Connect with us

Bahia

Alerta na Bahia sobre sementes misteriosas


Algumas encomendas contendo sementes chegaram pelos Correios sem que o destinatário houvesse solicitado e as embalagens estão sendo tratadas como um mistério a ser desvendado em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. Para afastar os riscos que ainda são imensuráveis, a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), autarquia responsável pela fiscalização do trânsito, armazenamento e comercialização de sementes, mudas e plantas, em parceria com a Superintendência Regional do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) alerta ao público sobre a importância do não aproveitamento das embalagens misteriosas, que não devem ser abertas ou jogadas no lixo, mas encaminhadas imediatamente aos órgãos competentes para passar por perícia.

As embalagens surgem com selos da China porém o governo daquele país nega qualquer envio. “Não há informações seguras da origem dos envelopes que podem estar trazendo sementes de plantas exóticas com o intuito de decorar os ambientes de forma promocional junto ou não com compras realizadas pela internet como se fossem brindes, descritas como jóias, mas, ao mesmo tempo, pode ser um grande perigo à saúde pública e à agricultura do nosso estado”, frisa o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.

O sinal vermelho está por todo o Brasil e a vigilância sobre os envelopes é crescente também na Bahia, como explica o superintendente federal da Agricultura, Paulo Emílio Torres. “Os órgãos de defesa agropecuária estão em alerta para evitar o trânsito e plantio inadequado de mudas que não são certificadas e que poderão provocar grandes estragos. Pedimos que a população esteja vigilante e se reporte à ADAB ou à superintendência do Ministério no estado para que, rapidamente, possamos iniciar a análise do conteúdo das embalagens, em laboratório seguro e conveniado conosco, em todo o país os pacotes estão sendo periciados”.

A investigação está em andamento, nos quatro estados onde foram entregues as encomendas. “Como tudo ainda é uma incógnita, a preocupação com os pacotes passa ainda pelo receio que possam trazer doenças ou devastar plantações inteiras. Algumas pragas podem ser introduzidas na Bahia e provocar grandes prejuízos com a destruição de árvores adultas, causando desmatamento e prejuízos econômicos com destruição de pomares e ampliando o número de desempregados”, reforça Maurício.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Incêndio de grandes proporções atinge garagem de ônibus em Salvador


 Um incêndio de grandes proporções atingiu uma garagem de ônibus interestaduais da empresa Falcão Real na manhã de hoje (23), em Salvador. De acordo com informações preliminares, as chamas começaram por volta do meio dia.

A coluna de fumaça foi possível de ser vista em diversas partes da cidade.

Unidades do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter as chamas e três equipes de combate a incêndios estão no local atuando na ocorrência. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas ou o que teria causado o incêndio.  Fonte: Metro1

Continue Reading

Bahia

Bahia vacina mais 20.730 pessoas contra Covid-19; total é de 56.827 vacinados


Até às 14h de hoje (22), mais 20.730 baianos foram vacinados contra a Covid-19. As primeiras doses do imunizante Coronavac já foram enviadas para todos os 417 municípios baianos, que tiveram o quarto dia de vacinação nesta quinta.

No total, 56.827 pessoas já receberam a vacina. As doses foram aplicadas em profissionais de saúde (49.790), indígenas aldeados (2.618), idosos em instituições de longa permanência (4.208) e pessoas com deficiência (211). 

Salvador é a cidade com o maior número de pessoas vacinadas: 11.035. Logo em seguida estão Vitória da Conquista (1.904), Lauro de Freitas (1.242), Santo Antônio de Jesus (1.200) e Ilhéus (835).

Leia a matéria original em Metro1

Continue Reading

Bahia

Bahia registra 34 óbitos e 4.130 novos casos de Covid-19 em 24h

Foto : Paula Fróes/GOVBA

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 4.130 novos casos da Covid-19 e mais 34 óbitos pela doença, segundo dados divulgados hoje (22) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.794.

São 557.900 casos confirmados desde o início da pandemia. Destes, 537.721 já são considerados recuperados e 10.385 encontram-se ativos. Entre os diagnosticados com a doença na Bahia, 39.014 profissionais da saúde foram confirmados com a Covid-19.

Dos 2.035 leitos disponíveis para tratamento do coronavírus, 1.277 possuem pacientes internados. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid para adultos no estado é de 73%.

Leia a matéria original em Metro1

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas