Connect with us

Santo Antônio de Jesus

SAJ: Denúncias de violência contra mulher aumentaram 50% durante a pandemia, diz delegada


Houve redução no número de registros de violência contra mulheres em Santo Antônio de Jesus no primeiro semestre de 2020, quando comparado ao cenário nacional.

Em entrevista ao repórter Antônio Carlos, Dr. Patrícia Jacques, delegada responsável pelo Núcleo de Proteção à Mulher no município, falou sobre o assunto.

Os números de registros de violência doméstica reduziram durante a pandemia, mas de acordo com a delegada, o número de denúncias através do 180 cresceu, ocorrendo um aumento em torno de 50%. “Não existe um estudo que comprove que a pandemia trouxe essa relação de diminuição de ocorrência e do aumento de disque denúncia, mas há indicativos que, de fato, isso ocorreu”, explicou

A delegada falou da necessidade da população denunciar, quando souber algum caso de violência doméstica, sendo que a denúncia pode ser feita presencialmente ou através do 180.

Ainda de acordo com Dr. Patrícia, Santo Antônio de Jesus registrou 1 caso de feminicídio  no primeiro 2020, que foi uma senhora espancada pelo genro. Ela ficou dias internada, mas não resistiu. O Núcleo continua atendendo presencialmente neste período de pandemia. Uma novidade informada é a implantação da delegacia digital.

A delegada também falou sobre a Campanha do Sinal Vermelho divulgada pelo CNJ. Mulheres vítimas de quaisquer violência, denunciem.

Entenda o funcionamento da campanha:

“O objetivo da campanha é oferecer um canal silencioso, permitindo que essas mulheres se identifiquem nesses locais e, a partir daí, sejam ajudadas e tomadas as devidas soluções. É uma atitude relativamente simples, que exige dois gestos apenas: para a vítima, fazer um X nas mãos; para a farmácia, uma ligação”, disse a coordenadora do Movimento Permanente de Combate à Violência Doméstica do CNJ, conselheira Maria Cristiana Ziouva.

O protocolo é, de fato, simples: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país. Confira aqui a lista com as redes de farmácia que assinaram o termo de adesão à campanha.

A criação da campanha é o primeiro resultado prático do grupo de trabalho criado pelo CNJ para elaborar estudos e ações emergenciais voltados a ajudar as vítimas de violência doméstica durante a fase do isolamento social. O grupo foi criado pela Portaria nº 70/2020, após a confirmação do aumento dos casos registrados contra a mulher durante a quarentena, determinada em todo o mundo como forma de evitar a transmissão do novo coronavírus. Em março e abril, o índice de feminicídio cresceu 22,2%, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. (Blog do Valente)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Santo Antônio de Jesus

Fios em poste entram em curto e fogo quase atinge fachada de loja nas 4 Esquinas em S. A. de Jesus


Um poste entrou em curto circuito nas 4 Esquinas, na noite desta quarta-feira (13), no Centro de Santo Antônio de Jesus. As chamas quase alcançaram a fachada de uma empresa e o fato chamou a atenção dos populares que circulavam no local.

A reportagem do Voz da Bahia esteve no local e constatou a chegada dos Bombeiros que imediatamente iniciou o controle das labaredas.

A SMTT (Secretaria de Trânsito e Transporte) isolou toda a área devido a vários fios soltos e cabos partidos caídos na via e permitindo também o trabalho dos bombeiros. Após diversas tentativas, os profissionais conseguiram apagar o fogo com extintores. Segundo informações de testemunhas, o que pode ter proporcionado o incêndio está em um emaranhado de cabos que ficam em cima dos postes e com o peso provocado um curto-circuito nas instalações. Felizmente não houve feridos.

Leia a matéria original em Voz da Bahia

Continue Reading

Santo Antônio de Jesus

SAJ: Jovem tem celular roubado e é baleado por assaltantes no bairro Rádio Clube


Um jovem teve o celular roubado e depois foi baleado assaltantes, na Rua Marieta Martins, bairro da Rádio Clube, em Santo Antonio de Jesus.

De acordo com informações colhidas pela reportagem do Voz da Bahia, por volta das 20h desta quinta-feira (07), um rapaz estava na frente de casa com o celular na mão, quando dois homens em uma moto passou, tomou o aparelho e deflagrou o tiro.

A bala foi direcionada na altura do peito e atingiu o braço causando deformação. Vizinhos prestaram socorro a vítima e o levaram ao Hospital Regional (HRSAJ).

Leia a matéria original em Voz da Bahia

Continue Reading

Santo Antônio de Jesus

Morre no HRSAJ mulher esfaqueada pelo marido; 1° caso de feminicídio é registrado em SAJ


Morreu na tarde desta terça feira (05), a vítima de tentativa de feminicídio na 4ª travessa do Amparo, localidade conhecida como “Beco de Lita”, em Santo Antônio de Jesus.

A vítima de prenome Ivonete estava internada no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) desde a última sexta-feira (1), quando aconteceu o crime.

Segundo informações da instituição de saúde, Ivonete chegou a ser intubada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e seu quadro era estável, porém a mesma passou mal vindo a óbito.

Esse é o primeiro caso de feminicídio registado em Santo Antônio de Jesus neste ano.

Leia a matéria original em Voz da Bahia

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas