Connect with us

Cultura

Documentário ‘Festa de Iemanjá’ tem exibição gratuita nesta sexta

O documentário ‘Festa de Iemanjá’, que retrata a devoção de fieis que vão saudar Iemanjá no dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, terá transmissão gratuita nesta sexta-feira, 20, no canal do YouTube da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

A transmissão ocorrerá de forma gratuita durante 24h, das 8h do dia 20 às 8h do dia 21. ‘Festa de Iemanjá’ tem roteiro e direção da cineasta Fabíola Aquino.

O documentário conta com financiamento da FGM e integra as ações de Salvaguarda da Festa de Iemanjá e faz parte das comemorações pelo mês da Igualdade Racial.

Leia a matéria original em A Tarde

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Neojiba oferece cursos gratuitos e online

O Neojiba lança nesta quinta (9), às 17h,  o projeto Neojiba Sem Fronteiras, que vai oferecer cursos online gratuitos para diversos instrumentos, sem limite de vagas. Para comemorar o anúncio, o programa faz uma live em sua página do Facebook

Qualquer pessoa poderá se inscrever para os cursos, sem seleção prévia. Inicialmente, serão lançados os dois primeiros módulos, de um total de cinco, que levarão o estudante do nível inicial até o repertório solista. Os cursos vão contemplar linguagem musical, canto coral, contrabaixo, violoncelo, violino, viola, clarineta, fagote, flauta, oboé, tuba, trombone, trompa, trompete, violão e percussão.

As videoaulas são gravadas pelos coordenadores pedagógicos e instrutores do Neojiba especialmente para a plataforma. Seguindo o lema norteador do programa, o “Aprende Quem Ensina”, os próprios estudantes irão avaliar os colegas, a partir de apresentações em vídeo enviadas para a plataforma. A progressão da aprendizagem também será medida por avaliações com perguntas objetivas. Ao final do curso, os estudantes receberão um certificado.

Leia a matéria original em Correio

Continue Reading

Cultura

Carnaval em casa: veja agenda de lives no clima da folia

Foto : Alfredo Filho / Secom

O Carnaval de Salvador foi cancelado devido à pandemia de coronavírus, mas não vai faltar opção para os foliões se divertirem em casa. De hoje (11) até terça (16), grandes nomes da música baiana realizarão lives com transmissão pelo YouTube.

Veja a programação:

Quinta-feira (11)

  • Sarajane e Alexandre Leão – Live Vamos Abrir a Roda – 19h – YouTube
  • A Dama, La Fúria, Lincoln & Duas Medidas e O Poeta – Live Mistura Perfeita – 20h – canais do YouTube de La FúriaLincoln e O Poeta
  • Grupo Miudinho, com participação de Xande de Pilares e outros artistas – Live Bloco Alvorada – 21h30 – YouTube

Sexta-feira (12)

  • Davi Moraes, Gilsons, Luedji Luna e outros artistas – Moraes Carnaval Moreira – 19h – YouTube
  • Sarajane e Buk Jones – Live Vamos Abrir a Roda – 19h – YouTube
  • Daniela Mercury – Carnaval Virtual da Rainha – 20h30 – YouTube
  • Cheiro de Amor – Live Cheiro no Brasil – 20h30 – YouTube

Sábado (13)

  • Chiclete com Banana – Live do Voa Voa – 16h – YouTube
  • Ivete Sangalo e Claudia Leitte – Live O Trio – 17h30 – Canais do YouTube de Ivete e Claudia
  • Sarajane e Mirela Bastos – Live Vamos Abrir a Roda – 19h – YouTube
  • Harmonia, Léo Santana e Parangolé – Live Encontro – 21h – YouTube

Domingo (14)

  • Os Barões da Pisadinha e Matheus & Kauan – Live Camarote em Casa – 14h – YouTube
  • Bell Marques – Live Camaleão – 16h – YouTube
  • ÀTTØØXXÁ – Bailaum BLVCK BVNG live – 17h – YouTube

Segunda-feira (15)

  • Psirico – Muquilive (As Muquiranas) – 17h – YouTube

Continue Reading

Cultura

Festival de Street Art da Bahia termina neste final de semana em Castro Alves

Castro Alves é a próxima cidade a ganhar novas cores com a passagem do Festival de Street Art da Bahia (FESTA), que acontece neste sábado e domingo, 13 e 14. Os grafiteiros convidados para participarem do projeto vão apresentar suas obras nos muros da cidade, inspirados em temas como empoderamento feminino, raça, gênero, meio-ambiente e ancestralidade.

Todo o processo de pintura dos muros será feito respeitando os protocolos e cuidados orientados pelo Ministério da Saúde para evitar o avanço da Covid-19. Por lá os artistas Mônica, Sah, Singa, Octa, Cris, Sagaz, Baga, DK, Drico e Questão Almada completam o time de 20 grafiteiros que deixaram suas artes registradas também em Salvador e Santo Amaro.

O FESTA tem como objetivo fomentar a Street Art na Bahia, criar um canal virtual para divulgação do trabalho dos artistas de rua do estado, impulsionar a cena das mulheres no graffiti, além de trazer a arte de rua para lugar de destaque nas artes visuais, reconhecendo seu papel importante na formação de indivíduos.

Após finalização, todas as obras vão fazer parte de uma exposição virtual no site do projeto, que tem curadoria dos grafiteiros baianos nascidos na comunidade do Solar do Unhão.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. (A Tarde)


Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas