Connect with us

Bahia

Rui Costa diz que governo não vai incentivar prescrição de medicamentos contra a Covid-19; “ciência não comprovou”


O governador Rui Costa (PT) criticou a indicação de medicamentos contra a Covid-19, que vêm sendo distribuídos por autoridades políticas. O gestor apontou que remédios como hidroxicloroquina e a ivermectina, que têm tido a indicação de uso incentivada por gestores e lideranças políticas como forma de prevenção e combate à doença, não tem eficácia comprovada. O posicionamento de Rui foi divulgado nesta terça-feira (14/7), pela Secretaria de Comunicação Social do governo.

Segundo o governador, o uso dos medicamentos está sendo “politizado”. “Esse é mais um erro que o Brasil cometeu e está cometendo ao politizar e transformar em algo ideológico o uso de medicamentos. É um escândalo. Medicamento deve ser definido pela ciência, pela medicina. Algo que infelizmente está na boca dos políticos quando deveria estar apenas nas mãos dos médicos. Quem não estudou sobre esses assuntos, não é cientista, não deveria estar dando palpite”, afirmou o petista.

Rui Costa também ressaltou que o governo do Estado não irá adotar, oficialmente, nenhum protocolo de indicação, distribuição ou incentivo na prescrição de medicamentos contra o novo coronavírus, por falta de evidências científicas. Ele reforçou, ainda, que a indicação de remédios não é atribuição de governadores e prefeitos, por exemplo.

“Como a ciência não comprovou ainda que exista um medicamento 100% eficaz, os médicos estão fazendo suas opções. O que cabe ao governador ou prefeito é deixar disponível para os médicos os remédios que eles entendem que devem ser aplicados. Não acredito que isso deve ser estabelecido através de portaria ou protocolo municipal”, explicou o gestor.

Na semana passada, a prefeitura do município baiano de Itagi, a 415 km de Salvador, informou que iria distribuir um “Kit-Covid” para moradores da cidade. Por meio de rede social, o órgão municipal anunciou que o material seria entregue em domicílio, e que a distribuição serviria para reforçar o “combate à disseminação acelerada do novo coronavírus”. Fonte: AratuOn

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Bahia registra mais 654 casos de Covid-19 e 28 novas mortes pela doença nas últimas 24 horas


A Bahia registrou nas últimas 24 horas 654 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 829 curados (+0,3%). O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas. Dos 335.351 casos confirmados desde o início da pandemia, 321.266 já são considerados curados e 6.769 encontram-se ativos. 

O boletim contabiliza ainda 680.406 casos descartados e 77.139 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (18).

Na Bahia, 27.815 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Fonte: Metro1

Continue Reading

Bahia

Bahia registra 1.799 casos e 21 mortes por Covid-19 em 24h


A Bahia registrou nas últimas 24 horas 1.799  casos de coronavírus e 21 mortes em decorrência da Covid-19, segundo boletim divulgado hoje (17) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Os óbitos, entretanto, ocorreram em diversas datas. Ao todo, a Bahia tem 334.697 casos confirmados e 7.288 óbitos desde o início da pandemia.

Os casos confirmados ocorreram em todos os 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,89%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.797,81), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.324,83), Madre de Deus (6.305,41), Apuarema (5.729,88).

Ao todo, 320.437 pessoas já estão curadas da doença. Na Bahia, 27.770 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

No estado, dos 2.053 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 938 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 54%. Vale lembrar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Fonte: Metro1

Continue Reading

Bahia

Força-tarefa prende quadrilha formada por PMs da ativa e da reserva


A força-tarefa da Secretaria da Segurança Pública de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsões desarticulou, neste sábado, 17, uma organização criminosa formada por Policiais Militares da ativa e da reserva. O grupo é suspeito de participar das mortes do soldado Ítalo de Andrade Pessoa e do ex-fuzileiro Cléverson Santos Ribeiro, no dia 11 de setembro de 2020.

Equipes das Corregedorias Geral da SSP e das Polícias Militar e Civil cumpriram seis mandados de prisão temporária contra oficiais e praças lotados na 59ª CIPM (Abrantes), Rondesp Central e 31ª CIPM (Valéria), além de PMs da reserva. O filho de um dos militares capturados, um ex-policial e um homem que atuava com o grupo completam a quadrilha.

O grupo, além de ser responsável pelas mortes do soldado PM Ítalo de Andrade Pessoa e do ex-fuzileiro Cléverson Santos Ribeiro, praticava grilagem de terras nas localidades de Barra do Jacuípe e Monte Gordo, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Durante cumprimentos dos mandados de prisão e de busca e apreensão foram apreendidos quatro pistolas, carregadores, munições, coletes balísticos, 2.549 pinos de cocaína, pedras de crack e um carro com placa adulterada. Fonte: A Tarde

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook