Connect with us

Bahia

MP-BA denuncia líder religioso Jair Tércio e deflagra operação para prender guru

Foto: Reprodução/ Redes sociais

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realiza operação nesta quinta-feira (17) para cumprir mandado de prisão preventiva contra o líder religioso Jair Tércio Costa Cunha, acusado de abuso sexual contra mulheres que participavam de retiro espiritual desenvolvido por ele.

O “guru” foi denunciado pelo MP por violência sexual mediante fraude e relação sexual com menor de 14 anos, incorrendo assim no crime de estupro. Se a Justiça aceitar a acusação, Jair se torna réu. A denúncia apresentada nesta quinta pelo MP se baseou em investigação que mostrou “veementes indícios de cometimento de crimes de violência de gênero”. De acordo com as apurações, o investigado se autoproclamava um ser iluminado e se inseria em ambientes sociais, onde fazia um trabalho preliminar, rotulado como “despertar do ser humano”, para, então, aproveitando-se da relação de confiança adquirida e submeter as vítimas a atos de violência de ordem sexual, moral e psicológica.

Batizada de Fariseu, operação para prender o líder religioso foi deflagrada pelos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e de Defesa da Mulher e da População LGBT (Gedem) do MP e da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom)  e da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam). A ação também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços nos quais o denunciado exercia suas atividades, com o objetivo de obter novas provas.

ENTENDA O CASO

Fundador do imutabilismo e ex-grão-mestre de uma loja maçônica no estado, Jair Tércio é acusado de submeter um grupo de 14 ex-seguidoras a uma rotina de abusos psicológicos e sexuais. A defesa nega as acusações. O caso ganhou repercussão nacional no início do mês passado, após reportagem do “Fantástico”, da TV Globo, trazer vítimas do guru denunciando as agressões. A promotora Sara Gama, que acompanha o caso no Ministério Público da Bahia (MP-BA), informou à época que a maçonaria não possui qualquer relação com as acusações contra Tércio.

Engenheiro de formação, Jair Tércio é conhecido por desenvolver uma doutrina pedagógica que é estudada em retiros espirituais promovidos por ele toda semana. Ele fundou a Fundação Ocidemnte em 1980. As denúncias contra Tércio começaram a aparecer nas redes sociais no final de junho e chegaram à Ouvidoria das Mulheres, órgão do Conselho Nacional do Ministério Público, e ao Projeto Justiceiras, que reúne 3.500 voluntárias, entre psicólogas, advogadas e assistentes sociais. 

Em nota divulgada na ocasião, a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (Gleb) informou que “tão logo que tomou conhecimento dos fatos referentes ao maçom envolvido no mês de julho do corrente ano, adotou internamente as medidas necessárias e ele está respondendo a uma sindicância, tendo sido cautelarmente afastado das atividades regulares na maçonaria, com seus direitos maçônicos suspensos”.  (Bahia Notícias)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Bahia registra 112 mortes por Covid-19 nas últimas 24h; casos ativos voltam a subir


A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) notificou, nas últimas 24 horas, 5.329 novas contaminações e 112 óbitos em decorrência da Covid-19, conforme boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira (3). Com isso, a Bahia acumula agora 694.783 casos confirmados e 12.140 mortes desde o início da pandemia, que teve seu primeiro registro no estado em 6 de março de 2020.

O número alto de contaminações registradas nesta quarta fez subir a quantidade de casos ativos da Covid-19 no estado, de 19.197 para 20.119. Os 10 municípios baianos com mais contaminados, segundo a Sesab, são Salvador (5.026), Camaçari (824), Itabuna (750), Jequié (457), Feira de Santana (417), Ilhéus (346), Santo Antônio de Jesus (346), Guanambi (316), Vitória da Conquista (297) e Lauro de Freitas (292).

A quantidade de pessoas internadas com casos graves da doença também aumentou nas últimas 24 horas, de 958 na terça para 984 nesta quarta, sendo 961 pacientes em UTIs para adultos (84% de ocupação) e 23 em leitos pediátricos (64%).

VACINAÇÃO

Um total de 132.916 pessoas já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19 na Bahia. A maioria absoluta dos imunizados é de trabalhadores da saúde (111.737), seguidos de indígenas aldeados (8.521), idosos com mais de 90 anos (7.527), idosos de instituições de longa permanência (4.860) e pessoas com deficiência (271).

Só em Salvador, 41.002 completaram a imunização, com duas idas aos postos de vacinação. Em Feira de Santana, segundo maior município do estado, 7.147 receberam ambas as doses.

Fonte: Bahia notícias.

Continue Reading

Bahia

Aeronaves do Governo da Bahia levam para o interior mais 88 mil doses de vacina contra a Covid-19


Aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG) iniciaram, às 7h desta quarta-feira (3), a 6ª fase da Operação de Distribuição de Vacinas contra o novo coronavírus. Quarenta e duas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior receberão 88.130 doses do imunizante do Butantan


Cinco aviões e quatro helicópteros foram empregados. A previsão de entrega da última carga é às 13h, em um município da região Sudoeste da Bahia.

“Somos o estado que tem atuado com mais celeridade nas distribuições dos imunizantes. A determinação do governador é que as vacinas cheguem o mais rápido possível, otimizando as aplicações e salvando vidas”, destacou o coronel Carvalho da CMG, coordenador da Operação do Transporte Aéreo de Vacinas. (SSP).

Leia a matéria original em Voz da Bahia

Continue Reading

Bahia

Nova remessa com pouco mais de 165 mil doses da CoronaVac chegou à Bahia nesta quarta-feira


Pelo menos 165.600 novas doses da CoronaVac, vacinas produzidas pelo Instituto Butantan contra a Covid-19, chegaram à Bahia nesta quarta-feira (3/2). Esta é a sexta remessa que o estado adquire, totalizando 1.111.200 imunizantes recebidos entre o dia 18 de janeiro, quando chegou o primeiro carregamento, até hoje.

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar deu início a distribuição do medicamento para as centrais regionais do interior, para que elas possam posteriormente ser encaminhadas para os municípios.

Esta remessa garante a possibilidade de continuidade da primeira fase do plano de vacinação que inclui idosos e trabalhadores da Saúde. Até o momento, 470.783 pessoas foram imunizadas contra o novo coronavírus no estado. Sendo que 124.470 já receberam a segunda dose da vacina.

Em Salvador, devido a falta do imunizante, a oferta da primeira dose havia sido suspensa e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aguardava o envio de um novo lote por parte do Governo Federal para dar continuidade à imunização na capital baiana. 

Na manhã desta quarta-feira (3/2), a SMS segue com a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus em Salvador para idosos e trabalhadores da saúde, das 8h às 17h. Para que o idoso possa ter acesso ao medicamento é indispensável a verificação da habilitação do nome do beneficiado, além da data estabelecida, antes de realizar o deslocamento até um ponto de imunização.

A lista está disponível no site da SMS (www. saude. salvador. ba. gov. br), no local, será indispensável a apresentação do cartão vacinação e o documento oficial com foto. 

Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas