Connect with us

Salvador

Sirene acionada, imóveis inundados e desabamento de muro são consequências da chuva em Salvador; confira

A intensa chuva que cai, desde a madrugada de quinta-feira (8/4), em Salvador causou danos em vários pontos da cidade. A previsão da Defesa Civil (Codesal) indica que a situação se estenda pelo final de semana.

Na madrugada desta sexta-feira (9/4), por volta de 1h, uma das 11 sirenes instaladas pela Codesal foi acionada, alertando aos moradores do bairro do Alto da Terezinha, no Subúrbio de Salvador, para os riscos de deslizamentos de terra e possíveis desabamentos de imóveis no local. Em Cajazeiras 11, houve desabamento de parte do muro de contenção localizado nos fundos de uma casa, que atingiu a parede da cozinha do imóvel. 

No Bairro da Paz, os moradores ficaram ilhados após o rio Jaguaribe, que corta o bairro, ter transbordado com a forte chuva que caiu na loclidade na quinta-feira. O Grupamento de Bombeiros Militar precisou ser acionado para resgatar, em barcos, aproximadamente 20 pessoas, entre gestantes, idoso, crianças e recém-nascidos.

Conforme dados pluviométricos da Codesal divulgados nesta sexta, nas últimas 6h, o bairro do Caminho das Árvores foi quem registrou o maior acumulado de chuva (26 milímetros), seguido de Retiro (24,4 mm), Saramandaia (21 mm) e Bom Juá (16,4 mm).

“Equipes da Defesa Civil de Salvador estão em campo realizando vistorias solicitadas pelo telefone 199, e também procedendo as inspecções previstas no Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC) nas regiões dotadas do Sistema de Alerta e Alarme”, explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

De acordo com o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a manhã de sexta-feira (9/4) será nublada com chuva. Já pela tarde e noite, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuvas, por vezes fortes e com trovoadas isoladas.

Para o final de semana, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Não se descarta a possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana.

Leia a matéria original em AratuOn

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvador

Manifestantes entram em mercado em protesto contra morte de tio e sobrinho; MP investiga caso

Parentes e amigos de Yan Barros e Bruno Barros, tio e sobrinho encontrados mortos com sinais de tortura, em Salvador, fizeram uma manifestação nesta sexta (30), na rua onde eles moravam, em Fazenda Coutos, e depois dentro do Atacadão Atakarejo, que fica no mesmo bairro. Integrantes do movimento negro e políticos identificados com a causa também integraram o protesto.

O jovem Bruno Barros, de 19 anos, e seu tio, Yan, de 29, foram encontrados mortos na última segunda-feira (26), com sinais de tortura. Horas antes, eles foram pegos furtando carne no supermercado Atakadão Atakarejo, no bairro de Amaralina, em Salvador.

Segundo a Polícia Civil, o supermercado não registrou boletim de ocorrência do furto.

O Ministério Público do Estado da Bahia decidiu adotar, nesta sexta-feira (30), fase preliminar de apuração do caso. Foi autuado uma notícia de crime e encaminhado ao Núcleo do Júri da Capital, para acompanhar as investigações realizadas pela Polícia Civil.

Fotos de Bruno e Yan rendidos após o furto circularam em aplicativos de mensagens e redes sociais. Familiares das vítimas dizem acreditar que tio e sobrinho foram entregues pelos seguranças do supermercado a traficantes do bairro de Amaralina, que os teriam assassinado.

A mãe de Bruno divulgou áudios, nesta sexta (30), que ele enviou a uma amiga após o furto, pedindo de dinheiro para pagar as carnes furtadas.

O supermercado Atakarejo se pronunciou através de nota: “Tratam-se de fatos que envolvem segurança pública e que certamente serão investigados e conduzidos pela autoridade pública competente. Por agir de acordo com a legislação vigente e atuar rigorosamente com as normas legais, o Atakadão Atakarejo está à disposição e colaborando com todas as informações necessárias para a investigação”.

Leia a matéria original em Metro1

Continue Reading

Salvador

Bebê que foi encontrado dentro de saco de lixo é adotado por casal de médicos em Salvador

Um bebê recém-nascido, do sexo masculino, que foi encontrado dentro de um saco de lixo, em uma rua do bairro de São Caetano, em Salvador, no dia 26 de abril deste ano, encontrou uma família. A criança, que estava sob os cuidados do programa Família Acolhedora, da Fundação Cidade-Mãe (FCM), foi adotado, de forma temporária, por um casal de médicos de 47 e 48 anos. Os novos papais não tiveram os nomes divulgados.

O bebê havia sido encontrado por um morador do bairro. O homem contou que estava passando próximo ao lixo, por volta de 5h30, quando ouviu a criança fazer barulho. Após pedir a ajuda de outros moradores, o rapaz levou o recém-nascido para a delegacia do bairro, e depois, recorreu à militares, para levar a criança para uma unidade adequada. O menino foi levado para a  Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto.

“Desde agosto de 2020 estávamos esperando pela chegada de uma criança. Não tínhamos restrição de idade. Na semana passada, recebi uma ligação informando sobre o recém-nascido e a sua história. Tantas crianças precisam desse acolhimento. Se podemos ajudar, vamos ajudar. Estamos muito felizes com a chegada e com certeza ele será muito amado por nossa família nesse período”, conta a médica. No momento da adoção, o casal estava acompanhado dos dois filhos biológicos.

A presidente da FCM, Isabela Argolo, explica que o objetivo do programa dar à criança um ambiente familiar. “Hoje temos a perspectiva que esse bebê terá um futuro diferente. A escolha é feita com muito cuidado e critério para que tudo isso seja possível com segurança, além de garantir que a criança receba todo amor e carinho”, afirma.

A FCM é vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). No serviço desenvolvido pela instituição, crianças e jovens de 0 a 18 anos incompletos podem ser acolhidos por famílias residentes na capital baiana, até que elas possam voltar para sua família de origem.

Para as famílias interessadas em acolher, o processo de habilitação pode ser iniciado através de cadastro no site, ou pelo telefone (71) 3202-2429. É possível também entrar em contato pelo endereço de e-mail: familiaacolhedora.fcm@salvador.ba.gov.br.

Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Salvador

Polícia localiza laboratório de drogas e apreende uma tonelada de maconha em Salvador

Policiais militares da Rondas Especiais (Rondesp) Central localizaram, na noite desta sexta-feira (7/5), uma tonelada de maconha, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador. Segundo informações da SSP-BA, os agentes faziam ações preventivas contra grupos de criminosos, conhecidos como “bondes”, quando receberam uma denúncia anônima sobre um laboratório de entorpecentes, na localidade do Buracão. 

Ainda de acordo com a SSP-BA, após varreduras, o imóvel foi encontrado e dentro dele os PMs acharam a grande quantidade da erva. Além da maconha, os policiais apreenderam, também, 50 kg de cocaína, 8 kg de pasta base de cocaína e uma balança. Nenhum criminoso foi encontrado no local. Todo o material foi apresentado no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas