Um incêndio supostamente criminoso destruiu na tarde deste domingo, 4, a “colônia” de gatos, que fica na orla do bairro de Piatã, em Salvador. Um grupo de voluntários da causa animal publicou vídeos do incêndio resgatando os animais e incentivando a adoção.
O fogo iniciou por volta do meio-dia, e as chamas se alastraram rapidamente, por causa da ventania na capital. Não há detalhes sobre quem teria cometido o crime e se houveram animais feridos.
Conhecida popularmente como ‘gatolândia’, a colônia sempre foi motivo de discussões entre moradores da região e protetores da causa animal. De um lado alguns defendem os animais, enquanto muitos eram contra alimentá-los.
Inúmeros gatos abandonados circulam diariamente pela grama e calçada, próximo à ciclovia e à pista de carros. Estima-se que cerca de 200 gatos são abrigados no local, que era mantido por grupos voluntários de moradores da região e protetores dos animais.
As equipes de protetores de animais que foram ao local estão buscando voluntários que possam abrigar os gatos e desejem colaborar, pode entrar em contato através do Instagram Gatinhos SOS ou do Instituto Patruska, instituições que realizaram apoio aos animais no acidente.
Leia a matéria original em A Tarde