Castro Alves é a próxima cidade a ganhar novas cores com a passagem do Festival de Street Art da Bahia (FESTA), que acontece neste sábado e domingo, 13 e 14. Os grafiteiros convidados para participarem do projeto vão apresentar suas obras nos muros da cidade, inspirados em temas como empoderamento feminino, raça, gênero, meio-ambiente e ancestralidade.
Todo o processo de pintura dos muros será feito respeitando os protocolos e cuidados orientados pelo Ministério da Saúde para evitar o avanço da Covid-19. Por lá os artistas Mônica, Sah, Singa, Octa, Cris, Sagaz, Baga, DK, Drico e Questão Almada completam o time de 20 grafiteiros que deixaram suas artes registradas também em Salvador e Santo Amaro.
O FESTA tem como objetivo fomentar a Street Art na Bahia, criar um canal virtual para divulgação do trabalho dos artistas de rua do estado, impulsionar a cena das mulheres no graffiti, além de trazer a arte de rua para lugar de destaque nas artes visuais, reconhecendo seu papel importante na formação de indivíduos.
Após finalização, todas as obras vão fazer parte de uma exposição virtual no site do projeto, que tem curadoria dos grafiteiros baianos nascidos na comunidade do Solar do Unhão.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. (A Tarde)