Connect with us

Salvador

Banco de Leite Humano é inaugurado em maternidade de Salvador; equipamento vai ajudar bebês-prematuros

Foto: divulgação/Sesab

Um Banco de Leite Humano foi inaugurado neste terça-feira (17/11), na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador. A estrutura, segundo a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), terá capacidade para realizar 7 mil coletas por ano. 

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e a subsecretaria estadual, Tereza Paim, estiveram presentes na ocasião. A inauguração faz parte das ações de sensibilização ao nascimento prematuro, cujo problema afeta 340 mil bebês todos os anos no Brasil, sendo 21 mil na Bahia.

“Neste 17 de novembro, o planeta chama atenção para o Dia Mundial da Prematuridade. Faremos a inauguração de um Banco de Leite Humano em cada uma das nove macrorregiões, pois estes equipamentos são fundamentais no combate à emergência nutricional dos bebês prematuros. Aqui o leite é colhido, pasteurizado, porcionado e entregue aos bebês que estão internados nesta ou em outras maternidades”, diz a subsecretaria.

Já Vilas-Boas explica que o leite materno deve ser o único alimento do bebê até o sexto mês de vida. Através dele, o bebê recebe anticorpos da mãe ára proteção contra diarreia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade.

No total, a Bahia conta com oito Bancos de Leite Humano, distribuídos nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itabuna.

Leia a matéria original em AratuOn

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvador

Mulher tem rosto queimado por ácido na Calçada; autora diz que ela tinha um caso com o seu marido


Uma mulher, que não teve a identidade revelada, foi atacada com ácido no rosto e parte do corpo enquanto estava em uma lanchonete, na tarde desta última quinta-feira (21/1), no bairro da Calçada, em Salvador. A autora do crime foi presa minutos após e confessou ser ela a responsável. A mulher justificou o crime alegando que a vítima estaria tendo um caso com o seu marido. 

De acordo a Polícia Militar, equipes da 16ª Companhia Independente (CIPM/Comércio) foram enviadas após a informação de que uma ocorrência estava sendo registrada na região, nas proximides de um supermercado.

No local, os policiais militares da unidade tomaram conhecimento de que uma mulher havia sido atacada com ácido e que a autora havia fugido, sendo alcançada, posteriormente, após buscas pelas redondezas. Ela estava escondida atrás de um carro. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atendimento da vítima, que foi socorrida para o Hospital Geral do Estado. A agressora, por sua vez, foi conduzida à Central de Flagrante para formalização do crime e adoção das providências legais.

Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Salvador

Bruno Reis diz que Carnaval poderá ser adiado novamente ou cancelado

Foto : Valter Pontes / Secom

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), sinalizou hoje (22), em entrevista coletiva, a possibilidade de que o carnaval, já adiado para julho, mude de data novamente. Segundo ele, a festa só poderá ocorrer após a imunização em massa, o que não deve ocorrer antes do segundo semestre.

“O carnaval só poderá ocorrer após imunização em massa, após as três milhões de pessoas em Salvador serem vacinadas. Diante do cenário hoje, com o cronograma de vacina que temos, é fácil imunizar todo mundo até julho, para a gente realizar o carnaval? Se me perguntar qual é a tendência, eu digo que não é. Mas vai depender da vacina”, disse.

“A tendência é adiar, mas eu prefiro aguardar o desenrolar dos fatos, quais laboratórios vão produzir e a capacidade, para dar palavra concreta a carnaval. Mas a tendência é não ocorrer em julho”, acrescentou.

Ainda segundo Bruno Reis, a festa poderá ser adiada para o final do segundo semestre, mas também pode não acontecer.
“Pode ocorrer em outubro ou pode ser que não tenhamos condição de realizar esse ano, por causa da vacinação das pessoas. É cedo para afirmar. Sem ter um cronograma exato da vacina, não dá para falar de carnaval”, afirmou.

Leia a matéria original em Metro1

Continue Reading

Salvador

Preso suspeito de matar dançarina “Luanny Grandona” em Salvador; vítima tinha 80 mil seguidores no Instagram


O homem apontado pela polícia como o autor do homicídio da dançarina Luane Bispo dos Santos, 23 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (22/1) na casa onde vivia, no bairro de Cassange, em Salvador.

A vítima, que era conhecida no Instagram como “Luanny Grandona”, onde havia conquistado 80 mil seguidores, foi alvejada diversas vezes após uma festa do tipo “paredão” na última terça-feira (19/1). Ela chegou a ser socorrida para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu.

Conforme a Polícia Civil, o crime ocorreu após uma discussão entre a vítima e o autor. Luane solicitou um carro por aplicativo, mas foi retirada do automóvel e recebeu os tiros. Inicialmente, houve a suspeita que ela poderia ter sido vítima de latrocínio – roubo com morte -, o que não foi confirmado.

Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam o suspeito, que acabou confessando o crime. Agora, ele se encontra à disposição da Justiça.  Uma motocicleta encontrada no local, que teria sido utilizada no homicídio, foi apreendida e passará por perícia.

As equipes também investigam a participação de outra pessoa no crime.  Fonte: AratuOn.

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas