Banner Rotativo Aleatório

Entidades médicas defendem vacinação contra Covid-19 para grávidas com comorbidades

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) emitiram, ontem (23), um comunicado anunciando apoio à decisão do Ministério da Saúde de recomendar a vacinação contra Covid-19 para gestantes. O pedido destaca a necessidade para mulheres com comorbidades como obesidade, diabetes ou hipertensão.

De acordo com as entidades, a Covid-19 é uma ameaça grave demais para ser ignorada, ainda que não tenha saído resultados de testes clínicos dos imunizantes nesse grupo.

“As vacinas Covid-19 com diferentes tecnologias atualmente disponíveis no Brasil, ainda não foram testadas em gestantes, puérperas e lactantes, não havendo dados e informações definitivas sobre os seus efeitos nessas populações específicas. Entretanto, em estudos em animais não mostraram ter efeito teratogênico (má formação nos fetos)”, afirma o comunicado, assinado pelos médicos Airton Golbert (SBD) e Cristina Façanha (SBEM).

O presidente da SBEM, Cesar Boguszewski, disse que as entidades decidiram se posicionar porque a orientação federal reforçou o caráter não obrigatório da recomendação, e não versou especificamente sobre as gestantes com comorbidades. Ele afirmou que as vacinas da Pfizer e da Moderna foram estudadas em gestantes e parecem ser seguras. Entretanto, estas duas vacinas não estão disponíveis no Brasil. Fonte: Metro1

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img