Banner Rotativo Aleatório

Neto comemora sucesso do DEM e aponta enfraquecimento da esquerda no país

O sucesso do DEM nas últimas eleições municipais, onde conseguiu 198 prefeituras a mais do que em 2016, foi comemorado pelo prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto. Em entrevista para a Folha de S.Paulo, o cacique democrata falou sobre as perspectivas do partido, agora com 464 gestores escolhidos e falou sobre seu futuro.

“Foi feito todo um trabalho de planejamento desde 2018. Nós estabelecemos como prioridade o trabalho nas bases, a estratégia de crescimento ia ser de baixo para cima. É claro que o bom momento político vivido pelo partido também acabou ajudando. Conseguimos nos colocar no centro de decisões nacionais, especialmente por ter Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre presidindo as Casas, e o resultado está aí: o partido saiu muito maior do que entrou. Tivemos aumento de 55% de candidatos. Trouxemos novos quadros e fizemos um trabalho para focar as capitais. Esperamos consolidar e coroar isso em 2022”, avaliou.

Com o seu sucessor garantido após a eleição de Bruno Reis (DEM) na capital soteropolitana, Neto sugeriu que seu futuro deve mesmo ser a disputa pelo governo do estado mas não descartou outras opções como uma possível candidatura à presidência.

“O mais provável é ser governador do estado da Bahia, porém neste momento eu ainda não posso e não vou descartar outras opções. Existem muitas pessoas de dentro e fora que desejariam que eu fosse candidato a presidente. Não sei se é o momento, e não existe candidatura a presidente séria de si próprio, ainda mais num quadro complicado como a gente vive hoje”, afirmou o presidente da sigla que apontou ainda o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o deputado federal, Rodrigo Maia, como outros nomes do partido que seriam presidenciáveis.

Caso não tenha candidato próprio, a única certeza de Neto é de que o partido não apoiará “extremos e radicais” incluindo o presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), caso o mesmo siga esse caminho. Neto ainda avaliou positivamente os nomes de Luciano Huck, que na sua visão “pode ajudar muito o país por ter espírito público e sensibilidade” e do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, “que teve uma importante trajetória e deve ser respeitado” mas afirmou que ainda não pode especular nomes de candidatos.

Velha política e esquerda

Um dos discursos altamente difundidos, e que tiveram sucesso na eleição de 2018, o discurso da antipolítica, perdeu espaço nessas eleições municipais de acordo com Neto. Para ele, o contexto dos quadros formados sugeriu uma “preferência do eleitor por pessoas com capacidade de gestão” e enfraqueceu a chamada “nova política” além de mostrar uma rejeição aos negacionistas da pandemia do COVID-19.

“A tal da nova política ficou velha muito rápido. E ficou mais velha do que a chamada velha política pelo insucesso de governadores como Wilson Witzel (RJ) o do Amazonas e o de Santa Catarina, que foram afastados do cargo. Houve ainda na eleição um posicionamento do eleitor confirmando a sua preferência por aqueles que defenderam a vida. O resultado está aí: ninguém que se arvorou a defender o “liberou geral”, o vale tudo, o negacionismo da pandemia foi premiado nas urnas”, ponderou.

Ainda de acordo com Neto, quem também sai derrotada nas urnas é a esquerda. Com as derrotas em todas as capitais, além de polos importantes como Feira de Santana e Vitória da Conquista nesse segundo turno, o democrata vê um enfraquecimento do espectro político apesar de reconhecer que a votação expressiva de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo o coloca como um novo nome importante no campo da esquerda.

“O resultado das urnas é um recado das ruas mostrando que a esquerda perdeu completamente o discurso e está carente de lideranças no país. O segundo turno confirma isso e é claro que dá ainda mais ânimo numa perspectiva futura de um projeto que não passe por um retorno às esquerdas”.

Leia a matéria original em A Tarde

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img