Banner Rotativo Aleatório

TCU afasta auditor apontado como autor de nota que questiona mortes por Covid

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, determinou, nesta quarta-feira, 9, o afastamento por 60 dias do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, apontado como responsável pela elaboração de um estudo paralelo que questiona o número de mortes por Covid no Brasil. O documento foi utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que afirmou  que “50% dos óbitos por Covid não foram por Covid”. 

A magistrada também determinou a abertura de processo administrativo disciplinar para investigar o auditor e o encaminhamento de pedido à Polícia Federal para que apure o caso.

O auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques incluiu no sistema, no domingo, 6, um documento não oficial com os dados distorcidos sobre mortes na pandemia, conforme divulgou a revista Crusoé.

O estudo paralelo produzido por Alexandre Marques foi usado nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro para questionar os números divulgados pelos estados sobre mortes causadas pela Covid-19.

Na segunda, 7, o TCU já havia emitido nota em que desmente Bolsonaro e nega ter produzido estudo ou documento que coloque em dúvida o número de mortes por Covid.

“Ressalta-se, ainda, que as questões veiculadas no referido documento não encontram respaldo em nenhuma fiscalização do TCU”, afirmou o órgão.

Na terça, 8, Bolsonaro chegou a reconhecer que havia errado ao atribuir a informação ao TCU. Entretanto insistiu na informação de que há sobrenotificação de mortes causadas pelo Covid, sem apresentar provas para a suspeita. (ATarde)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img