Banner Rotativo Aleatório

Embaixador dos EUA ameaça o Brasil caso Huwaei não seja banida: ‘Haverá consequências’

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, disse que “haverá consequências” para o governo brasileiro caso o país permita que a gigante chinesa de tecnologia Huawei forneça equipamentos para a rede 5G, cujo leilão está previsto para 2021. Ele sugeriu que empresas americanas poderiam deixar o Brasil, por temer que seus segredos de propriedade intelectual não estejam protegidos.

“É uma tema bastante importante para o mundo. É a próxima geração de telecomunicações que será a base da revolução tecnológica que vai beneficiar a todos. Nosso interesse é que essa tecnologia seja usada para promoção de atividades econômicas, avanço da sociedade e para o bem de nossos princípios, como a democracia. E que essa tecnologia não seja usada para reprimir a sociedade, como estamos vendo em vários regimes autoritários no mundo. A tecnologia deve liberar e não reprimir as pessoas. É importante que os fornecedores de um produto tão sensível tenham os mesmos princípios que você”, disse o americano, em entrevista ao jornal O Globo.

“Por isso, a posição dos EUA e nosso alerta para nossos amigos e aliados, como o Brasil, é saber com quem se está trabalhando. Nós já sabemos que Huawei e outras empresas da China, como a ZTE, têm a obrigação, por lei, de entregar toda a informação que passa por elas. Trata-se da segurança nacional dos Estados”, declarou.

Chapman disse ainda que está em negociações intensas para fechar um acordo de facilitação de comércio com o Brasil, menosprezou os investimentos chineses no país e citou os anúncios feitos por companhias dos EUA nas últimas duas semanas, como a oferta da Digital Colony pela Oi. No entanto, ele negou envolvimento do governo americano nas negociações. “Não tem envolvimento do governo, mas, claro, estamos sempre apoiando os investimentos aqui. Isso é um trabalho em conjunto com o Brasil. Nossa relação econômica é madura”, afirmou o embaixador. (Metro1)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img