Banner Rotativo Aleatório

Após acordo com Butantan para garantir vacinas da Covid-19, prefeito de Amargosa detalha medidas para fim de ano

O prefeito da cidade de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT), que foi reeleito para o próximo mandato, detalhou nesta quarta-feira (23) as medidas tomadas na cidade para o fim de ano. Ele também falou sobre plano de imunização da cidade.

Amargosa fica na região do Recôncavo Baiano. Na terça-feira (22), a prefeitura divulgou que fez acordo com o Instituto Butantan, em São Paulo, para garantir a imunização da população contra a Covid-19. Nesta quarta, o Butantan apresentará resultados sobre eficácia da vacina CoronaVac. Ainda não há nenhuma vacina contra a Covid-19 aprovada no país.

Júlio Pinheiro disse que ao longo dos meses de pandemia, a prefeitura tomou medidas rígidas, como o lockdown, que é o fechamento total das atividades. Além disso, Amargosa também teve toque de recolher. A cidade tem cerca de 37 mil habitantes.

“Neste final de ano, a gente ampliou o esquema de segurança e fiscalização, para evitar aglomerações e festas, como prevê o próprio decreto do governo do estado e o próprio decreto municipal. A medida vai ser de fiscalização, de inibir e dispersar qualquer tipo de aglomeração que possa ocorrer nas festas de final de ano, que a gente sabe que vai ser o momento mais crítico da pandemia”.

De acordo com dados atualizados pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, às 10h37 desta quarta, a cidade de Amargosa registrou 735 casos de Covid-19, sendo que 21 deles estão ativos.

“A gente tem tido muitos casos nos últimos dias, mas felizmente nenhum agravando. A gente está com duas pessoas internadas, inclusive fazendo uso de oxigênio, mas sem necessidade de intubação”, detalhou o prefeito.

Plano de imunização

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o prefeito voltou a falar sobre o plano de imunização da cidade. Amargosa fez a compra imediata de mais de 12 mil doses da vacina.

“A nossa ideia é fazer um plano para vacinar inicialmente as pessoas acima de 60 anos, os profissionais de saúde, que são aqueles que estão mais expostos à infecção do vírus, e também as pessoas que tenham doenças graves, ou seja, é o ponto mais vulnerável e mais susceptível ao agravamento da doença, caso ocorra a infecção pelo coronavírus”, detalhou Júlio.

Ainda segundo ele, após acordo assinado com o Instituto Butantan, as doses começarão a ser entregues já no próximo mês.

“Nós formalizamos o interesse a partir de um ofício e prontamente o Butantan nos respondeu encaminhando um memorando de entendimento entre as partes, para o acordo de intenção de aquisição dessas vacinas. Segundo esse memorando, o Butantan prevê a entrega de uma quantidade inicial no mês de janeiro, uma outra quantidade em fevereiro e uma parte maior dessa vacina até o mês de maio, para que a gente possa fazer o nosso esquema de imunização da população de Amargosa”.

Leia a matéria original em G1

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img