Connect with us

Bahia

Diagnosticado com Covid-19, Fábio Vilas-Boas faz alerta: “Os hospitais não vão dar conta”


O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, usou as redes sociais nesta segunda-feira (22/2) para gravar um vídeo alertando a população sobre a gravidade do coronavírus. Na gravação, ele pede para a população evitar aglomerações. 

“Tem uma semana que fui diagnosticado com Covid, tenho permanecido esses dias internado, fazendo uso de oxigênio, tomando medicações. Não tem sido uma experiência fácil. Essa é uma doença traiçoeira, ninguém sabe quem vai melhorar, quem vai piorar. Ter a garantia de ter uma vaga no hospital não é garantia de que você sobreviverá, portanto nós temos que lutar para que a taxa de transmissão diminua”, frisou. 

“Nós precisamos evitar que as pessoas continuem se contagiando porque não haverá vaga para todo mundo. Os hospitais não vão dar conta, além do sofrimento que essa doença representa para cada uma dessas pessoas. É uma sobrecarga jamais vista pelo sistema de saúde. Então eu faço um apelo, lute para que não exista aglomerações no seu bairro”, complemenou o secretário.

O titular da pasta foi internado na sexta-feira (19), em um leito clínico do Hospital Aliança, em Salvador, após testar positivo para Covid-19. De acordo com a assessoria do secretário, apesar de ter “o quadro clínico estável”, ele apresentava uma queda na saturação de oxigênio.

Vilas-Boas informou que estava com a doença na última terça-feira (16/2). O resultado foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública após a realização do teste RT-PCR. Na ocasião, ele informou que estava com sintomas leves e iria cumprir a agenda de compromissos virtualmente.

“Depois de 11 meses tentando escapar do vírus, testei positivo para Covid-19 hoje (16). Permanecerei em isolamento, em casa, cumprindo agenda virtual de trabalho. Estou bem, com sintomas leves, com medicamentos sintomáticos. Essa doença é muito seria!”, escreveu o secretário. 

Leia a matéria original em AratuOn

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Concurso literário premia estudantes de escolas públicas da Bahia


Estão abertas as inscrições para o Concurso  Literário ‘Quem eu sou no mundo’, como parte da Festa Literária Internacional VivaLivro – Literatura como Acolhimento. O prêmio é destinado a estudantes da rede pública estadual, com idade entre 14 e 18 anos.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site, até o dia 20 de março. Cada estudante poderá concorrer com até 5 textos de sua autoria, que deverão ser inéditos (não publicados em livros ou revistas). As obras selecionadas serão publicadas em formato digital (e-book) e estarão disponíveis para download.

Cinco estudantes serão contemplados, cada um receberá R$500,00, um voucher para acesso ao e-book e 10 exemplares impressos do livro. Com o tema ‘Quem eu sou no mundo’, o trabalho pode ser escrito em formato de conto, crônica ou poesia, e será submetido a uma comissão julgadora formada por editores, escritores e especialistas em literatura juvenil.

Evento

A Festa Literária VivaLivro será online, gratuita, e ocorrerá de 24 a 27 de março, no canal do YouTube da Festa VivaLivro. Durante quatro dias serão realizadas mesas, oficinas, contação de histórias e feira de livros com lançamentos exclusivos.

Entre os convidados, nomes nacionais e internacionais, como os baianos Goya Lopes, Maria Isabel Gonçalves, José Eduardo Ferreira Santos; o pensador, escritor e líder indígena Ailton Krenak (MG); a escritora peruana Issa Watanabe; o político e economista equatoriano Alberto Acosta; o escritor e ilustrador argentino Gusti; e o escritor ganês Ousman Umar, um dos nomes mais representativos da atual literatura africana.

Os objetivos da Festa Literária VivaLivro são promover a leitura de obras literárias que abordam temas como migração, imigração, diversidade cultural, identidade e outras histórias escritas sobre diferenças, bem como divulgar livros e autores que tratam das questões-chave de acolhimento e visibilidade.

Leia a matéria original em A Tarde

Continue Reading

Bahia

Culto religioso provoca aglomeração em quadra de escola de samba


Mais um culto religioso foi flagrado realizando aglomerações no Brasil. Dessa vez, a celebração foi dentro de uma quadra de escola de Samba, no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (03). 

A quadra pertence a escola Grande Rio que cede o local para eventos religiosos, sociais e culturais, porém, a responsabilidade da aglomeração é do realizador do evento, o pastor Leonardo Salles, responsável pela igreja Petencostal Templo dos Milagres. 

Nas imagens, fiéis se reúnem uns ao lado dos outros e sem distanciamento social. Alguns, inclusive, estão sem máscaras. Ao site, o pastor informou que, durante o culto, foram tomadas medidas para evitar aglomerações. “Disponibilizamos álcool em gel, máscara e exigimos que os fiéis comparecessem com a utilização de máscara”, disse. 

Essa não é a primeira vez que uma igreja é flagrada realizando cultos com aglomerações. Em fevereiro, um templo no Paraná conseguiu juntar mais de dois mil fiéis. A igreja, no entanto, foi multada a pagar R$ 150 mil.

Leia a matéria original em BNews

Continue Reading

Bahia

Governo do estado aluga contêiner para colocar cadáveres vitima da Covid – 19


Um contêiner para armazenamento de cadáveres na Arena Fonte Nova. Essa é a nova realidade do Hospital de Campanha. O Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), precisou alugar o décimo equipamento que serão voltados para vítimas da Covid-19 .

Os hospitais Couto Maia, Ernesto Simões e Espanhol também foram contemplados. Mais cinco contêineres também foram alugados para hospitais de Feira de Santana, Jacobina, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna, segundo o blog “Olho Público”.

Segundo informações da Sesab, na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 112 óbitos, 5.329 casos de Covid-19 e 4.295 recuperados. Dos 694.783 casos confirmados desde o início da pandemia, 662.524 já são considerados recuperados, 20.119 encontram-se ativos e 12.140 tiveram óbito confirmado. (Varela Notícias)

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas