O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou hoje (18) o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o advogado-geral da União, José Levi Mello, para que atualizem o plano nacional de vacinação contra a Covid-19 no país. O uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford foi aprovado neste domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A determinação de Lewandowski acontece após Pazuello ter decidido antecipar o início da imunização do país para esta segunda-feira, depois da pressão de governadores. No documento, o ministro do STF afirma que a União firmou um compromisso de “encaminhar mensalmente as atualizações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.”
A medida foi tomada em ação movida por cinco partidos de oposição que pedem à Corte a garantia da vacinação com a Coronavac, imunizante do Instituto Butantan. Nessa ação, Lewandowski havia determinado a apresentação do plano de vacinação pelo governo. Fonte: Metro1