Connect with us

Mundo

Nasa lança robô para Marte em busca de vida passada no planeta


O Perseverance, sonda marciana de última geração da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, foi lançada do Cabo Canaveral, na Flórida, em um foguete Atlas 5, nesta quinta-feira (30), em uma missão de US$ 2,4 bilhões para procurar vestígios de uma possível vida passada no planeta vizinho da Terra.

Segundo a Agência Brasil, a sonda robótica de seis rodas do tamanho de um carro também deve levar um mini-helicóptero para Marte e testar equipamentos para futuras missões com humanos no planeta. A expectativa é que a sonda chegue a Marte em fevereiro. Fonte: Metro1

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Rússia registra primeira vacina do mundo contra coronavírus


O presidente da Rússica, Vladimir Putin, disse que o país registrou a primeira vacina do mundo contra a Covid-19. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11). “Sei que é bastante eficaz, que proporciona imunidade duradoura”, garantiu Putin, em uma videoconferência reaizada com integrantes do governo. A reunião foi exibida na TV.

Segundo informações do jornal O Globo, o ministro da Saúde do país, Mikhail Murashko, também disse que a vacina mostrou eficácia e segurança. O registro nacional de medicamentos da pasta indica que a vacina será distribuída no dia 1º de janeiro de 2021.

Mas apesar da urgência com que o mundo espera pela vacina contra a Covid-19, a comunicada científica estrangeira tem expressado preocupação diante da rapidez no processo de criação do imunizante russo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a pedir respeito às diretrizes estabelecidas e também pediu que a Rússia seguisse “todos os estágios” do procedimento, sem pular etapas.

Além disso, em meados de julho, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá acusaram o governo russo de usar hackers para tentar roubar a pesquisa de uma vacina contra a doença.

INTERESSE DA BAHIA

Como presidente do Consórcio Nordeste, o governador Rui Costa (PT) disse que se reuniu com o embaixador da Rússia semanas atrás e manifestou interesse da Bahia e dos demais estados da região no imunizante. Em entrevista à TV Bahia, ele disse que o objetivo era firmar uma parceria tanto para a fase de teste quanto para obter a imunização efetiva.

Na ocasião, ele disse ainda que também contactou a Embaixada da China, com o mesmo propósito. “A Bahia já está participando [dos testes] através da Instituição Irmã Dulce dos testes da Pfizer, que é uma empresa americana. É importante que nós estejamos inseridos nos diversos fabricantes, para que possamos ter, em breve, a disponibilidade dessas vacinas aqui no Nordeste e na Bahia”, destacou o governador. BahiaNoticias.

Continue Reading

Mundo

Na Indonésia, vulcão tem segunda erupção em três dias

Foto: Antara Foto/Sastrawan Ginting/ via Reuters

Na Indonésia, um vulcão expeliu uma nuvem de cinzas gigante que elevou-se a uma altura de 5 quilômetros para o alto na segunda-feira (10). Essa é a segunda erupção em três dias. Além da fumaça que escurece o céu, há um ruído estrondoso, disseram autoridades e testemunhas.

A erupção do Monte Sinabung na ilha de Sumatra ocorre após mais de um ano de inatividade. As autoridades alertaram moradores e turistas sobre possíveis fluxos de lava no fim de semana.

Sinabung, localizado em um dos países onde há mais atividade vulcânica do mundo, ficou inativo por séculos antes de entrar em erupção novamente em 2010.

Imagens da erupção matinal capturadas pelos moradores mostraram uma nuvem gigante de cinzas espessas subindo do pico da montanha de 2.460 metros em Karo, Sumatra do Norte.

“O som foi como um trovão, durou menos de 30 segundos”, disse o residente Fachrur Rozi Pasi.

Os moradores foram aconselhados a ficar fora de um raio de 3 quilômetros do vulcão e a usar máscaras para minimizar os efeitos da queda de cinzas vulcânicas, disse a agência de vulcanologia em um comunicado.

Nenhuma vítima foi registrada e uma porta-voz da autoridade de aviação civil disse que voos ainda operam na região.

“A situação em torno do Monte Sinabung está muito sombria agora, foi maior do que a erupção de alguns dias atrás”, disse Gilbert Sembiring, que estava visitando um amigo quando Sinabung estourou. (G1)

Continue Reading

Mundo

Mil toneladas de óleo vazam de cargueiro japonês nas Ilhas Maurício

Foto: Reprodução/ Vídeo G1

As Ilhas Maurício, no Oceano Índico, declararam estado de emergência após cerca de mil toneladas de óleo vazar de um navio cargueiro de origem japonesa. Os moradores da região estão usando cilindros permeáveis feitos de cabelo humano e folhas para tentar limpar o óleo que permanece encalhado em uma praia do arquipélago.  

O navio MV Wakashio é de propriedade da  Nagashiki Shipping Company e operado pela Mitsui OSK Line. O despejo de óleo acontece após a embarcação atingir um recife próximo à ilha. 


De acordo com o G1, os mauricianos têm produzido cilindros para flutuar no mar com folhas de cana-de-açúcar, garrafas plásticas e cabelos, que as pessoas cortavam voluntariamente. A ideia é que esse material absorva e retenha o óleo, que é viscoso, nas águas. Há em torno da ilha uma campanha para conseguir cabelo. Os fios são usados porque absorvem o óleo, mas não a água.

 
O derramamento de óleo ocorreu perto do Blue Bay Marine Park, conhecido por seus corais e espécies de peixes. O turismo é um dos principais mercados das Ilhas Maurício. (Bahia Notícias)

Continue Reading