Banner Rotativo Aleatório

Lavagem do Bonfim acontecerá sem cortejo pela primeira vez em 276 anos; festa será transmitida pelas redes sociais

Nesta quinta-feira (14/1), dia da tradicional Lavagem do Bonfim, considerada uma das maiores manifestações religiosas do país, os festejos foram completamente alterados devido à pandemia da Covid-19. Não haverá cortejo ou carreata e a programação será transmitida à população pelas redes sociais.  Pela primeira vez em 276 anos, a lavagem das escadarias da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim não será realizada.

Com o lema “Tende coragem! Eu venci o mundo”, a imagem do Senhor do Bonfim sairá às 8h, da Igreja da Nossa Senhora da Vitória, na Vitória. Em um carro, seguirá pela Avenida Sete de Setembro até chegar ao Terreiro de Jesus, no Pelourinho. Saindo do Centro Histórico, segue pela Rua Carlos Gomes e desce a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno). Do Comércio, segue até a Colina Sagrada passando pelas avenidas Jequitaia, Fernandes da Cunha e Dendezeiros.

Haverá duas missas na Basílica do Bonfim: às 7h20 e às 17h. Além disso, após o percurso em carro aberto feito com a imagem do Senhor do Bonfim, o padre Edson Menezes dará uma bênção especial aos fiéis, a partir das 10h. As atividades serão transmitidas através da WebTV do Bonfim e das redes sociais do Santuário.

Ao contrário dos anos anteriores, não serão disponibilizados sanitários químicos durante o percurso, assim como não haverá a estrutura provisória montada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para atendimento médico. A rotina de comércio e serviços que era afetada pelo cortejo, no perímetro onde acontecia a festa, este ano terá funcionamento normal, inclusive os órgãos públicos municipais.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) não irá interditar as vias por onde passará a imagem do Senhor do Bonfim. No entanto, os acessos à Colina Sagrada estarão bloqueados logo nas primeiras horas na manhã da quinta-feira (14). Apenas veículos oficiais ou de imprensa terão acesso ao local.

Ainda por conta do bloqueio, durante toda o dia estará proibido o estacionamento nas vagas Zona Azul que ficam na Colina Sagrada, na Ladeira do Bonfim, no Largo do Bonfim, na Baixa do Bonfim e na Rua Teodósio Rodrigues de Faria. Cerca de 40 agentes de trânsito em 15 viaturas e 10 motocicletas vão atuar nesta operação especial, que também envolve o acompanhamento do carro que levará a imagem da Vitória ao Bonfim.

Para garantir que não haja aglomeração na área onde os festejos acontecem, a Guarda Civil Municipal (GCM) marcará presença desde às 22h desta quarta-feira (13), no entorno da Basílica do Bonfim. Um total de 80 agentes auxiliará no apoio à Transalvador, assim como na fiscalização a ser realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), desde a Conceição da Praia até o Bonfim, para que não ocorra atuação do comércio informal. Além disso, ações preventivas serão aplicadas em todas as áreas das proximidades da Colina Sagrada. A Polícia Militar também estará presente.

Leia a matéria original em AratuOn

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img