Banner Rotativo Aleatório

Operação da PF contra tráfico de pássaros silvestres cumpre mandados na Bahia e Minas Gerais


Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpre hoje (27) 20 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão. A ação acontece nas cidades baianas de Itambé, Cândido Sales, Encruzilhada, Poções e Maracás e também nos municípios mineiros de Divisópolis, Chapada Gaúcha, Riachinho, São Romão, Santa Fé de Minas, Brasilândia de Minas, Contagem, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte. Denominada Ajuruetê, a operação busca desarticular um esquema criminoso de tráfico de pássaros silvestres nos Estados da Bahia e Minas Gerais.

Segundo a PF, as investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um traficante de animais silvestres em Caruaru, Pernambuco, no ano de 2018. Na ocasião, foi constatado que a maioria dos fornecedores de pássaros para o traficante preso era da região sudoeste da Bahia.

Com o avanço das investigações, em 2019, foi confirmada a existência de uma extensa rede de traficantes de pássaros silvestres com atuação especialmente nos estados da Bahia e de Minas Gerais. Também foram obtidos indícios de que parte dessas aves estivessem sendo capturadas em unidades de conservação federais, como o Parque Nacional de Boa Nova e o Parque Nacional Grande Sertão Veredas.

A operação é realizada pela Polícia Federal em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio da Polícia Militar da Bahia. (Metro1)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img