Banner Rotativo Aleatório

Maia diz que vai barrar tentativas de prorrogar estado de calamidade pública

Barrar as tentativas de prorrogação do estado de calamidade pública enquanto estiver no cargo. Esta foi a disposição manifestada neste sábado, 17, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

O estado de calamidade, junto à chamada proposta de emenda à Constituição, da guerra, viabilizou a suspensão de regras fiscais para liberar gastos durante a pandemia até o fim do ano. De acordo com o jonral Folha de s. Paulo, parlamentares defendem um prolongamento do instrumento em 2021 com a justificativa de liberar mais parcelas do auxílio emergencial de R$ 300.

“Não haverá na Câmara dos Deputados, enquanto eu for presidente, nenhuma hipótese de usar a PEC da guerra [em 2021] e nenhuma hipótese de prorrogar o estado de calamidade”, afirmou Maia em evento virtual promovido pela XP.

Maia criticou o movimento, organizado por parte dos congressistas, principalmente senadores, e disse que o “jeitinho criativo” não vai ter respaldo. “A política precisa entender que os mandatários estão eleitos para construir soluções, e que, se as soluções fossem simples, não precisava de representantes. Eles existem justamente para enfrentar problemas difíceis como esse”, afirmou.

De acordo com Maia, o Brasil não pode seguir passos que não sejam o de cumprimento das normas fiscais, principalmente por causa da grandeza do endividamento público atual. Com a pandemia, a dívida bruta deve passar do patamar de 75% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2019 para quase 100% em 2020, de acordo com previsão do Ministério da Economia.

O gasto com pagamento da dívida está menor hoje por causa da redução dos juros (com a Selic, a taxa básica, em 2% ao ano), porém Maia diz que pode disparar a taxas vistas no passado, como 15% ou 20% ao ano, caso tenha o não cumprimento das normas e temores de investidores.

O presidente da Câmara disse ainda que os passos futuros devem ser voltados ao corte de gastos. Para Maia, a redação do teto de gastos precisa ser modificada pois os efeitos são acionados depois do estouro da norma.

Maia disse que o texto da norma teria que ser mudado antes do lançamento de um novo programa social para que se tenha, inclusive, mais espaço no Orçamento.

O ministro Paulo Guedes (Economia) foi questionado na véspera sobre a prorrogação do estado de calamidade e também criticou a proposta. Guedes, por sua vez, defendeu que haja uma brecha para suspender regras fiscais caso o coronavírus tenha novas ondas no Brasil em 2021.

A Folha de S. Paulo ouviu de envolvidos nas discussões que o ministro quer incluir na PEC Emergencial ou na PEC do Pacto Federativo, que estão em trâmite no Senado, um dispositivo para acionar a suspensão de regras fiscais de maneira mais eficz caso a pandemia venha a atingir mais uma vez o país.

Com isso, seria possível liberar créditos extras, que ficam fora do Orçamento tradicional, para gastos ao longo do ano que vem de maneira mais rápida. Quase todo o enfrentamento da pandemia em 2020, inclusive a concessão do auxílio emergencial, está sendo feito por intermedio desse tipo de instrumento.

Em tese, caso a brecha para suspender regras fiscais seja incluída na PEC Emergencial, e a PEC seja aprovada, seria possível acionar o mecanismo depois de uma possível saída de Maia da presidência da Câmara. O mandato acaba em 31 de janeiro de 2021.

Guedes pontuou na última sexta, 16, que refuta usar o coronavírus como desculpa para gerar estímulo fiscal, porém defendeu a brecha em caso de emergência. “Se a Covid voltar em 2021, é diferente”, disse o ministro.

“Mas é totalmente indesculpável usar uma doença para pedir estímulo artificial. Isso é uma fraude, é falso, é indesculpável, é má politica. É comprometer a futura geração por um ato covarde”, afirmou Guedes.

A prorrogação do auxílio em 2021 não é uma vontade do governo, de acordo com o ministro. “Não é nossa intenção, não é o que o presidente disse, não é o que o ministro quer de maneira alguma. Temos de ter responsabilidade pelo nosso Orçamento e mostrar que temos responsabilidade e força para pagar pela nossa própria guerra, e não deixar [a conta] para nossos filhos”, afirmou.

Guedes disse que o Brasil é uma democracia e que, por isso, as decisões políticas são descentralizadas, o que indica uma decisão do tipo ainda pode vir do Congresso.

Guedes disse aos investidores que, “se não houver Renda Cidadã, programa que tem objetivo de preencher a lacuna do auxílio emergencial é melhor deixar as coisas como estão”.

“Se não conseguirmos encontrar espaço para fazer um programa melhor, vamos voltar ao Bolsa Família. É melhor voltar ao Bolsa Família do que tentar fazer um movimento louco e insustentável”, afirmou. Fonte: A Tarde

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img