Connect with us

Salvador

Lavagem do Bonfim acontecerá sem cortejo pela primeira vez em 276 anos; festa será transmitida pelas redes sociais

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Nesta quinta-feira (14/1), dia da tradicional Lavagem do Bonfim, considerada uma das maiores manifestações religiosas do país, os festejos foram completamente alterados devido à pandemia da Covid-19. Não haverá cortejo ou carreata e a programação será transmitida à população pelas redes sociais.  Pela primeira vez em 276 anos, a lavagem das escadarias da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim não será realizada.

Com o lema “Tende coragem! Eu venci o mundo”, a imagem do Senhor do Bonfim sairá às 8h, da Igreja da Nossa Senhora da Vitória, na Vitória. Em um carro, seguirá pela Avenida Sete de Setembro até chegar ao Terreiro de Jesus, no Pelourinho. Saindo do Centro Histórico, segue pela Rua Carlos Gomes e desce a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno). Do Comércio, segue até a Colina Sagrada passando pelas avenidas Jequitaia, Fernandes da Cunha e Dendezeiros.

Haverá duas missas na Basílica do Bonfim: às 7h20 e às 17h. Além disso, após o percurso em carro aberto feito com a imagem do Senhor do Bonfim, o padre Edson Menezes dará uma bênção especial aos fiéis, a partir das 10h. As atividades serão transmitidas através da WebTV do Bonfim e das redes sociais do Santuário.

Ao contrário dos anos anteriores, não serão disponibilizados sanitários químicos durante o percurso, assim como não haverá a estrutura provisória montada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para atendimento médico. A rotina de comércio e serviços que era afetada pelo cortejo, no perímetro onde acontecia a festa, este ano terá funcionamento normal, inclusive os órgãos públicos municipais.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) não irá interditar as vias por onde passará a imagem do Senhor do Bonfim. No entanto, os acessos à Colina Sagrada estarão bloqueados logo nas primeiras horas na manhã da quinta-feira (14). Apenas veículos oficiais ou de imprensa terão acesso ao local.

Ainda por conta do bloqueio, durante toda o dia estará proibido o estacionamento nas vagas Zona Azul que ficam na Colina Sagrada, na Ladeira do Bonfim, no Largo do Bonfim, na Baixa do Bonfim e na Rua Teodósio Rodrigues de Faria. Cerca de 40 agentes de trânsito em 15 viaturas e 10 motocicletas vão atuar nesta operação especial, que também envolve o acompanhamento do carro que levará a imagem da Vitória ao Bonfim.

Para garantir que não haja aglomeração na área onde os festejos acontecem, a Guarda Civil Municipal (GCM) marcará presença desde às 22h desta quarta-feira (13), no entorno da Basílica do Bonfim. Um total de 80 agentes auxiliará no apoio à Transalvador, assim como na fiscalização a ser realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), desde a Conceição da Praia até o Bonfim, para que não ocorra atuação do comércio informal. Além disso, ações preventivas serão aplicadas em todas as áreas das proximidades da Colina Sagrada. A Polícia Militar também estará presente.

Leia a matéria original em AratuOn

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvador

Salvador ultrapassa marca dos mil vacinados contra Covid-19


Salvador ultrapassou nessa tarde a marca de mil pessoas vacinadas contra a Covid-19. O monitoramento disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atingiu a marca por volta das 14:45h. Do total, 907 dos vacinados são profissionais de saúde. Ainda segundo o painel da SMS, as vacinas estão sendo aplicadas em 9 postos diferentes 

A expectativa é vacinar, ao longo do dia, cerca de 3,1 mil pessoas com a primeira dose da CoronaVac nas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no Largo de Roma, na Base Central do Samu 192, em Pau Miúdo, no Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Boca da Mata, no abrigo Dom Pedro II, em Itapuã, e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Gripários de Pirajá/Santo Inácio, dos Barris e de Brotas. Amanhã (20), no segundo dia da campanha, mais 5,3 mil profissionais de saúde devem ser imunizados.

“Diante da quantidade de doses ofertadas, a estratégia de saúde foi vacinar os profissionais que têm o contato direto com pacientes de Covid-19, ou seja, quem atende nos Gripários, unidades que recebem pessoas com o coronavírus diariamente; além dos profissionais do Samu que transportam esses pacientes até os leitos de referência”, explicou Ivan Paiva, coordenador de Urgência e Emergência da SMS. (Metro1)

Continue Reading

Salvador

Recém-nascida é encontrada ao lado de contêiner de lixo em Salvador


Uma recém-nascida foi encontrada abandonada ao lado de um contêiner de lixo, na manhã desta segunda-feira (18), no bairro de Mussurunga 1, em Salvador. A menina usava apenas uma fralda e estava dentro de uma caixa de tênis.

Pessoas que passavam pelo local encontraram a bebê e a levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Cristóvão. A criança passa bem.

Cristiane de Jesus Silva foi uma das pessoas que passavam pelo local e levou criança para ser atendida na UPA.

“Ela estava quieta, na caixa, de bruços, já com a fralda descartável e suando muito. Não chorava, não. A gente até pensou que estava morta, mas não estava. A gente pegou e trouxe pra UPA. Isso me chocou muito. Eu estou aqui até agora, desde 8h40 da manhã. Eu queria até levar pra casa mas não pude levar pra casa”, conta.

Segundo informações dos médicos que atenderam a recém-nascida, ela tinha cerca de quatro horas de vida, quando foi encontrada.

Leia a matéria original em G1

Continue Reading

Salvador

Briga com namorado motivou homem a jogar R$ 14 mil pela janela de hotel da Barra


Bebidas alcoólicas e a descoberta sobre uma suposta traição foram os possíveis ingredientes responsáveis pela “chuva” de dinheiro no bairro da Barra, em Salvador, no final da noite de sábado (16/1).  

A cena, digna de uma produção Hollywoodiana, foi registrada pelo motorista de transporte por aplicativo e influenciador digital, Atan. O jovem de 28 anos relatou ao Aratu On que testemunhou desde o princípio do tumulto registado no Hotel Monte Pascoal, situado na Avenida Oceânica. 

Mas quem foi o responsável pela “boa ação” de ano novo? Depois da repercussão do caso, uma pessoa entrou em contato com o influenciador dizendo ser o “Silvio Santos” da Bahia. O homem, que não quis se identificar, disse que cometeu o ato por ciúmes do companheiro.

“Ele me revelou que estava com raiva por conta de uma possível traição. Tinha bebido e acabou fazendo isso aí. Ele me disse que não se arrepende porque pelo menos ajudou as pessoas que estavam em baixo do prédio”, revelou.

Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas