Connect with us

Educação

Universidade para Todos: lista de espera do Prouni está disponível para consulta; confira

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) do 1º semestre de 2021 está disponível na página do programa. Prevista para sair nesta sexta-feira (5/2) a divulgação da lista foi antecipada para o final da tarde de ontem (4/3), segundo o Ministério da Educação (MEC).

O prazo para os pré-selecionados comprovarem as informações da inscrição continua o mesmo: de 8 a 12 de março. Os documentos para comprovação devem ser entregues na instituição para a qual o estudante foi pré-selecionado. A instituição precisa entregar ao estudante o protocolo de recebimento da documentação.

“O candidato deve ficar atento quanto à exigência de entrega de documentos adicionais, caso seja julgada necessária pelo coordenador do Prouni na instituição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará na reprovação do candidato”, diz nota do MEC. 

O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior que oferece bolsas de estudo integrais, ou parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, para estudantes de baixa renda. 

O programa deste semestre utilizou as notas da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 por causa da alteração na data do exame de 2020 em decorrência da pandemia de covid-19. A seleção do Prouni para o 2º semestre de 2021 utilizará a nota do Enem de 2020.

O Prouni recebeu 599.223 inscrições no 1º semestre deste ano, sendo que cada candidato pode escolher até duas opções de curso. Foram ofertadas bolsas para 13.117 cursos de graduação em 1.031 instituições privadas de ensino superior no país. A oferta foi de mais de 162 mil bolsas de estudo. 

Leia a matéria original em AratuOn

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Sisu: inscrições para lista de espera devem ser feitas até a próxima sexta-feira (23)

Estudantes que não foram contemplados com vagas em nenhuma das opções de cursos de graduação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição 2021.1, podem manifestar interesse para participar da lista de espera do programa até a próxima sexta-feira (23). O mesmo prazo vale para quem garantiu uma vaga na chamada regular confirmar a matrícula.

Para tanto, o candidato não aprovado deve manifestar interesse no site do programa, clicando em “participar da lista de espera”, na área do boletim do candidato, em uma das opções de curso anteriormente apontada pelos candidatos no ato de inscrição.

As vagas dessa lista são as chamadas remanescentes, aquelas que não são ocupadas pelos selecionados na chamada regular por motivos como perda do prazo de matrícula ou não apresentação das documentações necessárias. As convocações por meio dessa modalidade vão começar a partir do dia 27 de abril.

As instituições fazem as convocações dos integrantes da lista de espera conforme as vagas forem surgindo. Esse período não é limitado a uma única chamada, sendo assim, muitas universidades fazem diversas chamadas. Os estudantes devem ficar atentos e fazer o acompanhamento diretamente no site da instituição que está concorrendo para não correr o risco de ser aprovado e perder os prazos.

Neste semestre, o Sisu distribuiu 206.609 mil vagas ofertadas em 5.571 cursos de 109 instituições de educação superior pública de todo o país. As inscrições aconteceram entre os dias 6 e 14 de abril e puderam participar quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, alcançou boas médias nas provas objetivas das áreas abordadas na avaliação e não zerou a redação. (Agência Educa Mais Brasil)

Continue Reading

Educação

Começa prazo para matrículas em chamada única do Sisu

Foto: Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (19) o prazo para candidatos aprovados no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021 realizarem suas matrículas. Até o dia 23 de abril os estudantes devem ficar atentos aos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino.

Nesta edição do Sisu, que terá uma única chamada, serão oferecidas 206.609 vagas para 5.571 cursos de graduação em 109 instituições públicas de ensino superior. Quem não conseguiu uma vaga pode participar da lista de espera. Para isso, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, até a próxima sexta-feira (23), em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer.

O estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado a matrícula na instituição. Os procedimentos para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidos em edital próprio de cada instituição participante.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos são selecionados de acordo com suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161.

Leia a matéria original em Bahia.Ba

Continue Reading

Educação

Resultado do Sisu é divulgado nesta sexta-feira

O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado hoje (28), às 8h. A lista de aprovados poderá ser acessada no site do programa.

As matrículas nas universidades acontecem entre 19 a 23 de abril. Nesse período, os candidatos deverão reunir os documentos exigidos e comparecer ao endereço informado pela instituição de ensino para a qual foram aprovados.

Para este semestre, são oferecidas cerca de 206.609 mil vagas em 5.571 cursos de graduação, em 109 instituições públicas de todo o Brasil.

Quem não foi selecionado na primeira nem na segunda opção pode se candidatar à lista de espera entre os dias 16 e 23 de abril.

Leia a matéria original em Metro1

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas