Connect with us

Bahia

Bahia não deve aderir ao chamado de greve dos caminhoneiros para fevereiro


O estado da Bahia não deve aderir a uma possível greve dos caminhoneiros convocada por organizações para 1º de fevereiro. Em entrevista ao bahia.ba na noite desta terça-feira (26), o coordenador administrativo do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado da Bahia (Sindicam), José Bione, afirmou que, por hora, não há nenhuma decisão tomada neste sentido.

De acordo com ele, nenhuma adesão a uma possível greve foi confirmada até o momento, contudo, a participação não é descartada. Segundo Bione, até a próxima semana pode ser que exista alguma decisão sobre o caso, no entanto, ainda não foi ventilada nenhuma informação sobre o apoio.

Nesta terça, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL) divulgou apoio à greve nacional por tempo indeterminado. A entidade, que diz contar com 800 mil motoristas na base, orienta os integrantes a aderirem à paralisação. Apesar disso, a Confederação informou que não irá promover nenhum ato específico no dia agendado para o início da greve.

A paralisação é estudada por causa da política de preços do combustível determinada pela Petrobras e ainda pelo reajuste da Tabela do Piso Mínimo de Frete, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo o porta-voz da CNTTL e presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ijuí-RS, Carlos Alberto Litti Dahmer, o piso mínimo para os caminhoneiros é “da fome”.

“Tivemos um reajuste de 2,51% que é ínfimo. Só para se ter ideia o preço do pneu teve aumento nos últimos três meses de mais de 60%, seja nacional ou importado”, afirmou em comunicado.

O Ministério da Infraestrutura se pronunciou sobre o caso e informou, também em comunicado, que não irá receber para negociação nenhuma entidade que levante a pauta de indicativo de greve. Conforme a pasta, “há uma agenda permanente de diálogo com as principais entidades representativas da categoria por meio do Fórum do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), além de reuniões constantes com lideranças da categorias”.

O Fórum, de acordo com o Ministério, “tem sido o principal canal interativo entre governo e o setor e qualquer associação representativa que deseje contribuir para formular política pública pode requerer a sua participação para discutir eventuais temas de interesse da categoria”. 

Leia a matéria original em Bahia.Ba

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Em 24 horas, Bahia registra 68 óbitos por Covid-19 e 4.398 casos da doença


A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 4.398 novos casos confirmados da Covid-19 e 68 mortes em decorrência da doença, segundo boletim divulgado hoje (24) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Ao todo, a Bahia tem 664.904 casos confirmados e 11.388 óbitos desde o início da pandemia; 635.265 pessoas já estão curadas da doença e 18.251 encontram-se ativos.

No estado, dos 2.212 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.566 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 82%. Fonte: Metro1

Continue Reading

Bahia

Governo da Bahia tem reunião marcada com a Pfizer para discutir compra de vacinas contra a Covid


O Governo da Bahia já acertou uma reunião com representantes da Pfizer para tratar diretamente da aquisição de vacinas contra o coronavírus. Ontem (23), em votação, o Supremo Tribunal Federal (STF) atingiu maioria para autorizar que estados e municípios comprem e distribuam vacinas contra a Covid-19.

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar os imunizantes da Pfizer de forma definitiva, a subsecretária da saúde do estado, Tereza Paim, afirma que o objetivo é adquirir as doses o mais rápido possível. “As tratativas já serão feitas hoje e a gente vai seguindo até que a gente consiga efetivar”, afirmou. 

Ainda na noite de ontem, o governador Rui Costa confirmou que já começou a se “movimentar para viabilizar a compra de vacinas para a Bahia”.

A Bahia também recebe novas vacinas nesta quarta-feira (24), via Ministério da Saúde. São 79.200 doses da Coronavac e 129.500 doses da Astrazeneca/Oxford. De acordo com a subsecretária, elas serão utilizadas para dar continuidade à primeira fase de imunização, com idosos acima de 80 anos e profissionais de saúde. Fonte: Metro1

Continue Reading

Bahia

Secretaria da Educação apresenta planejamento do ano letivo da rede estadual; confira


O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, apresentou na manhã de hoje (24) os detalhes do planejamento o ano letivo 2020/2021 da rede estadual de ensino. Em coletiva de imprensa virtual, ele afirmou que as aulas terão início no dia 15 de março, num modelo de ensino 100% remoto, com aulas e conteúdos disponibilizados online e também em material físico, para os alunos sem condição de acesso à internet. 

“São aulas remotas. Aquele estudante que tiver internet, irá ter material online disponível. Os que não têm acesso, receberão material físico nas escolas. Iremos fazer um calendário em parceria com as escolas e prefeituras para que todos recebam o material de forma organizada e sem aglomeração. Criamos essa estratégia para contemplar todos os estudantes da Bahia, inclusive os que moram na zona rural e não têm acesso a sinal de telefone ou banda larga”, destacou o secretário.

Segundo anunciado por Jerônimo, os estudantes terão acesso ao novo canal da TV Educativa, o Educa Bahia e poderão pegar os livros didáticos e cadernos de apoio nas escolas, além de utilizar a internet das unidades de ensino. Os exercícios de reforço serão realizados remotamente via Whatsapp e salas virtuais do Google.  Fonte: Metro1

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas