Connect with us

Salvador

Salvador tem primeira morte por síndrome rara ligada à Covid-19; menino tinha 9 anos

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Um menino de nove anos foi a primeira vítima na Bahia a morrer após desenvolver a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). O garoto morava em Salvador e teve a síndrome confirmada em exame.

Segundo o jornal Correio, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que 14 crianças e adolescentes, com idades entre 2 e 16 anos, já desenvolveram a doença na Bahia até quarta-feira (26). Além do menino que faleceu, três pacientes ainda estão internados e 10 tiveram alta.

Além da primeira morte pela síndrome, Salvador também conta com o maior número de casos confirmados da doença, com oito ocorrências. Camaçari tem duas pessoas com a síndrome e as cidades de Madre de Deus, São Sebastião do Passé, Candeias e Santo Antônio de Jesus têm um doente cada.

Dos pacientes, com a doença, 11 tiveram diagnóstico confirmado anteriormente para Covid-19 e três tiveram apenas contato com uma pessoa infectada. Apesar de 14 pessoas terem sido diagnosticadas com a doença, no total 19 apresentaram os sintomas. Dois deles também foram confirmados para a rara Síndrome de Kawasaki, que apresenta quadro parecido com a SIM-P.

Os sintomas mais comuns da síndrome são dificuldade para respirar, prostração, convulsão, desidratação e muito tempo sem se alimentar ou urinar. Eles podem aparecer entre uma a duas semanas após a infecção por Covid-19 e é possível que se trate de uma resposta imune descontrolada e é capaz de desbalancear as funções orgânicas do corpo.

Ainda de acordo com o jornal, o Ministério da Saúde delimitou, em nota técnica, a faixa etária de contaminação pela doença até os 19 anos.

Apesar da descoberta da síndrome, ainda não há confirmação sobre a incidência na população. (Varela Notícias)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvador

Salvador ultrapassa marca dos mil vacinados contra Covid-19


Salvador ultrapassou nessa tarde a marca de mil pessoas vacinadas contra a Covid-19. O monitoramento disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atingiu a marca por volta das 14:45h. Do total, 907 dos vacinados são profissionais de saúde. Ainda segundo o painel da SMS, as vacinas estão sendo aplicadas em 9 postos diferentes 

A expectativa é vacinar, ao longo do dia, cerca de 3,1 mil pessoas com a primeira dose da CoronaVac nas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no Largo de Roma, na Base Central do Samu 192, em Pau Miúdo, no Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Boca da Mata, no abrigo Dom Pedro II, em Itapuã, e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Gripários de Pirajá/Santo Inácio, dos Barris e de Brotas. Amanhã (20), no segundo dia da campanha, mais 5,3 mil profissionais de saúde devem ser imunizados.

“Diante da quantidade de doses ofertadas, a estratégia de saúde foi vacinar os profissionais que têm o contato direto com pacientes de Covid-19, ou seja, quem atende nos Gripários, unidades que recebem pessoas com o coronavírus diariamente; além dos profissionais do Samu que transportam esses pacientes até os leitos de referência”, explicou Ivan Paiva, coordenador de Urgência e Emergência da SMS. (Metro1)

Continue Reading

Salvador

Recém-nascida é encontrada ao lado de contêiner de lixo em Salvador


Uma recém-nascida foi encontrada abandonada ao lado de um contêiner de lixo, na manhã desta segunda-feira (18), no bairro de Mussurunga 1, em Salvador. A menina usava apenas uma fralda e estava dentro de uma caixa de tênis.

Pessoas que passavam pelo local encontraram a bebê e a levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Cristóvão. A criança passa bem.

Cristiane de Jesus Silva foi uma das pessoas que passavam pelo local e levou criança para ser atendida na UPA.

“Ela estava quieta, na caixa, de bruços, já com a fralda descartável e suando muito. Não chorava, não. A gente até pensou que estava morta, mas não estava. A gente pegou e trouxe pra UPA. Isso me chocou muito. Eu estou aqui até agora, desde 8h40 da manhã. Eu queria até levar pra casa mas não pude levar pra casa”, conta.

Segundo informações dos médicos que atenderam a recém-nascida, ela tinha cerca de quatro horas de vida, quando foi encontrada.

Leia a matéria original em G1

Continue Reading

Salvador

Briga com namorado motivou homem a jogar R$ 14 mil pela janela de hotel da Barra


Bebidas alcoólicas e a descoberta sobre uma suposta traição foram os possíveis ingredientes responsáveis pela “chuva” de dinheiro no bairro da Barra, em Salvador, no final da noite de sábado (16/1).  

A cena, digna de uma produção Hollywoodiana, foi registrada pelo motorista de transporte por aplicativo e influenciador digital, Atan. O jovem de 28 anos relatou ao Aratu On que testemunhou desde o princípio do tumulto registado no Hotel Monte Pascoal, situado na Avenida Oceânica. 

Mas quem foi o responsável pela “boa ação” de ano novo? Depois da repercussão do caso, uma pessoa entrou em contato com o influenciador dizendo ser o “Silvio Santos” da Bahia. O homem, que não quis se identificar, disse que cometeu o ato por ciúmes do companheiro.

“Ele me revelou que estava com raiva por conta de uma possível traição. Tinha bebido e acabou fazendo isso aí. Ele me disse que não se arrepende porque pelo menos ajudou as pessoas que estavam em baixo do prédio”, revelou.

Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas