Banner Rotativo Aleatório

Acidente ferroviário deixa 40 mortos no sul do Paquistão

Vários passageiros permaneciam presos nos vagões destruídos pelo acidente, perto da cidade de Daharki, na província de Sindh, onde as equipes de resgate demoraram horas para chegar. O acidente aconteceu às 3h30 locais. Um trem procedente de Karachi descarrilou e foi atingido por outro, procedente de Rawalpindi, que circulava no sentido contrário, afirmou à AFP um porta-voz da empresa ‘Pakistan Railways’.

“Caímos uns sobre os outros, mas isto não foi tão fatal”, declarou à AFP Akhtar Rajput, um passageiro do comboio que descarrilou. “Depois outro trem nos atingiu do nada, muito forte. Quando recuperei a consciência, vi os passageiros ao meu redor, alguns tentavam sair do vagão”, completou.

O ministro da Informação, Fawad Chaudhry, disse que os incidentes aconteceram com minutos de intervalo.

O policial Umar Tufail confirmou o balanço de pelo menos 40 mortos.

Uma multidão seguiu para o local da tragédia para tentar socorrer os sobreviventes, informou a imprensa local.

Imagens gravadas por telefones celulares mostram uma pilha de ferros retorcidos e vários vagões tombados.

Os corpos das vítimas foram colocados no chão e cobertos com lenços tradicionais.

As equipes de resgate pediram o apoio urgente de especialistas para conseguir chegar às pessoas presas nas ferragens.

O acidente aconteceu em uma área remota da província, em um trecho da ferrovia que atravessa plantações. “O local é afastado e por isso enfrentamos problemas com as tarefas de resgate”, disse o porta-voz da Pakistan Railways, que relatou a destruição de pelo menos seis vagões.

Soldados do exército do Paquistão e unidades da Guarda Florestal seguiram pra o local para ajudar nas operações de resgate, anunciou o tenente-general Akhtar Nawaz Satti, presidente da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres.

O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, afirmou que estava “comovido” e prometeu uma investigação completa sobre o acidente. “Estou ordenando uma ampla investigação sobre as falhas na segurança ferroviária”, anunciou em sua conta no Twitter.

Os acidentes ferroviários são frequentes no Paquistão, que herdou milhares de quilômetros e ferrovias e trens do período em que o território era uma colônia do Império Britânico.

Mas a rede ferroviária está em decadência há várias décadas devido à corrupção, má gestão e falta de investimentos.

Mais de 300 pessoas morreram e 700 ficaram feridas em 1990 quando um trem de 16 vagões com excesso de peso bateu em um trem de mercadorias que estava estacionado perto da cidade de Sukkur.

Em outubro de 2019, ao menos 75 pessoas morreram em um incêndio no trem em que viajavam de Karachi a Rawalpindi.

Leia a matéria original em A Tarde

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img