Connect with us

Educação

Começam nesta terça as inscrições para o Fies 2021


Começam nesta terça-feira, 26, e vão até o dia 29 de janeiro as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano o Fies vai oferecer 93 mil vagas. As inscrições podem ser feitas no portal do Fies. O resultado da seleção será divulgado no dia 2 de fevereiro.

Em caso de pré-seleção para uma vaga na chamada única do Fies, o candidato terá o período de 3 a 5 de fevereiro de 2021 para complementar sua inscrição. Quem não for pré-selecionado vai automaticamente para a lista de espera. A convocação por meio da lista de espera ocorrerá de 3 de fevereiro até 18 de março de 2021.

Pelo regulamento do programa, os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão complementar a inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.

Criado em 1999, o Fies tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o candidato que participou do Enem, a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação.

Também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

O programa é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Fies segundo semestre

Na segunda, 25, o MEC publicou, no Diário Oficial da União, as regras para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2021. O cronograma de seleção, entretanto, ainda será publicado em edital específico.

A portaria dessa segunda-feira trata dos procedimentos e regras de oferta de vagas pelas instituições de educação superior, seleção das vagas a serem ofertadas, inscrição dos candidatos, classificação e pré-seleção dos candidatos, complementação da inscrição pelos candidatos pré-selecionados e redistribuição das vagas entre os grupos de preferência. Fonte: AgênciaBrasil.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Matrículas de novos alunos da rede estadual de ensino serão feitas pelo SAC Digital


A matrícula dos estudantes que já fazem parte da rede estadual de ensino será renovada automamente, ou seja, não será preciso se dirigir às unidades escolares ou fazer qualquer tipo de atualização cadastral via internet.

Para os estudantes que irão ingressar na rede estadual, uma pré-matrícula será realizada a partir do dia 15, também de forma virtual. De acordo com o secretário estadual da educação, Jerônimo Rodrigues, o procedimento será através da plataforma SAC Digital.

Um calendário específico está em fase de elaboração e será divulgado em breve através de canais de comunicação em conjunto com as escolas, com a Secretaria e com a Ouvidoria. Fonte: Metro1

Continue Reading

Bahia

Secretaria da Educação apresenta planejamento do ano letivo da rede estadual; confira


O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, apresentou na manhã de hoje (24) os detalhes do planejamento o ano letivo 2020/2021 da rede estadual de ensino. Em coletiva de imprensa virtual, ele afirmou que as aulas terão início no dia 15 de março, num modelo de ensino 100% remoto, com aulas e conteúdos disponibilizados online e também em material físico, para os alunos sem condição de acesso à internet. 

“São aulas remotas. Aquele estudante que tiver internet, irá ter material online disponível. Os que não têm acesso, receberão material físico nas escolas. Iremos fazer um calendário em parceria com as escolas e prefeituras para que todos recebam o material de forma organizada e sem aglomeração. Criamos essa estratégia para contemplar todos os estudantes da Bahia, inclusive os que moram na zona rural e não têm acesso a sinal de telefone ou banda larga”, destacou o secretário.

Segundo anunciado por Jerônimo, os estudantes terão acesso ao novo canal da TV Educativa, o Educa Bahia e poderão pegar os livros didáticos e cadernos de apoio nas escolas, além de utilizar a internet das unidades de ensino. Os exercícios de reforço serão realizados remotamente via Whatsapp e salas virtuais do Google.  Fonte: Metro1

Continue Reading

Educação

Prazo de matrícula para aprovados na 2ª chamada do Prouni encerra nesta quarta-feira (24)


Candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2021/1 têm até esta quarta-feira (24) para comparecer às instituições as quais foram selecionados e comprovar as informações fornecidas na inscrição.

Na primeira edição deste ano, o programa oferece bolsas para 13.117 cursos em 1.031 instituições de ensino superior, em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, mais de 162 mil bolsas foram ofertadas. Destas, 52.839 são para cursos na modalidade de educação a distância.

Sem a comprovação dos documentos necessários na faculdade onde conseguiu a bolsa de estudo, a matrícula não pode ser efetivada. Por isso, é importante saber quais são as documentações exigidas e não perder o prazo para garantir a vaga. Confira, abaixo, o que deve levar no dia que for comprovar as informações:

– Documentos de identificação do candidato e dos familiares

– Comprovantes de residência

– Comprovantes de rendimento

– Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais, quando for o caso

– Comprovante de pagamento de pensão alimentícia

– Comprovantes de ensino médio

– Comprovante de professor da educação básica, quando for o caso

– Comprovante de deficiência, quando for o caso

Como funciona o Prouni?

O Prouni é um programa do governo federal que viabiliza o acesso a cursos de graduação em faculdades privadas brasileiras, por meio da concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, válidas até o final do curso.

A classificação no processo seletivo é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar é preciso ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou particular, desde que na condição de bolsista integral da instituição. A renda familiar per capita não pode ser maior que três salários mínimos.

Novo cronograma do Prouni 2021.1

Período de inscrições: 12 a 15 de janeiro

Resultado da 1ª chamada: 19 de janeiro

Comprovação de informações da 1ª chamada: 19 de janeiro a 03 de fevereiro

Resultado da 2ª chamada: 08 de fevereiro

Comprovação de informações da 2ª chamada: 08 a 24 de fevereiro

Prazo para participar da lista de espera: 01 a 02 de março

Divulgação da lista de espera: 05 de março

Comprovação de informações da lista de espera: 08 a 12 de março

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas