Em decorrência do aumento no número de casos de Covid-19, vários países da Europa decretaram “lockdown” nas últimas semanas, entretanto, os colégios se mantiveram abertos e os alunos continuam a ter aulas presenciais. Apenas o Brasil e alguns países da América Latina e da África ainda não reabriram os colégios.
Segundo a Folha de S. Paulo, um relatório da OCDE (organização dos países desenvolvidos) do começo de setembro mostrava que o Brasil estava entre os países com mais tempo sem aula. Naquele momento, apenas 8 de 46 nações avaliadas ainda mantinham seus colégios fechados.
O Ministério da Educação, que tem sido criticado por sua ausência no enfrentamento dos reflexos da pandemia na educação pública, reluta em homologar uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que recomenda que o ensino remoto seja mantido ao longo de 2021.
Estudos mostram que as crianças têm casos bem mais leves de Covid-19 e transmitem menos a doença. Quanto mais velha a criança, maior a probabilidade de contaminar alguém —por isso, pediatras questionam a decisão de retomar aulas presenciais para o ensino médio, em vez de privilegiar o fundamental.