Um novo lote de cerca de 5,3 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca será entregue ao Ministério da Saúde pela Fiocruz nesta sexta-feira (21/5). Os imunizantes serão integrados ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e posteriormente distribuídos aos estados.
Além disso, está prevista para acontecer neste sábado (22/5) a liberação de novos lotes de insumos chineses, os chamados Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), para que o Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz possam fabricar novos imunizantes. De acordo com o embaixador chinês, Yang Wanming, o lote será suficiente para fabricar 16,6 milhões de doses dos imunizantes CoronaVac e Oxford/AstraZeneca.
“Informei a liberação dos novos lotes de IFA para produzir no total 16,6 milhões de doses da CoronaVac e vacina AstraZeneca, que chegarão no Brasil nos próximos dias. A China, fraterna com o povo brasileiro, está comprometida em parceria de vacinas”, escreveu Wanming no Twitter.
Na semana que vem, três mil litros de IFA da CoronaVac, que correspondem a cinco milhões de doses, chegam a São Paulo. Vale lembrar que a produção dos imunizantes está suspensa desde a quarta-feira (19/5), pela falta dos materiais. a interrupção na linha de produção irá provocar um impacto de cerca de 2,5 milhões de doses a menos, na entrega prevista para a terceira semana de junho.
Leia a matéria original em AratuOn