Connect with us

Bahia

Investigação de paternidade e petição de herança paralisam o inventário de ACM

Está em curso no Judiciário da Bahia, mais especificamente na 14ª Vara de Família de Salvador, uma “ação de investigação de paternidade e petição de herança” que envolve personagens poderosos: ACM, o dono da Bahia por quase quatro décadas; a embaixatriz Lúcia Flecha de Lima, conhecida do grande público como “a melhor amiga da Lady Di”; e o embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, um dos mais influentes quadros do Itamaraty no final do século passado, hoje muito adoentado. 

No processo, aberto em 2019 e correndo em segredo de Justiça, Luiz Antônio Flecha de Lima, o Tota, pede a suspensão do inventário de ACM, que morreu em 2007.

Os advogados relatam que sua mãe, Lúcia, “teve um relacionamento afetivo” com ACM em 1974.

O resultado da relação foi o nascimento de Tota no ano seguinte: “como Lúcia era casada com Paulo Tarso”, o menino foi registrado “como filho do casal”. Lúcia morreu há quatro anos.

De acordo com os advogados, “é certo que ACM sempre teve conhecimento da sua paternidade, pois sempre dedicava carinho e atenção” a ele desde a sua infância.

A ação relata que em junho de 2007, um mês antes de morrer, ACM, então hospitalizado, revelou a Tota que era o seu pai biológico.

Já Lúcia “evitava tratar do assunto com o filho, mesmo após a morte” do ex-ministro. Mas em 2017, já com problemas de saúde e “como uma de suas últimas vontades” antes de morrer, admitiu a Tota que ele era filho do ex-governador baiano.

Em junho passado, Antônio Carlos Magalhães Júnior, primogênito de ACM e inventariante do espólio, concordou em fazer o exame de DNA pedido por Tota.

A pandemia, no entanto, travou o teste fundamental para a conclusão da ação. A previsão é que a coleta do material genético seja feita apenas após a vacinação contra a Covid ter sido concluída no país. 

Finalmente, os advogados pedem ainda que, se “a paternidade post mortem de ACM” for declarada, na certidão de nascimento de Tota seja mantido também o “nome do seu pai constante no atual registro, Paulo Tarso Flecha de Lima, haja vista a relação paternal que também os une”.

Fonte: OGlobo.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Rui Costa anuncia volta do curso de sargento da PM-BA e convocação de mil novos soldados

O governador Rui Costa (PT) anunciou, durante transmissão online, na manhã desta terça-feira (20/4), que irá enviar para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Lei que retorna o curso de sargento da Polícia Militar (PM-BA).

Na ocasião, o petista ainda  comunicou a convocação de mil novos soldados que foram aprovados no último concurso da corporação. Rui esteve acompanhado do comandante-geral da Policia Militar da Bahia, Paulo Coutinho; e do secretário de Segurança Pública, Paulo Mandarino. 

Segundo comandante-geral da PM-BA, coronel Paulo Coutinho, os candidatos aprovados serão chamados no segundo semestre deste ano. Com os novos cursos, 4.256 vagas estão previstas para a PM baiana neste ano.

“É um grande avanço para a instituição tudo isso e externo nossa gratidão para esse projeto de estado, que tem o cuidado para com o ser humano policial militar, e com isso, a prestação de um melhor serviço para a sociedade”, finalizou Coutinho.

Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Bahia

Em quatro meses, Bahia já tem quase metade de policiais mortos do ano passado

Foto : Tácio Moreira /Metropress

Segundo informações da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), em 2021 cinco policiais militares já foram mortos. Em quatro meses, o número já representa quase a metade da quantidade de policiais mortos em 2020. Durante todo o ano passado, 13 policiais perderam a vida. Nos dois anos, apenas uma morte aconteceu enquanto o policial estava a serviço. As demais ocorreram com os oficiais de folga.

Nesta segunda-feira (19), um policial militar morreu em uma troca de tiros no Cabula. O oficial chegou a ser socorrido mas não resistiu aos ferimentos. (Metro1)

Continue Reading

Bahia

Agência em São Gonçalo dos Campos é a 10ª explodida em 20 dias na Bahia

Bandidos explodiram, na madrugada desta terça-feira (20/4), a agência da Caixa Econômica Federal de São Gonçalo dos Campos, a 116 km de Salvador. O ataque, com o objetivo de levar dinheiro dos caixas eletrônicos, aconteceu, por volta das 3h, e foi praticado por cerca de dez homens encapuzados e fortemente armados.

No local, a polícia encontrou várias cápsulas de fuzil e de escopeta. A agência teve a estrutura do imóvel bastante destruída. A Polícia Federal de Feira de Santana foi informada da ocorrência para realizar as investigações. Até o momento, não há informações sobre valores levados pelos ladrões, que fugiram após a ação.
Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas