Connect with us

Bahia

Entidades promovem eventos para marcar o Dia da Consciência Negra

No contexto da pandemia, entidades promovem eventos para marcar o Dia nacional da Consciência Negra festejado, nesta sexta-feira, 20, com foco em uma reflexão sobre o tema.

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) promoveu, na manhã de quinta, 19, a 12ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares. Ação contou com um cortejo formado por baianas e pela banda Voz dos Tambores que teve um número reduzido de participantes por causa da Covid-19.

Já a Sepromi promoveu uma live com a participação do Ilê Aiyê. “Traz essa memória, a referência dessa caminhada, dessa história, do lema, de tudo que ao longo desses anos tem representado essa luta”, informou a secretária Fabya Reis. O presidente do bloco afro, Antônio Carlos, o Vovô do Ilê, acredita que a situação precisa melhorar mais. “A gente nunca acha que está bom, a gente sempre quer mais. Nós queremos igualdade, liberdade e respeito”.

Já a Apae, o grupo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e a da Associação Cultural Brasil Estados Unidos (Acbeu) também realizaram programações especiais. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) programaram apresentações artísticas, palestras, debates e diversas outras ações para o seu público.

“A maior parte dos nossos assistidos e familiares são negros e, assim, se faz necessário que as atividades e reflexões relacionadas às questões ético-raciais sejam intensificadas”, comentou Márcia Rocha, gestora de assistência social da Apae Salvador.

A exposição fotográfica Soterocores foi a ação da CCR Metrô Bahia celebra o Dia da Consciência Negra. A mostra reúne registros de 11 artistas nas estações Lapa e Pirajá. Esse conteúdo ficará em cartaz até o final do mês.

Outra instituição que promoveu suas homenagens e celebrações a este dia foi o Salvador Shopping, que cedeu espaço para uma ação digital e uma exposição de obras que transmitem a luta da comunidade negra.

Já a Cipó Comunicações traz o festival virtual que promove a vida da juventude negra. Para arrecadar ainda mais doações para o Natal Sem Fome e celebra o Dia da Consciência Negra, a Ação da Cidadania e o rapper Emicida promovem uma live especial, nesta sexta, às 20h, com transmissão pelo Youtube.

Leia a matéria original em A Tarde

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Governador Rui Costa é vacinado contra a Covid-19

Por conta do diagnóstico de hipertensão arterial, o governador Rui Costa foi vacinado  aos 58 anos contra a Covid-19, na tarde desta sexta-feira (7). A imunização em uma Unidade de Saúde da Família, no bairro da Federação, em Salvador. 

Ao receber a dose da Pfizer, o governador comentou que deseja que esse momento chegue o mais rápido possível para toda a população. “Hoje é um dia muito especial para mim e vou continuar trabalhando dia após dia para proporcionar essa emoção para todas as pessoas. Só com mais vacinas para voltar à normalidade”. Fonte: Metro1

Continue Reading

Bahia

Defeito na “instalação interna” fez vazar água em hospital de campanha da Fonte Nova, diz Embasa

O vazamento de água no hospital de campanha da Arena Fonte Nova, que provocou o desabamento parcial do teto de gesso em uma das alas, foi provocado por “instalações internas da estrutura”. A informação foi passada pela Embasa em contato com o Metro 1. Ainda de acordo com a empresa, a “própria administração do hospital realizou a contenção do vazamento”.

Procurada, a Arena Fonte Nova disse que não responderia sobre esse assunto. 

Cerca de 30 pacientes, em estado grave da covid-19, precisaram ser removidos para outras alas. Sete ambulâncias do Samu (Serviço de Antendimento Móvel de Urgência) estiverem no local, mas não precisam ser usadas, uma vez que os pacientes foram removidos dentro do próprio hospital.

De acordo com a assessoria das Obras Sociais Irmã Dulce, que administra o hospital de campanha, ninguém ficou ferido com o desabamento parcial do teto de gesso. Trinta leitos precisaram ser interditados. (Metro1)

Continue Reading

Amargosa

Amargosa oficializa o cancelamento do São João de 2021

 A prefeitura de Amargosa confirmou nesta sexta-feira (7) que não vai realizar São João este ano, novamente, por conta do contexto da pandemia na cidade e em todo país. O foco agora deve ser nas medidas de prevenção e cuidados com a população, diz a gestão.

“A Prefeitura de Amargosa tem se mostrado assertiva em suas ações contra a covid, mas mesmo assim, a situação mundial ainda é preocupante”, diz a nota divulgada. O texto encerra com a expectativa de que em 2022 a festa possa voltar a ser realizada.

No final de abril, além de Amargosa, outros gestores assinaram um documento informando o cancelamento dos festejos de São João e São Pedro: os prefeitos de Irecê, Piritiba e Itaberaba. O documento lembrava do baixo índice de imunização alcançado até agora, o tempo mínimo de planejamento necessário para organizar um evento do porte do São João e a responsabilidade de evitar o colapso do sistema de saúde de cada município. (Correios)

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas