Um casal de idosos de Ubatã, no sul da Bahia, que estava junto há quase 50 anos, morreu em decorrência da Covid-19, em um intervalo de seis dias um do outro. Higino Barros dos Santos, de 69 anos, morreu na segunda-feira (5), menos de uma semana depois de perder a esposa, Nair, de 68, em 29 de março.
Eles eram casados há 48 anos e tiveram que se separar no dia 15 de março, quando Nair deu entrada na Clínica São Roque, em Ipiaú, cidade vizinha a Ubatã, com problemas respiratórios. Ela ficou internada por nove dias e foi transferida para o Hospital de Ilhéus. Com o quadro de Covid-19, Nair precisou ser intubada, mas não resistiu.
Higino começou a apresentar os sintomas da doença quando a companheira já estava hospitalizada. No dia 25 de março, ele foi levado pelos familiares ao Hospital Municipal de Ubatã e transferido para o Hospital Geral de Ipiaú, onde ficou intubado. A situação se agravou e Higino morreu na última segunda-feira (5). Quando Nair morreu, Higino estava intubado e não soube do falecimento da esposa.
Auana Barros, neta do casal, disse que a perda dos avós causa tristeza, mas também uma lição de vida para a família e as pessoas que conviveram com Higino e Nair.
“Eles tiveram muita união e criaram os filhos e netos com muita batalha. Eles eram muito próximos. Tanto em vida, como também agora nesse momento. Eles viveram juntos e foram embora juntos”, disse Auana.
A morte dos idosos em um intervalo de tempo tão curto causou comoção na comunidade onde moravam.
Nair era enfermeira aposentada e, por coincidência, atuou no hospital onde o marido foi atendido quando apresentou os sintomas mais agudos da doença. Gino, como era conhecido, era rodoviário e fazia o transporte de estudantes para as faculdades em Ilhéus. Eles deixaram nove filhos e 20 netos.
Gino e Nair foram sepultados no Cemitério de Ubatã.
Rui Costa anuncia volta do curso de sargento da PM-BA e convocação de mil novos soldados
O governador Rui Costa (PT) anunciou, durante transmissão online, na manhã desta terça-feira (20/4), que irá enviar para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Lei que retorna o curso de sargento da Polícia Militar (PM-BA).
Na ocasião, o petista ainda comunicou a convocação de mil novos soldados que foram aprovados no último concurso da corporação. Rui esteve acompanhado do comandante-geral da Policia Militar da Bahia, Paulo Coutinho; e do secretário de Segurança Pública, Paulo Mandarino.
Segundo comandante-geral da PM-BA, coronel Paulo Coutinho, os candidatos aprovados serão chamados no segundo semestre deste ano. Com os novos cursos, 4.256 vagas estão previstas para a PM baiana neste ano.
“É um grande avanço para a instituição tudo isso e externo nossa gratidão para esse projeto de estado, que tem o cuidado para com o ser humano policial militar, e com isso, a prestação de um melhor serviço para a sociedade”, finalizou Coutinho.
Em quatro meses, Bahia já tem quase metade de policiais mortos do ano passado
Foto : Tácio Moreira /Metropress
Segundo informações da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), em 2021 cinco policiais militares já foram mortos. Em quatro meses, o número já representa quase a metade da quantidade de policiais mortos em 2020. Durante todo o ano passado, 13 policiais perderam a vida. Nos dois anos, apenas uma morte aconteceu enquanto o policial estava a serviço. As demais ocorreram com os oficiais de folga.
Nesta segunda-feira (19), um policial militar morreu em uma troca de tiros no Cabula. O oficial chegou a ser socorrido mas não resistiu aos ferimentos. (Metro1)
Agência em São Gonçalo dos Campos é a 10ª explodida em 20 dias na Bahia
Bandidos explodiram, na madrugada desta terça-feira (20/4), a agência da Caixa Econômica Federal de São Gonçalo dos Campos, a 116 km de Salvador. O ataque, com o objetivo de levar dinheiro dos caixas eletrônicos, aconteceu, por volta das 3h, e foi praticado por cerca de dez homens encapuzados e fortemente armados.
No local, a polícia encontrou várias cápsulas de fuzil e de escopeta. A agência teve a estrutura do imóvel bastante destruída. A Polícia Federal de Feira de Santana foi informada da ocorrência para realizar as investigações. Até o momento, não há informações sobre valores levados pelos ladrões, que fugiram após a ação. Leia a matéria original em AratuOn