Connect with us

Polícia

Operação da PF combate organização responsável por ataques a bancos em cidades nordestinas

Foto: divulgação/Polícia Federal

Com ações em Salvador e no interior da Bahia, a Polícia Federal em Sergipe, em conjunto com a Polícia Civil do Estado, deflagrou, na manhã desta terça-feira (8/6), a Operação “Machine Buster”, com o objetivo de desarticular associação criminosa armada responsável por assaltos a bancos.

Segundo a PF, a investigação teve início após tentativa de subtração de numerário por associação criminosa fortemente armada e munida de explosivos, ocorrida na madrugada do dia 07/09/2020, nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, situadas no município de Carira/SE.

As duas agências bancárias foram fortemente danificadas em razão da grande quantidade de explosivos empregados na ação criminosa. Além disso, foram efetuados vários disparos de arma de fogo em direção aos prédios da PM/SE e da PC/SE, com a intenção de repelir a reação das forças de segurança.

Logo que tomou conhecimento dos fatos, a Polícia Federal se deslocou até o município de Carira/SE para a realização de exames periciais e coleta de informações. Na ocasião, os policiais federais tiveram que utilizar vestimenta especial para o desarme de explosivos que não haviam sido detonados.

As diligências realizadas e a troca de informações entre as forças policiais Federal, Civil e Militar permitiram a identificação dos possíveis membros da associação criminosa, o conhecimento da sua forma de atuação e, após a operação de hoje, o seu desmantelamento.

Estão sendo cumpridos 8 mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Carira/SE, Salvador/BA e Jacobina/BA. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 6ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Itabaiana/SE.

A competência da Polícia Federal se restringe à apuração de crimes contra a Caixa Econômica Federal, por se tratar de empresa pública federal.

Os envolvidos podem responder pela prática de crimes de dano, tentativa de furto qualificado e associação criminosa, tipificados no Código Penal Brasileiro.

INTEGRAÇÃO ENTRE FORÇAS POLICIAIS

A operação ora deflagrada é resultado de trabalho conjunto entre as polícias Federal, Civil e Militar.
O Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) da Polícia Civil do Estado de Sergipe participou de toda a investigação.  

A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do 3º Batalhão em Itabaiana e da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (CIOPAC), prestou auxílio à Polícia Federal com informações de inteligência.

A deflagração da operação conta com apoio tático da Coordenação de Operações Especiais (COE), da Polícia Civil da Bahia.

NOME DA OPERAÇÃO

O nome da operação, “Machine buster”, faz alusão aos caixas eletrônicos incendiados e destruídos na empreitada criminosa sob investigação.

Leia a matéria original em AratuOn

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Conceição do Almeida: Agência bancária é explodida por grupo armado

Por volta das 3h deste domingo (13), uma agência do Banco do Brasil da cidade de Conceição do Almeida foi explodia por aproximadamente 10 homens armados.

De acordo com informações, os assaltantes vieram em grupos em três veículos. Após a explosão e roubo, os assaltantes fugiram levando duas pessoas como refém, mas as mesmas foram liberadas nas proximidades da BR-242. Não há informações sobre a quantia roubada pelos assaltantes.

Fonte: Voz da Bahia

Continue Reading

Polícia

Corpo é encontrado dentro de veículo na BR-101, no Trevo de Muritiba

Na noite desta última sexta-feira (11), o corpo de um homem com marcas de disparo de arma de fogo foi encontrado morto dentro de um carro na BR-101, nas proximidades do trevo da cidade de Muritiba.

Segundo informações, a vítima foi identificada como Fernando Teixeira dos Santos, de 22 anos. Policiais foram chamados até o local e o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus para ser necropsiado.

Não há informações sobre autoria e motivação do crime. A Polícia Civil investiga o caso.

Continue Reading

Polícia

Residência do prefeito de Candeias é alvo de operação da Polícia Federal

Uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria Geral da União (CGU) acontece, na manhã desta sexta-feira (11/6), no município de Candeias, Região Metropolitana de Salvador. Informações iniciais indicam que mandados estão sendo cumpridos na residência do prefeito, Pitágoras Ibiapina (PP).

Até o momento, não há informações oficiais sobre o objetivo dessa ação. Pelo menos, duas viaturas da PF estão estacionadas na frente da casa do gestor municipal, que, inclusive, teve a porta forçada pelos policiais, quando entraram no local.

De acordo com a publicação de um jornal local, através das redes sociais, os agentes federais chegaram por volta das 5h para realizar busca de documentos relacionados a compra de respiradores.

Leia a matéria original em AratuOn

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas