Connect with us

Bahia

Tremores de terra devem durar semanas ou meses na Bahia, diz geólogo


Os tremores de terra registrados em cidades baianas neste domingo (30) devem durar “semanas ou meses”, segundo previsão do geólogo Eduardo Menezes, do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O especialista explica que avalia do tipo são comuns na região Nordeste e, principalmente, no Recôncavo baiano. “Há grande concentração de áreas sísmicas ativas. Esses tremores ocorrem por causa de falhas geológicas e pressões nas rochas do subsolo. Quando ocorrem perto de áreas urbanas, claro, a repercussão é maior”, detalha.

Menezes diz que, no entanto, não é comum o registro de tremores em escala acima de 3 graus. “A maioria é abaixo de três. Em uma magnitude dessa ordem de 4,6 como registrada em Mutuípe assusta. Chega a derrubar objetos de prateleiras, vibrações em telhados e janelas. Não são comuns nessa ordem de grandeza, mas a cada dez, 15 anos acontecem. Mas podem ficar tranquilos”, afirma.

O geólogo disse ainda que o monitoramento será ampliado. “O laboratório vai instalar uma rede de sismógrafos para mapear. Vamos dar suporte a Defesa Civil e realizar palestras para as comunidades. A proposta é tirar esse mito de fim dos tempos. É fenômeno da natureza, ocorre no inverno, chuva ou seca. Tremores fazem parte”, finaliza. Fonte: BNews.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Rui Costa faz reuniões em embaixadas pra buscar nova indústria automobilística para Bahia

Foto : Carlos Prates/ GOVBA

Cumprindo agenda em Brasília, o governador Rui Costa esteve em reuniões com embaixadores de diversos países buscando novos investimentos para a Bahia. Uma das razões por trás dos encontros é minimizar os impactos causados pela saída da Ford do estado. Na tarde de hoje, Costa esteve nas embaixadas da Índia, Coreia do Sul e do Japão para destacar a presença do parque automobilístico disponível, a força de trabalho com expertise no setor e a garantia de o Estado contribuir para que uma nova indústria se instale na Bahia.

Um convite direto chegou a ser feito ao embaixador da Índia, Suresh K. Reddy com quem Rui se reuniu primeiro.  “Queremos convidar as fabricantes indianas para conhecer a área antes ocupada pela Ford para avaliar a possibilidade de instalação num dos maiores parques existentes no Brasil, inclusive com porto exclusivo”, disse o governador a Reddy, que respondeu ter interesse de que companhias indianas estejam no Brasil e na Bahia, além de querer iniciar parcerias no campo tecnológico, área que a Índia tem ampliado investimentos, assim como a Bahia.

Estiveram presentes em todas as agendas, acompanhando o governador Rui Costa, o vice-governador, João Leão; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Antônio Alban; o diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leone Peter Andrade; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim; e o superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães.

Leia a matéria original em Metro1

Continue Reading

Bahia

Bahia registra 30 óbitos e 4.004 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Foto : Paula Fróes/GOVBA

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 4.004 novos casos de Covid-19 e mais 30 óbitos pela doença, segundo dados divulgados hoje (19) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.697. Dos 544.324 casos confirmados desde o início da pandemia, 524.194 já são considerados recuperados e 10.433 encontram-se ativos.

Entre os diagnosticados com a doença na Bahia, 38.723 profissionais da saúde foram confirmados com a Covid-19.

Dos 2.031 leitos disponíveis para tratamento do coronavírus, 1.293 possuem pacientes internados. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid para adultos no estado é de 74%.

Leia a matéria original em Metro1

Continue Reading

Bahia

Bahia deve receber pacientes de Manaus com Covid-19 nesta terça, diz secretário de Saúde

Foto : Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia deverá receber hoje (19) pacientes com Covid-19 vindos de Manaus (AM), segundo informações do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Pela manhã, o governador Rui Costa confirmou a informação e disse que é esperada a chegada de 18 pacientes transferidos da capital do Amazonas.

Segundo Vilas-Boas, os pacientes serão distribuídos entre os hospitais do Subúrbio, Espanhol e Couto Maia.

Ainda não há informações sobre o horário de chegada.

Leia a matéria original em Metro1

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas