Docentes do CFP se reuniram em frente às obras da Casa do Duca, no centro de Amargosa, nesta quarta-feira(19), para um faixaço e colagem de cartazes. Foram colados cartazes e faixas com dizeres “Cancelem a PEC 32/20”, “Vida, pão, vacina e educação”, “Fora Bolsonaro”, “Vacina para todas/os pelo SUS” e “Em defesa da UFRB: contra os cortes orçamentários”.
A representante sindical do CFP, a professora Clara Lima, explicou que a atividade foi avaliada como positiva pelos participantes, pois permitiu mobilizar a categoria e externar à sociedade os prejuízos oriundos das medidas adotadas pelo governo Bolsonaro: “medidas contra a vida e contra a educação pública por meio do PL 5595/20 (que força o retorno das atividades presenciais em meio a pandemia do COVID-19) e contra as universidades públicas por meio da PEC 32/20 (Reforma administrativa) e do corte no orçamento implementado na LOA 2021, que inviabiliza que universidades como a UFRB continuem funcionando e cumprindo sua função social. Só na UFRB, os cortes foram de 22,8%, se comparado com o orçamento de 2020, inviabilizando, além dos pagamentos de água, luz e conclusão de obras, a permanência de nossos discentes”, completou a professora Clara.
Mesmo com as restrições geradas pela pandemia, tais atividades foram muito importantes, pois possibilitaram o diálogo com a comunidade universitária sobre a gravidade da situação orçamentária da UFRB, e também denunciar a reforma administrativa que vem tramitando de maneira acelerada no Congresso Nacional. Ainda foi possível travar um diálogo com a população de modo geral sobre essas medidas, destacando as suas consequências para o trabalhador da região. Fonte: APUR Editado por AmargosaNews.
Fonte: APUR