforme o G1, moradores, que se revoltaram com a ação, disseram que o ato se refere a uma campanha política antecipada por parte do prefeito Gilmar Pereira Nogueira, o Tingão. O fato ocorreu no sábado (27).

Por meio de nota, a prefeitura negou que o fato se tratava de campanha. A gestão declarou que o fato ocorreu em uma manifestação espontânea.  Segundo a prefeitura, assim que souberam que um adversário do prefeito tinha passado para o lado da situação, o ato foi formado.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Itatim registar 33 casos de novo coronavírus e dois óbitos decorrentes da doença. No caso de desobediência à Lei Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dispõe do email ouvidoria@tre-ba.jus.br em que qualquer pessoa pode encaminhar denúncias. No entanto, as mensagens precisam conter provas. (Bahia Notícias)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura anuncia Réveillon em Boipeba e Morro de São Paulo

Foto: assessoria/Prefeitura de Cairu

Atingidos recentemente por interrupções no fornecimento de energia, os destinos turísticos de Morro de São Paulo e Boipeba vão ter festas de Réveillon. A decisão é confirmada pela prefeitura do município de Cairu, em postagem nas redes sociais.

“Já foram autorizadas, em caráter condicional ao controle da pandemia e protocolo da Vigilância Sanitária, as festas de Réveillon em Morro de São Paulo, chamado de Réveillon Amaré 2020, realizado pela empresa Memo, e o Réveillon Boipeba 2022, com a empresa Oquei Entretenimento”, informa o Município, no Instagram. “Qualquer anúncio de festa por outras produtoras sem autorização da Prefeitura será considerada clandestina, e passível de punição e multas”.

O anúncio, ocorrido na quarta-feira (28), gerou polêmica não só por causa da pandemia e também por se restringir a dois eventos. Ao G1 Bahia, o prefeito Hildécio Meireles, afirmou que qualquer festa pode acontecer, se obedecerem às normas do município.

“Regras essas editadas ainda do mandato que se encerrou em dezembro passado. Pretendemos implementar novas regras para regulamentar os eventos privados a partir do ano que vem”, declarou.

(bahia.ba)

Continue Reading

Cidades

Polícia Civil prende acusado de estuprar a própria neta em Nazaré

A Polícia Civil de Nazaré, através do SI, em cumprimento a mandado judicial de prisão preventiva, prendeu no dia de hoje, 22/07/2021, um homem de 43 anos, de iniciais G.S.S., acusado de estuprar a própria neta, de apenas 06 anos de idade.

De acordo com as investigações, o acusado, que é avô materno da pequena criança, colocava os dedos nas partes íntimas da vítima, provocando o xixi, para então abrir a boca, beber o líquido e passar a língua.

Continuando as investigações, se descobriu que este mesmo acusado estuprava a própria filha, quando ela tinha a idade de 13 anos, mantendo relações sexuais, inclusive tendo a desvirginado, segundo relatos da genitora da criança, que também foi vítima no passado.

Assim, não satisfeito em ter estuprado a filha, quando esta era criança, o acusado estava cometendo o mesmo crime horrendo, agora com a netinha. O crime era praticado às escondidas, quando a mãe saia de casa, e com ameaças, caso a criança contasse a alguém.

Foi realizada a escuta especializada da criança vítima de abuso sexual, através da profissional de saúde, a qual concluiu em relatório que o fato ocorrido pode comprometer o desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança, devido aos abusos de natureza sexual e psicológico.

O caso teve o acompanhamento do Conselho Tutelar da Cidade de Nazaré, que confeccionou relatório dos atendimentos e diligenciou numa rede de proteção à criança.

Segundo o delegado Adilson Freitas, que comandou a operação, “A sociedade precisa entender e conhecer os sinais que as crianças nos dão para demonstrar que elas estão sendo vítimas de abuso sexual. Precisamos tratar e conhecer esse assunto, não podemos aceitar a ‘cultura do estupro’ e a Polícia Civil irá agir de forma rápida e eficaz para punir esses casos, não deixando ficar impune”, alertou. “Nesse caso em específico, aquele que tinha o dever de cuidado e proteção, foi quem cometeu os abusos inaceitáveis”, concluiu o Delegado.

Nos canais de comunicação da Polícia Civil é possível encontrar orientações sobre como acontece e como denunciar crimes que são cometidos contra crianças e adolescentes.

O acusado irá responder pelo crime de estupro de vulnerável e poderá ser condenado a uma pena de até 15 anos de prisão.

G.S.S. está recolhido na carceragem da Unidade Policial de Nazaré e será encaminhado ao Presídio Regional, onde ficará a disposição da Justiça Criminal.

Continue Reading

Cidades

Sem energia em Morro, turistas estão deixando pousada sem pagar diárias

Sem energia desde segunda-feira (19), Morro de São Paulo começa a perder os turistas por causa das complicações. Em pouco tempo, os celulares descarregam e, com eles, as máquinas de cartão, o que torna inviável fazer pagamentos a não ser em dinheiro. 

Na Pousada Ilha da Saudade, que não tem gerador, boa parte dos hóspedes foi embora. “Teve gente que ficou sem dinheiro e acabou indo”, explica a recepcionista Juilma. A atendente de outra pousada, que preferiu não se identificar, foi categórica: “Está sendo péssimo. A ilha não está nada bem”. 

Na Pousada Brasil Caribe a situação é ainda mais crítica. Todos os hóspedes foram embora, inclusive sem pagar. “Não é culpa deles, nem da gente”, explica a responsável pela marcação, Dantize. “Nós não estamos recebendo mais turistas também, porque não tem como”, afirma. 

Como a central de marcação fica fora da Ilha, a atendente sequer sabe explicar exatamente porque não conseguiu a confirmação do pagamento, apesar de entender que pode ser porque o pagamento só poderia ser feito em dinheiro. Os recepcionistas e trabalhadores da pousada, em Morro de São Paulo, estão incomunicáveis uma vez que os celulares descarregaram e também estão sem internet. 

“O prazo era até hoje [para voltar a luz]”, afirma José, dono da pousada Colibri, que administra com a esposa Tânia. Segundo ele, os restaurantes e mercados estão funcionando na medida do possível, mas já começam a pensar em fechar. “Não tem freezer e geladeira que aguentem tanto tempo. Se essa situação continuar, amanhã vai ser pior para todo mundo”. 

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) afirmou que realiza uma força-tarefa para reestabelecer o fornecimento de energia em Morro de São Paulo e região. “Para atender o caso inédito na área de concessão, foi mobilizado um contingente com mais de 70 profissionais, entre eletricistas, operadores e engenheiros, em revezamento desde o início da ocorrência. As equipes técnicas estão atuando na recomposição da rede elétrica danificada, cuja causa está sob análise”, diz o texto. (Metro1)

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas