Por causa da dificuldade para comprar anestésicos e relaxantes musculares, o Hospital Aristides Maltez (HAM), situado em Brotas, em Salvador, vai suspender as cirurgias eletivas (programadas) por uma semana, a partir da próxima segunda-feira (29/3), até o dia 3 de abril (sábado). Os medicamentos são necessários para pacientes que estão intubados e que também fazem uso durante os procedimentos cirúrgicos.
De acordo com o superintendente da Liga Bahiana contra o Câncer – que administra o hospital -, Dr. Humbero Luciano, a decisão foi difícil. “Estamos com escassez desses medicamentos e não estamos conseguindo comprá-los, então decidimos fazer isso para ver se diminui a ‘pressão’ com relação a novos pacientes”, disse ao Aratu On.
Foi informado, ainda, que novas matrículas também serão suspensas na unidade de saúde, nesse período. “Contudo, os serviços de ambulatório, de quimioterapia e radioterapia continuarão funcionando normalmente, porque não dependem dessas medicações”, explicou Dr. Humberto. (AratuOn)