Connect with us

Amargosa

Parabéns a UFRB: 15 anos de uma revolução chamada Educação!


No dia 29 de julho de 2005, há 15 anos, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi criada. Participando cada vez mais do desenvolvimento dos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá por meio da educação, já formou mais de 10,5 mil profissionais nos seus sete Centros de Ensino, espalhados por sete cidades. Além disso, oferece muito mais de que ensino, com projetos e ações de pesquisa, extensão, inovação e cultura, em estreita relação com a comunidade.

Nesses 15 anos, a Federal do Recôncavo se consolidou como universidade inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada.

Atualmente, os números da UFRB são expressivos: 13,7 mil estudantes, 906 professores, 687 técnicos administrativos, 370 colaboradores terceirizados. São 64 cursos de graduação, 32 de pós, além de ter realizado mais de 5,2 mil ações de extensão.

De acordo com o reitor, Fábio Josué, “estes dados atestam que a UFRB é seguramente a maior política pública desenvolvida no seu território ao longo de nossa história. Seus impactos podem ser avaliados em várias dimensões, como, por exemplo, na dinamização da economia regional, na inclusão social de segmentos populacionais historicamente excluídos do acesso ao ensino superior e na qualificação profissional em diversas áreas do conhecimento, como a Formação de Professores, as Ciências da Saúde, as Ciências Agrárias e Ambientais, as Ciências Exatas e Tecnológicas, as Humanidades, as Artes, a Cultura e as Energias Sustentáveis”.

Para o vice-reitor, José Mascarenhas, “hoje é dia de agradecer a cada um daqueles e daquelas, membros de nossa comunidade interna e da sociedade, que contribuíram com a sua construção e que seguramente continuarão a participar e contribuir na continuidade desse grandioso projeto”.

O Centro de Formação de Professores publicou uma homenagem à instituição:

Parabéns a UFRB: 15 anos de uma revolução chamada Educação!

Na Boa-Terra, o mês de julho se inicia, de fato, no dia 2, cujos versos do Hino da Independência da Bahia nos diz: brilha mais que o primeiro. Quis o destino, que julho, mês da Independência da Bahia, do Combate Nacional à Discriminação Racial, dos/as agricultores/as, da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha, também fosse o mês da maior revolução educacional do Recôncavo da Bahia: o nascimento da UFRB.


Concretização de séculos de esperança, tributária das lutas de homens e mulheres que ousaram sonhar, a UFRB materializa a demanda por uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada na nossa região. A universidade mais negra do Brasil, instalada nas terras onde corre nas veias o sangue da ancestralidade e estampa nos rostos a alma de um povo guerreiro, a UFRB tem a cara e as cores do seu povo: pobre, mulher, negra/o e camponês/a. E deste povo se orgulha e neles se espelha.


Neste 29 de julho de 2020, a Direção, Gestões e a comunidade do CFP parabeniza a UFRB pelos seus 15 anos de re-existência. Do nosso cantinho do mundo, Amargosa, o CFP se sente honrado em ser parte do projeto de educação de todos/as, com todos/as e para todos/as que a UFRB representa. Viva o Vale do Jiquiriçá, o Portal do Sertão, o Recôncavo, a Bahia, e, principalmente, viva a UFRB!


Direção/Gestões do CFP/UFRB


Amargosa, 29 de julho de 2020

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amargosa

Amargosa registra mais 04 casos de coronavírus nas últimas 24h, veja o boletim


Nas últimas 24 horas, foram realizadas 13 Coletas PCR no município de Amargosa, contando ainda com monitoramento dos profissionais do município.

Confirmamos mais 4 casos de Covid-19 na cidade, 3 PCR positivos do Lacen e 1 Teste Rápido:
Homem, 43 anos PCR
Homem, 43 anos PCR
Homem, 21 anos PCR
Criança, 2 anos TR +

Além disso, mais 16 casos suspeitos foram descartados pelo Lacen:
Mulher, 45 anos
Homem, 27 anos
Mulher, 22 anos
Homem, 17 anos
Homem, 35 anos
Mulher, 41 anos
Homem, 44 anos
Idosa, 70 anos
Mulher, 33 anos
Homem, 44 anos
Mulher, 39 anos
Homem, 26 anos
Mulher, 44 anos
Mulher, 35 anos
Mulher, 46 anos
Homem, 46 anos

Os profissionais do município realizaram mais 06 Testes Rápidos com resultados negativos.

Nas últimas 24 horas, registramos mais 10 pacientes recuperados:
Mulher, 51 anos
Mulher, 16 anos
Homem, 48 anos
Mulher, 15 anos
Mulher, 33 anos
Homem, 40 anos
Homem, 22 anos
Mulher, 22 anos
Homem, 31 anos
Mulher, 57 anos

Nesse momento, Amargosa possui 45 casos ativos, 191 recuperados e 08 óbitos provocados pela Covid-19.

Continue Reading

Amargosa

Amargosa: Guarda Municipal surpreende ladrão e recupera produtos furtados


A Guarda Civil de Amargosa recuperou produtos furtados na noite desta terça-feira(11), e surpreendeu o autor do crime no bairro São Roque, que conseguiu fugir pelo matagal, mas foi identificado pelos agentes.

Segundo informações da GCM, durante rondas preventivas nas proximidades da Praça Paraíso, no referido bairro, os agentes avistaram um indivíduo que apresentou atitude suspeita enquanto carregava caixas de pisos em um carro de mão.

Ao receber voz de abordagem, o indivíduo, que foi identificado pela GCM como velho conhecido da Polícia por diversos crimes de furtos e arrombamentos, empreendeu fuga pelo matagal e abandonou os produtos furtados.

Ainda segundo as informações, o material foi furtado de uma construção civil localizada no bairro Rodão. O mesmo foi apresentado na delegacia para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Da Redação.
Fotos: GCM.

Continue Reading

Amargosa

Covid-19: nenhum caso registrado nesta terça-feira(11); são 51 ativos e 181 recuperados


DICOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA

Boletim médico: 11 de agosto de 2020

Nas últimas 24h, foram realizadas 23 coletas de exames PCR encaminhadas ao Lacen. A maior parte delas diz respeito ao monitoramento dos profissionais da prefeitura e da atenção básica.

Informamos que nenhum caso positivo foi registrado, no mesmo período, no município.

Foram recebidos mais 14 resultados negativos de exames PCR:
Mulher, 26 anos
Mulher, 35 anos
Homem, 37 anos
Homem, 39 anos
Homem, 26 anos
Mulher, 28 anos
Mulher, 32 anos
Homem, 37 anos
Mulher, 38 anos
Homem, 39 anos
Homem, 33 anos
Homem, 21 anos
Homem, 25 anos
Mulher, 35 anos

Além da realização de 8 testes rápidos com resultados negativos.

Informamos que mais 4 pacientes já estão recuperados:
Mulher, 44 anos
Mulher, 58 anos
Mulher, 35 anos
Homem, 33 anos

Neste momento, Amargosa registra 51 casos ativos, 181 recuperados e 08 óbitos provocados pela Covid-19.

Continue Reading