Connect with us

Salvador

Homem confessa ter jogado ácido em ex-companheira em Itapuã

Crédito da Foto: Daniela Mazzei/TV Aratu

Um homem que não teve a identidade revelada foi preso suspeito de tentar matar a ex-mulher no bairro de Itapuã, em Salvador. O rapaz foi localizado na tarde desta terça-feira (11/8) e encaminhado para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), em Brotas.

O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (10/8). Segundo o Boletim Diário da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Eliana Teixeira Santos, de 40 anos, foi surpreendida pelo suspeito dentro de uma casa na Rua Mandacaru. Ela teve 30% do corpo queimado ao ser atingida por um ácido. 

A Polícia Civil informou que o homem, localizado no bairro de Valéria por policiais militares da 31ª Companhia Independente (CIPM), confessou o crime e poderá responder por tentativa de feminicídio. O estado de saúde de Eliana, que está no Hospital Geral do Estado, não foi revelado. 

Mesmo com os casos, os crimes de femicídio, estupro e ameaça diminuíram na Bahia, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Analisando os dados de junho de 2020 com o mesmo mês no ano passado, foram registrados três casos a menos de feminicídio, o que representa uma queda de 27%.

Em junho de 2019, a SSP contabilizou 11 mulheres mortas pelo companheiro, enquanto no mês passado foram oito vítimas fatais. O crime de estupro foi o que teve maior queda, de 64%. No sétimo mês de 2019, 31 pessoas foram até a polícia registram um Boletim de Ocorrência, enquanto em 2020, no mesmo período, apenas 11 mulheres compareceram a delegacia.

As vítimas de ameaça que procuraram a polícia, que somavam 1.592 em junho do ano passado, diminuiram para 1.075, uma queda de 32%. Os registros de difamação cairam 44%, pois foram 49 ocorrências no mês em 2020, menor que os 89 do ano passado.

Os flagrantes de importunação saíram de 4, em junho de 2019, para 1. Crimes de injúria somaram 380 registros neste mês de 2020, menor que os 593 no ano passado. Lesão corporal caiu de 832 para 642 (-22%) e os de tentativa de feminicídio de 18 para 13 (-27%). (Aratu On)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvador

Homem é preso em Salvador suspeito de estuprar filho de 4 anos e filha de 8; uma das crianças enviou áudios relatando abusos

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem suspeito de estuprar o filho de quatro anos e a filha de oito foi preso na sexta-feira (15), na Avenida ACM, em Salvador. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), uma das vítimas enviou mensagens de áudios para as mães de duas amigas, relatando os abusos, o que deu origem à denúncia.

De acordo com a SSP-BA, familiares das vítimas fizeram a denúncia na polícia na tarde de quinta-feira (14). A titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra à Criança e o Adolescente (Dercca), Érica Guimarães, pediu à Justiça que decretasse a prisão preventiva do suspeito. O pedido foi acatado e, em menos de 24 horas após a denúncia, o mandado foi cumprido.

Ainda segundo a SSP-BA, os abusos ocorriam há cerca de cinco anos, no Engenho Velho da Federação.

Segundo a delegada Érica Guimarães, todo o material recolhido, incluindo as mensagens de áudio, e os depoimentos coletados contribuíram para a elucidação do caso.

“As crianças passaram por exames periciais e os laudos vão complementar o inquérito”, detalhou.

O homem passou por exames de lesões corporais e será encaminhado para uma unidade do sistema prisional.

Leia a matéria original em G1

Continue Reading

Salvador

Martagão Gesteira disponibiliza 10 leitos de pediatria para crianças de Manaus


O Hospital Martagão Gesteira informou que disponibilizará dez novos leitos de pediatria para crianças de Manaus (AM) que precisarem ser transferidas para outros estados devido à falta de oxigênio. O maior hospital infantil da Bahia enviou ontem (16) um ofício para o Ministério da Saúde.

No documento, a entidade mantenedora do Martagão, Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, ressaltou que a situação enfrentada no país demanda ajuda por parte de todos e que o Hospital está à disposição do Ministério da Saúde.

“O Martagão Gesteira entende que os problemas de saúde das crianças do país são também problemas seus, independentemente se são crianças baianas ou amazonenses. O combate à pandemia é um desafio de todos nós”, destacou. 

Na última sexta, o Amazonas anunciou que precisava transferir 60 recém-nascidos prematuros que estão em Manaus para leitos de internação neonatal de outros estados do país devido ao colapso no sistema de saúde, causado pelo aumento nos casos de coronavírus no estado. 

Leia a matéria original em Metro1

Continue Reading

Salvador

Chuva forte deixa pontos de alagamento em Salvador; confira


Salvador amanheceu com tempo fechado e temporal com raios e trovões, nesta sexta-feira (15). A madrugada também foi de muita chuva e a previsão é que o tempo se mantenha nublado e com pancadas de chuva ao longo do dia.

As áreas da cidade que mais registraram índice de chuva foram: Ondina, Federação, Parque da Cidade, Mussurunga e São Cristóvão, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal). Por causa do temporal, muitos pontos de alagamento de formaram na capital baiana.

O bairro da Calçada, na Cidade Baixa é uma das principais regiões afetadas. Na Rua Nilo Peçanha, o volume de água acumulada impediu a passagem de pedestres e alguns veículos. Na Vila Sabiá, moradores estão preocupados com o risco de deslizamento de uma encosta.

O terminal dos trens que ligam a Calçada ao Subúrbio Ferroviário também ficou alagado. Por causa disso, o transporte não está funcionando nesta manhã.

Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), outros pontos de alagamento também são registrados no Dique do Tororó e em Mussurunga. Na Avenida Centenário, parte de uma árvore caiu e interditou parcialmente a pista.

Até as 7h10, a Codesal havia registrado quatro ocorrências, sendo elas: alagamento de imóvel, ameaça de desabamento, desabamento parcial e infiltração. A Defesa Civil está de plantão no número 199.

Leia a matéria original em G1

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas