Banner Rotativo Aleatório

Trump afirma que não irá participar da posse do presidente eleito Joe Biden

O presidente em fim de mandato Donald Trump anunciou que não irá participar da cerimônia de posse de Joe Biden, presidente eleito, em 20 de janeiro. Derrotado, o republicano prometeu uma transição ordenada para o democrata. 

Em vídeo divulgado na noite desta quinta-feira (7), Trump admitiu que não cumprirá um segundo mandato e repudiou a invasão dos seus apoiadores ao Capitólio na última quarta-feira (6). A confusão deixou dezenas de feridos e cinco mortes.

A sessão que daria posse ao presidente eleito foi interrompida por apoiadores de Trump que invadiram o Congresso após serem insuflados pelo presidente em fim de mandato. A sessão foi presidida pelo vice-presidente Mike Pence (nos EUA, o vice-presidente ocupa também a função de presidente do Senado). Mais cedo, nesta quarta-feira (6), Pence havia rejeitado os pedidos de Trump para invalidar a votação do Colégio Eleitoral – o presidente insiste nas falsas alegações de que as eleições de 3 de novembro foram fraudadas.

O presidente eleito acusou Trump de incitar uma “multidão” a atacar a sede do Poder Legislativo americano, e disse que a intenção do republicano era ameaçar “os representantes eleitos do povo e até mesmo o vice-presidente, para impedir o Congresso de ratificar a vontade do povo americano e a recém-concluída eleição”.

“Não foi dissidência, não foi desordem, não foi protesto. Foi um caos. Não ouse chamá-los de manifestantes. Eles eram uma turba turbulenta. Insurrecionistas. Terroristas domésticos”, endureceu Biden.

Leia a matéria original em BNews

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img