Connect with us

Bahia

Tremores de terra devem durar semanas ou meses na Bahia, diz geólogo


Os tremores de terra registrados em cidades baianas neste domingo (30) devem durar “semanas ou meses”, segundo previsão do geólogo Eduardo Menezes, do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O especialista explica que avalia do tipo são comuns na região Nordeste e, principalmente, no Recôncavo baiano. “Há grande concentração de áreas sísmicas ativas. Esses tremores ocorrem por causa de falhas geológicas e pressões nas rochas do subsolo. Quando ocorrem perto de áreas urbanas, claro, a repercussão é maior”, detalha.

Menezes diz que, no entanto, não é comum o registro de tremores em escala acima de 3 graus. “A maioria é abaixo de três. Em uma magnitude dessa ordem de 4,6 como registrada em Mutuípe assusta. Chega a derrubar objetos de prateleiras, vibrações em telhados e janelas. Não são comuns nessa ordem de grandeza, mas a cada dez, 15 anos acontecem. Mas podem ficar tranquilos”, afirma.

O geólogo disse ainda que o monitoramento será ampliado. “O laboratório vai instalar uma rede de sismógrafos para mapear. Vamos dar suporte a Defesa Civil e realizar palestras para as comunidades. A proposta é tirar esse mito de fim dos tempos. É fenômeno da natureza, ocorre no inverno, chuva ou seca. Tremores fazem parte”, finaliza. Fonte: BNews.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Justiça eleitoral proíbe eventos que possam gerar aglomerações em 4 cidades da BA

Foto: Odair Oliveira / Sento Sé Em Foco

O juiz da 133° Zona Eleitoral proibiu eventos que resultem em aglomerações nos municípios de Camacan, Santa Luzia, Mascote e Pau Brasil, todas no sul da Bahia. A medida foi tomada para evitar a disseminação da Covid-19.

Com a determinação, comícios, carreatas, passeatas e caminhadas não podem ser realizadas no município. No documento, o juiz Felipe Remonato também cita o uso de “paredões de som”, que são os aparelhos automotivos.

O juiz estipulou multa de R$ 100 mil por cada descumprimento. Além disso, a decisão foi encaminhada para a Polícia Militar, que vai fiscalizar e coibir as ações.

Eventos com mais de 100 pessoas estão proibidos em todo a Bahia, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Leia a matéria original em G1

Continue Reading

Bahia

Lançamento de comitê político provoca incêndio em cais na cidade de Cairu


O lançamento de um comitê político do candidato Manoel Palma Ché, conhecido como Maneca Ché (PTB) acabou provocando um incêndio, na tarde deste domingo, 18, no cais principal da cidade de Cairu, a 171 km de Salvador.

Atual vice-prefeito da cidade e candidato à prefeitura, o político lançou sua candidatura durante um evento na Praça Salustio Palma, conhecida como rua do Fogo, no centro da cidade.

Em publicação nas redes sociais, o gestor falou sobre o lançamento. “É HOJE!!!! Grande inauguração do nosso comitê central! Lembrando que o evento é limitado a 100 pessoas e todos devem usar máscara e respeitar as normas de distanciamento social!”, publicou o politico em sua conta oficial no Facebook.

A redação do Portal A TARDE tentou contato com a prefeitura da cidade, porém, não obteve resposta sobre o acontecimento.

Leia a matéria original em A Tarde

Continue Reading

Bahia

Bahia registra mais 654 casos de Covid-19 e 28 novas mortes pela doença nas últimas 24 horas


A Bahia registrou nas últimas 24 horas 654 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 829 curados (+0,3%). O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas. Dos 335.351 casos confirmados desde o início da pandemia, 321.266 já são considerados curados e 6.769 encontram-se ativos. 

O boletim contabiliza ainda 680.406 casos descartados e 77.139 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (18).

Na Bahia, 27.815 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Fonte: Metro1

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook