O governo da Bahia publicou na edição deste sábado (10/10) no Diário Oficial a prorrogação do decreto que suspende as aulas das redes pública e privada no estado, além de impedir eventos com mais de 100 pessoas. A medida tem como objetivo reduzir a propagação do coronavírus e será mantida por mais 15 dias, com possibilidade de prorrogação.
O decreto venceria na próxima segunda-feira (12/10), mas a prorrogação publicada neste sábado seguem proibidas atividades que envolvam aglomerações de pessoas como shows, feiras, apresentações de circo, eventos científicos e passeatas. Assim como, a abertura de zoológicos, museus, teatros e similares. A suspensão de aulas e eventos em território baiano teve início em março, quando tinha o prazo de validade de 30 dias.
Na última segunda-feira (5/10), o governador Rui Costa (PT) chegou a declarar que não pretende liberar a volta às aulas presenciais por acreditar que ainda não é hora. Ele admitiu que tem dialogado com o prefeito de Salvador, ACM Neto, sobre os números de casos e mortes de Covid-19 e que ambos preferem aguardar até que tenham uma redução maior.
“Nós conversamos sobre o protocolo de retorno e continuamos com a ideia de dividir as salas em duas. Estamos acompanhando os números para entender como se pode voltar e não temos um diagnóstico muito claro de como está a doença, para gente saber como voltar para as aulas. O número de mortes cria uma sensação de que a doença ainda está forte. Não dá para tomar decisão burocrática. Precisa reduzir os números ainda”, declarou Rui Costa, em visita às obras do metrô. Fonte: AratuOn