Connect with us

Cidades

Memorial de Irmã Dulce com 1º túmulo da santa é inaugurado em Castro Alves


Santa Dulce dos Pobres recebeu neste domingo (27) uma homenagem na cidade de Castro Alves, no Recôncavo baiano, com a Capela e o Memorial Santa Dulce dos Pobres. Os espaços foram inaugurados com uma missa solene, às 10h30, presidida pelo bispo da Diocese de Amargosa, Valdemir Ferreira.

Devido à necessidade de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, a missa teve transmissão online pelas redes sociais da Paróquia de Castro Alves: YouTube (paroquiadecastroalves) e Facebook (paroquiadecastroalves).

https://www.facebook.com/watch/paroquiadecastroalves/

A agenda festiva da nova capela já tem programação de missas diárias a partir de segunda-feira (28), sempre às 19h, com transmissão pelos mesmos canais, até o dia 13 de outubro, para marcar as comemorações de um ano ano da Canonização de Santa Dulce.

Construída numa elevação que coincidentemente leva o nome do santo de devoção do Anjo Bom, o Monte Santo Antônio, a Capela Santa Dulce, que tem capacidade para 200 pessoas passou nove meses sendo construída. Dentro da capela fica o novo memorial, que tem como uma das principais relíquias o antigo túmulo de Irmã Dulce, que abrigou o corpo da freira baiana por quase dez anos, em Salvador. O museu também conta com painéis com fotos e textos que narram a trajetória de amor e solidariedade da Mãe dos Pobres, desde a infância até a histórica canonização.

“Planejávamos uma festa grande para esse momento, reunindo milhares de pessoas, mas com a pandemia a grande festa ficará para o próximo ano, com um calendário festivo para comemorarmos em agosto o Dia da Santa Dulce dos Pobres”, comenta o gestor da capela, Fabiano Santos. 

A Capela e o Memorial Santa Dulce dos Pobres são fruto da fé do engenheiro e empresário Ivan Leão, que idealizou o projeto e doou os recursos para a construção dos espaços. “Essa iniciativa é uma obra de fé, é a materialização da minha devoção por Santa Dulce”, diz emocionado Ivan, que é também conselheiro das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

O empresário acredita que as edificações serão um grande atrativo para fortalecer o turismo religioso em Castro Alves e em todo o estado da Bahia. (Correio)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Vale do Jiquiriçá ultrapassa 180 óbitos por Covid com 918 casos ativos; Santa Inês mantém barreira

Foto: Blog Marcos Frahm

A cidade mais populosa do território, Jaguaquara, aparece com 3.889 casos, 322 ativos e 28 mortes; Maracás 1.868 casos, 59 ativos e 34 mortes; Amargosa 1.477 casos, 154 ativos e 25 mortes; Mutuípe 1.020 casos, 28 ativos e 12 mortes; Laje 700 casos, 25 ativos e 10 mortes; Nova Itarana 412 casos, 13 ativos e 06 mortes; Ubaíra 383 casos, 09 ativos e 08 mortes; Brejões 376 casos, 09 ativos e 10 mortes; Jiquiriçá 370 casos, 15 ativos e 07 mortes; Itaquara 340 casos, 66 ativos e 06 mortes; Elísio Medrado 332 casos, 08 ativos e 05 mortes; São Miguel das Matas 343 casos, 84 ativos e 03 mortes; Itiruçu 314 casos, 26 ativos e 05 mortes; Santa Inês 287 casos, 02 ativos e 09 mortes; Planaltino 283 casos, 16 ativos e 04 mortes; Lagedo do Tabocal 250 casos, 12 ativos e 04 mortes; Irajuba 250 casos, 02 ativos e 01 morte; Lafaiete Coutinho 240 casos, 03 ativos e 04 mortes; Milagres 235 casos, 40 ativos e 02 mortes; Cravolândia registrou 147 casos, mas todos estão curados e não há óbito pela doença.

Apesar do número pequeno de casos ativos, o Município de Santa Inês ainda é o único que mantém, desde o início da pandemia, rigorosa barreira sanitária para o monitoramento da entrada de pessoas na cidade. (Recôncavo no Ar)

Continue Reading

Cidades

Acusado de estuprar criança de 10 anos em Maracás é procurado; prima gravou vídeo para denunciar


Policiais procuram ainda um homem acusado de estuprar uma menina de dez anos em Maracás, no Vale do Jiquiriçá. Segundo a delegada Viviane Rosa de Alcântara, titular da delegacia local, a Justiça já autorizou a prisão preventiva do acusado, que trabalha como pedreiro. O vídeo passou a circular a partir da terça-feira (23). Já o fato ocorreu cerca de dez dias antes. 

De acordo com a delegada, que apura o caso, o fato só foi descoberto porque uma prima da vítima, de 11 anos, conseguiu filmar a cena escondida. ”As duas foram até a casa do acusado buscar uma água. A menina de dez anos demorou para sair, o que fez a prima entrar na casa sem ser percebida e fazer o vídeo. Ela passou o vídeo para uma pessoa adulta que encaminhou ao Conselho Tutelar. Foi quando nós ficamos sabendo do caso”, narra a delegada.

O acusado era vizinho e conhecido dos pais da criança. Há relato de que a aproximação com a vítima se dava por agrados, como levá-la a uma pizzaria, por exemplo. Ainda segundo a delegada, o acusado já responde na Justiça por um caso semelhante. Em 2014, ele foi acusado de tentar abusar sexualmente de uma enteada, de 12 anos.

No caso recente, a polícia também abriu um inquérito na mesma delegacia para apurar a divulgação do vídeo pela internet. A delegada informou ainda que já pediu exames de corpo de delito na criança como parte das investigações do crime. (Bahia Notícias)

Continue Reading

Cidades

Bombeiros encontram corpo de homem boiando no rio das Contas


O Grupamento de Bombeiros Militar (GBM-BA) localizou nesta segunda-feira, 1º, o corpo de um homem no rio das Contas, no município de Gongogi (distante a 396 km de Salvador), no sul do estado.

De acordo com as equipes, os mergulhadores foram acionados por volta das 8h30 e utilizaram técnicas adequadas para poder encontrar o corpo da vítima e fazer a remoção de forma segura. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também se deslocou para o local para os demais procedimentos.

Não foi informado sobre a identidade do homem morto e nem o que poderia ter resultado na morte. (A Tarde)

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas