Connect with us

Cidades

Sesab confirma três novos casos de doença de Haff na Bahia


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou nesta quinta-feira (12), três novos casos da doença de Haff. De acordo com a pasta, todos os pacientes são residentes no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e os casos tem relação com o consumo de pescado.

A doença de Haff é uma sindrome de rabdomiólise (ruptura de células musculares) sem explicação, e se caracteriza por ocorrência súbita de extrema dor e rigidez muscular, dor torácica, falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo, além da urina cor de café, associada a elevação sérica de da enzima CPK, associada a ingestão de pescados. Segundo o Centro Informação Estrategica em Vigilância em Saude da Bahia (CIEVS), se a doença não for tratada pode evoluir rapidamente com insuficiência renal e, até mesmo a óbito.

No mês de agosto de deste ano, o municipio de Entre Rios registrou a ocorrencia de três casos suspeitos de doença de Haff com relato de ingestão de pescado. Houve consumo do peixe conhecido como “olho de boi”, onde cinco pessoas da mesma familia fizeram a ingestão do peixe e aproximadamente sete horas depois, o primeiro caso, indivíduo de 53 anos, apresentou sintomas de fortes dores no corpo, tontura, náuseas e fraqueza. Outros familiares apresentaram os mesmos sintomas.

Em Salvador, nos meses de setembro e outubro, duas unidades hospitalares notificaram a ocorrência de casos da doença de Haff, totalizando seis pacientes que apresentaram início súbito de dor muscular de origem não determinada.

A Sesab orienta à população a buscar uma unidade de saúde imediatamente ao identificar os primeiros sintomas. 

Leia a matéria original em BNews

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Morre ex-prefeito de Jiquiriçá, vítima de covid-19


O ex-prefeito de Jiquiriçá, Aníbal José de Andrade (1988-1992), morreu neste sábado (23), aos 95 anos, vítima de complicações do novo coronavírus (covid-19).

“Niba Maia” com era conhecido, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de hospital referência no enfrentamento da pandemia.

O sepultamento deve ocorrer no fim da tarde, atendendo as recomendações das autoridades em saúde.

Biografia escrita por Niba Maia, foto: reprodução redes sociais.
Biografia escrita por Niba Maia, foto: reprodução redes sociais.
Biografia escrita por Niba Maia, foto: reprodução redes sociais.

Leia a matéria original em Mídia Bahia

Continue Reading

Cidades

Adolescente infrator é apreendido com submetralhadora na BR-101, em Governador Mangabeira


Na tarde desta quinta-feira, 21, um adolescente de 17 anos foi apreendido por suspeita de envolvimento em assaltos na BR-101, em Pedra do Cavalo, região de Governador Mangabeira.

Segundo informações enviadas ao Forte na Notícia, o jovem estava acompanhado de mais 2 comparsas, que conseguiram fugir durante a aproximação dos policiais da 27ª CIPM.

Com o menor os agentes conseguiram apreender uma submetralhadora de fabricação artesanal 9mm, um notebook e um celular, além de outros produtos provenientes de roubos. O suspeito e o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial.

Leia a matéria original em Forte na Notícia

Continue Reading

Cidades

Apreendido adolescente suspeito de violentar mulher durante roubo em Cabaceiras do Paraguaçu


Investigadores da Polícia Civil apreenderam ontem, 21, um adolescente de 16 anos suspeito de roubar e estuprar uma mulher, na zona rural de Cabaceiras do Paraguaçu. O crime ocorrido no último dia 04 de janeiro deste ano teve grande repercussão no município.

Segundo o delegado de polícia Cristóvão Éder, a população cabaceirense está ligando o crime a outras pessoas inocentes, o que tem preocupado os agentes. “Hoje alguns advogados procuraram a delegacia representando alguns clientes que estavam sendo ameaçados de morte por conta desse crime. As pessoas que sofreram as ameaças não tem relação nenhuma com o caso”, disse em entrevista ao radialista Paulo Galvão, da Transbrasil FM.

Ainda segundo a autoridade policial, o crime já está totalmente elucidado, inclusive com a devolução do celular da vítima, que tinha sido roubado durante o ato. “A Polícia Civil já fez o seu trabalho, com a elucidação do crime, recuperação e devolução do celular, identificação, autoria e motivação, tudo já devidamente formalizado”, acrescentou.

O adolescente está custodiado na Delegacia Territorial e aguarda decisão da Justiça Criminal.

Leia a matéria original em Forte na Notícia

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas