Connect with us

Mundo

Joe Biden anuncia retirada de tropas dos EUA no Afeganistão em 1º de maio

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que as tropas militares do país irão deixar o Afeganistão em 1º de maio. Com isso, o país encerrará a guerra mais longa que já enfrentou, iniciada em 2011 após o ataque das torre gêmeas em 11 de setembro.

Em discurso na Casa Branca, o mandatário afirmou que a meta é retirar todos os 2.500 soldados do país até 11 de setembro. Com a decisão tomada mesmo sem uma vitória clara, fica aberta a possibilidade de os EUA serem criticados por admitir um suposto fracasso.

“Isto nunca foi concebido como uma empreitada multigeracional. Fomos atacados. Fomos à guerra com objetivos claros. Atingimos estes objetivos. (…) É hora de encerrar a guerra sem fim”, afirmou o presidente, citando ainda que o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, foi morto por forças dos EUA.

Leia a matéria original em Bahia.Ba

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Pelo menos de 58 pessoas morreram em atentado em escola em Cabul

O Ministério do Interior do Afeganistão informou que pelo menos 58 pessoas morreram em um atentado com bombas feito na noite de sábado (8/5) junto de uma escola em Cabul. Mais de 100 pessoas ficaram feridas nas explosões.

Segundo a pasta, primeiro houve a explosão de um carro na porta da escola, depois a detonação de duas outras bombas quando as estudantes fugiam, em pânico, do edifício.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado, mas o presidente do Afeganistão atribuiu a responsabilidade aos talibã, que negam qualquer envolvimento. As autoridades locais disseram que a maioria dos mortos eram estudantes. Algumas famílias ainda procuravam em hospitais por seus filhos.

Neste domingo (9/5), o Papa Francisco classificou o ataque como um “ato desumano” em declarações aos peregrinos na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano.

Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Mundo

Mulher que achava estar grávida de 7 dá à luz 9 bebês; recorde mundial de múltiplos nascimentos

Uma mulher que achava estar grávida de sete bebês descobriu, no momento do parto – nesta quarta-feira (5/5), que na verdade daria à luz nove filhos.

De acordo com reportagem do Daily Mail, Arby Halima Cissé pode ter quebrado o recorde mundial de múltiplos nascimentos, depois que os exames de ultrassom deixaram passar dois bebês.

Durante a gestação, a mãe precisou ser transferida de Mali (seu país natal) para Marrocos, para garantir um parto mais seguro para ela e os bebês – mesmo quando acreditava-se se tratar de uma gestação de sete crianças.

Após passar por uma cesariana, Arby e seus nove recém-nascidos (cinco meninas e quatro meninos) passam bem e devem voltar para casa dentro de algumas semanas, ainda segundo o Daily Mail.

Antes do parto, os médicos teriam dito para a mãe que havia menos de 50% de chance de que um único bebê sobrevivesse, informou o site de notícias local Mali 24.

Não há informações esclarecendo se a gravidez foi natural ou fruto de um tratamento de fertilização, que é uma das causas mais comuns de nascimentos múltiplos. O tempo de gestação no momento do parto e o peso com que nasceram os bebês também não foram divulgados.

Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Mundo

Tragédia no México: queda de viaduto por onde passava metrô deixa mais de 20 mortos e, pelo menos, 70 feridos

Mais de 20 pessoas morreram e pelo menos 70 ficaram feridas no México, com a queda de um viaduto no momento exato em que passava o metrô. Há crianças entre os mortos. O viaduto caiu sobre uma das estradas mais movimentadas da Cidade do México.

As equipes de socorro foram chamadas imediatamente ao local, onde permanecem.  Muitos dos trabalhos de ajuda, no entanto, tiveram que ser interrompidos porque há risco de que outras partes da estrutura do viaduto possam desabar.

O próprio trem do metrô, de acordo com agências de informação, está muito instável. Há o risco de que outros vagões caiam. O acidente aconteceu por volta das 22h30 locais. 

Imagens divulgadas pela estação de televisão mexicana Milenio TV mostram o momento exato da queda do viaduto. Pelas imagens, é possível ver também que na via abaixo do viaduto muitos carros circulavam.

As últimas informações indicam que as autoridades locais aguardam a chegada de um guindaste para ajudar nas operações e estabilizar a estrutura do metrô.

Dos feridos, pelo menos 65 foram levados para o hospital. Sete estão em “estado grave” alguns já submetidos a cirurgias, disse a presidente da Câmara do México, Claudia Sheinbaum.

As primeiras investigações indicam que uma viga na estrutura do viaduto teria cedido, o que provocou o acidente. Mas as causas continuam sendo apuradas, acrescentou Sheinbaum.

O viaduto foi construído há cerca de uma década. À época, o atual ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, era o responsável pela Câmara da Cidade do México. “O que aconteceu hoje com o metrô é uma tragédia terrível. Minha solidariedade às vítimas e famílias”, disse Ebrardsaid no Twitter. E acrescentou: “As causas devem ser investigadas e as responsabilidades definidas.”

Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas