Connect with us

Polícia

Homens são flagrados com 30 mil comprimidos de Ivermectina na região de Itaberaba


Quase 30 mil comprimidos de Ivermectina foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal, na noite de quinta-feira (30), em frente a unidade policial da PRF, localizada no Km 230 da BR 242, em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. O flagrante ocorreu após os policiais darem ordem de parada a um Fiat/Doblo, com dois ocupantes. Durante a entrevista, os policiais constataram um certo nervosismo do motorista e do passageiro, o que os instigou a fazerem buscas minuciosas no interior do veículo, onde encontraram 7.320 caixas da medicação.

Após o flagrante, foi solicitada a documentação legal para o transporte, porém, o condutor entregou uma nota fiscal que continha dados divergentes do material transportado. No documento apresentado, o local de destino dos medicamentos seria a cidade de Natal (RN), contudo, o veículo seguia uma rota contrária.Outro fato observado que o número de lote e data de fabricação dos produtos apreendidos, não eram condizentes com o discriminado na nota fiscal. Diante dos fatos, os homens assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência- TCO e vão responder por suas condutas perante o Juizado Especial Criminal (JECRIM). Todo o material apreendido será entregue a Vigilância Sanitária.

Aos policiais, os homens relataram que embarcaram a mercadoria na cidade de Barreiras, no oeste baiano, a pedido de um caminhoneiro e durante o percurso da viagem estavam realizando a venda fracionada do medicamento para farmácias da região. A procura pelo medicamento cresceu durante as últimas semanas em Salvador e não são raros os casos de farmácias que esgostaram os estoques. No entanto, na noite do último dia 23, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que a venda da Ivermectina agora só irá ocorrer mediante prescrição médica e com a retenção da receita pela farmácia.

A decisão da Anvisa foi comentada pelo secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, no Twitter. Segundo o secretário, a medida é importante “porque tem pessoas usando para evitar o coronavírus, tomando toda semana. Casos de neurotoxidade estão sendo relatados”, escreveu o secretário no microblog.

Com a norma da Anvisa, que visa coibir a compra indiscriminada do remédio, a Ivermectina entra na lista de outros ‘queridinhos’ que as pessoas vêm adotando para prevenir ou tratar a covid-19 por conta própria, sob risco de agravarem quadros de saúde ou terem sequelas, e que já estão sendo vendidos somente mediante prescrição e retenção da receita, como a hidroxicloroquina, cloroquina e nitazoxanida (Annitta). Até antes da portaria da Anvisa ser publicada, o protocolo de venda não exigia receita.

Pela norma da Anvisa, cada prescrição de Ivermectina terá validade de 30 dias, a partir da data de emissão, e só poderá ser utilizada uma vez. A receita terá de ser em duas vias, uma para ficar retida na farmácia e uma com o paciente. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite desta quinta-feira, 23. Fonte: Correio24horas.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem é preso com armas, drogas e quase R$ 3 mil em espécie em Itatim


Um homem foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira, 12, após operação conjunta das polícias Civil e Militar cumprindo mandados de busca e apreensão no município de Itatim, a 208 km de Salvador.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram encontrados armas, munições, porções de drogas e dinheiro em espécie.

Conforme a pasta, as forças de segurança estadual foram até seis casas, nos bairros Conqueiro, Portelinha e Dois de Julho, mapeadas como ponto de venda e armazenamento de entorpecentes. Nos locais foram apreendidos duas espingardas, munições, porções de maconha e cocaína, celulares e R$ 2,8 mil em espécie.

Participaram da operação equipes da 12ª Coorpin (Itaberaba), das Delegacias Territoriais de Itatim, Iaçu, Ipírá e Mundo Novo, do CPR Chapada, do 11º BPM (Itaberaba), da Cipe e da Rondesp Chapada. Fonte: A Tarde

Continue Reading

Polícia

Veículo roubado é localizado abandonado em matagal na BR-101


 Um veículo acidentado foi abandonado na altura do Km 264 da BR-101, em Santo Antônio de Jesus. Ele foi localizado na tarde desta terça-feira, 11, por volta das 17h, por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a polícia, o automóvel apresentava avarias, causadas por um acidente ocorrido na última sexta-feira, 7. No acidente, o veículo teria saído da pista.

Ao verificar o veículo, os agentes constataram que as placas e etiquetas de identificação foram retiradas. Além disso, estava sem as chaves. Durante uma análise mais profunda sobre o automóvel, os PRFs descobriram que o carro era roubado, com ocorrência registrada no município de Serra (ES), em 2017.

Um guincho foi acionado para efetuar a remoção e a ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Santo Antônio de Jesus. Fonte: A Tarde

Continue Reading

Polícia

Quatro homens são mortos pela polícia em confronto em Salvador


Quatro homens foram mortos em uma troca de tiros com a policiais militares na Saramandaia no final da tarde da sexta-feira (7), informou neste sábado a Secretaria da Segurança Pública (SSP). O caso foi durante uma operação para desarticular um grupo criminoso que atua na região, contando com Operação Gêmeos, Rondesp Central, Graer e 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pernambués).

Os PMs faziam a ação preventiva na região quando notaram 15 homens em atitude suspeita. O local foi cercado pelos policiais, mas na tentativa de abordagem o grupo começou a atirar contra os PMs, diz a SSP. Houve reação e troca de tiros.

Quatro dos suspeitos foram baleados e levados para o Hospital Geral Roberto Santos, mas não resistiram e morreram. Um suspeito foi preso e os demais conseguiram fugir.

Depois do tiroteio, Saramandaia teve policiamento reforçado. “O patrulhamento no bairro permanece intensificado, buscando capturar o restante da quadrilha”, diz o comandante do Policiamento na Risp Central, coronel Paulo Coutinho. (Correio)

Continue Reading