Connect with us

Bahia

Homem é detido enquanto usava drone para capturar imagens de aldeia na Bahia



Um homem foi detido no último sábado (4) enquanto utilizava um drone para capturar imagens da Aldeia Patiburi, que fica na Terra Indígena Tupinambá de Belmonte, em Belmonte, no extremo sul da Bahia. Uma outra pessoa que também operava o aparelho conseguiu fugir.

Em nota divulgada neste domingo (5), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) manifestou preocupação com a Aldeia Patiburi, já que existe um histórico de disputa entre os indígenas que vivem no local e os fazendeiros da região, segundo o G1.

Entre os locais que o drone capturou imagens, está a casa da Cacica Cátia, que foi alvo de várias ameaças de morte e foi inserida no Programa de Proteção de Defensores de Direitos Humanos (PPDDH). Ao G1, ela contou que, na delegacia, o homem que operava o drone afirmou que foi contratado por um fazendeiro que já entrou em conflito com os indígenas.

“Eram dois, um conseguiu fugir. O que foi encaminhado para a delegacia disse que foi contratado por um fazendeiro para fazer uma filmagem da aldeia. Um fazendeiro que tem conflito conosco, tem trazido ameaças para a comunidade e para mim. O homem disse que não sabia o motivo da filmagem”, afirmou.

“Está muito tenso aqui. É um conflito muito forte com os fazendeiros da região, que estão tentando nos amedrontar. Já tivemos várias situações, temos também decisões no TRF e no STF favoráveis a nós. Com isso eles têm atacado fortemente. O último ataque foi o de ontem”, completou Cacica Cátia.

O Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins, afirmou que a situação desperta atenção para a situação de vulnerabilidade da aldeia e dos indígenas.

“A localidade é palco de incansáveis ataques, partindo de fazendeiros da região, que a qualquer preço querem tomar o território. Em virtude do conflito, a comunidade já sofreu um bloqueio econômico que resultou na perda da sua produção de cacau, acarretando numa crise de subsistência séria. Agora, o drone levanta suspeita de uma nova investida contra a produção econômica da comunidade, já que estamos na época da produção e colheita do cacau”, destacou.

“Diante do cenário de insegurança e confronto vividos pelo povo Tupinambá de Belmonte, um drone sobrevoando a aldeia causa estranheza e preocupação. Essa é uma comunidade que vive sob constantes ameaças e medo”, concluiu o secretário.

Segundo a Cacica Cátia, o homem que foi detido enquanto operava o drone foi encaminhado para a delegacia de Belmonte, que investiga o caso. O G1 procurou a assessoria de comunicação da Polícia Civil para obter informações sobre o depoimento do suspeito, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. (BN)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Mais de 4 mil novos casos da Covid-19 são registrados na Bahia; estado se aproxima de 400 mil infectados


as últimas 24h, a Bahia registrou 4.204 novos casos da Covid-19, segundo boletim divulgado neste último sábado (28/11) pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab). Com essa atualização, já foram 398.504 registros da doença no estado, desde o início da pandemia.

Desse total, 379.965 já são considerados curados e 10.312 estão em observação, ou seja, com o vírus ativo. Ainda conforme o boletim, 108.492 casos estão em investigação (suspeitos).

Com relação ao número de mortos, 20 óbitos foram identificados nas últimas 24h, mas ocorrerma em diversas datas (veja tabela abaixo). No total, o número de vítimas na Bahia, desde o início da pandemia, é de 8.227, representando uma letalidade de 2,06%. 

tabela-sabado

Fonte: Sesab

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Continue Reading

Bahia

Mulher é presa após matar bebê por ciúmes do namorado no interior da Bahia


Na madrugada deste sábado (28), uma mulher de 41 anos, que não teve o nome divulgado, foi presa em flagrante acusada de matar um bebê de apenans um mês de vida. O caso aconteceu no distrito de Posto da Mata, zona rural de Nova Viçosa, Sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, a suspeita cometeu o crime por ciúmes do namorado, pai da vítima. 

Ainda segundo a polícia, a suspeita teria  afogado a criança em um reservatório de água.

Os familiares do bebê contaram que o crime aconteceu após um desentendimento entre o casal. Eles, a suspeita e o pai do bebê estavam em uma confraternizam. Em um determinado momento, ela sugeriu ao namorado que passassem a noite juntos, mas ele recusou porque precisava cuidar do filho.  

Após a recusa, ela se afastou do grupo e cometeu o crime. Ainda conforme informações da polícia, os presentes desconfiaram da atitude da mulher e começaram a procurar o bebê, que foi encontrado dentro do reservatório de água pela mãe. 

O bebê chegou a ser socorrido pelo SAMU, mas não resistiu. A mulher tentou fugir do local, mas foi contida e a polícia foi acionada. Após ser presa por policiais militares, a mulher foi conduzida à Delegacia Territorial (DT) da cidade. (IBahia)

Continue Reading

Bahia

Bahia registra 4.204 casos e 20 mortes por Covid-19 em 24h


 A Bahia registrou nas últimas 24 horas 4.204 casos de coronavírus e 20 mortes em decorrência da Covid-19, segundo boletim divulgado hoje (28) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ao todo, a Bahia tem 398.504 casos confirmados e 8.227 óbitos desde o início da pandemia.

Os casos confirmados ocorreram em todos os 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,85%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.214,99), Aiquara (6.882,59), Itabuna (6.868,40), Madre de Deus (6.826,91), Almadina (6.789,90).

Ao todo, 379.965 pessoas já estão curadas da doença. Na Bahia, 31.523 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

No estado, dos 1.855 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.053 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 68%. Vale lembrar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Fonte: Metro1

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook