Banner Rotativo Aleatório

Sirene acionada, imóveis inundados e desabamento de muro são consequências da chuva em Salvador; confira

A intensa chuva que cai, desde a madrugada de quinta-feira (8/4), em Salvador causou danos em vários pontos da cidade. A previsão da Defesa Civil (Codesal) indica que a situação se estenda pelo final de semana.

Na madrugada desta sexta-feira (9/4), por volta de 1h, uma das 11 sirenes instaladas pela Codesal foi acionada, alertando aos moradores do bairro do Alto da Terezinha, no Subúrbio de Salvador, para os riscos de deslizamentos de terra e possíveis desabamentos de imóveis no local. Em Cajazeiras 11, houve desabamento de parte do muro de contenção localizado nos fundos de uma casa, que atingiu a parede da cozinha do imóvel. 

No Bairro da Paz, os moradores ficaram ilhados após o rio Jaguaribe, que corta o bairro, ter transbordado com a forte chuva que caiu na loclidade na quinta-feira. O Grupamento de Bombeiros Militar precisou ser acionado para resgatar, em barcos, aproximadamente 20 pessoas, entre gestantes, idoso, crianças e recém-nascidos.

Conforme dados pluviométricos da Codesal divulgados nesta sexta, nas últimas 6h, o bairro do Caminho das Árvores foi quem registrou o maior acumulado de chuva (26 milímetros), seguido de Retiro (24,4 mm), Saramandaia (21 mm) e Bom Juá (16,4 mm).

“Equipes da Defesa Civil de Salvador estão em campo realizando vistorias solicitadas pelo telefone 199, e também procedendo as inspecções previstas no Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC) nas regiões dotadas do Sistema de Alerta e Alarme”, explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

De acordo com o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a manhã de sexta-feira (9/4) será nublada com chuva. Já pela tarde e noite, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuvas, por vezes fortes e com trovoadas isoladas.

Para o final de semana, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Não se descarta a possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana.

Leia a matéria original em AratuOn

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img