Connect with us

Cultura

“É a perda da identidade de Salvador”, diz pesquisador sobre possível ausência de blocos afro no Carnaval de 2022

O Carnaval 2022 já está sendo planejado pelos blocos e camarotes, que estão com grande venda de suas festas, e é também uma prioridade para a prefeitura de Salvador que programou um evento teste para decidir a realização da festa com todas as precauções por causa da pandemia. Mas os blocos afro e afoxés estão ameaçados, e correm risco de não desfilar na festa. Para o pesquisador e cantor Carlos Barros, caso se concretize, isso “representa uma perda para a identidade da cidade”.

“É como se no carnaval do Rio de Janeiro as escolas de samba não desfilassem. Uma perda muito grande para nossa identidade. Eles são a tradição do carnaval e um grande atrativo para o público. Acredito que as autoridades devem, ou poderiam, pensar políticas públicas de manutenção dessas instituições”, defendeu Barros, ao Metro1.

No início desta semana, os principais blocos afro e afoxés de Salvador, afirmaram, após reunião, que de fato podem não desfilar no ano que vem. O grupo, formado por Ilê Aiyê, Filho de Gandhy, Malê deBalê, Cortejo Afro e Muzenza, acredita “não haver tempo hábil” para organizar a saída dos cortejos.

Carlos Barros explica que isso é consequência de uma historia, “o problema não é de hoje”. Isso porque, já em 2019, diversos blocos afro não participaram do carnaval. A pandemia agravou o problema, uma vez que reduziu a atividades que eram responsáveis para financiar o desfile e também projetos sociais que muitos destes blocos mantém. “Eles nem mesmo tiveram apoio para realização das lives, e eventos alternativos que promoveram nesse período”, diz o pesquisador.

Barros defende, no entanto, que falar de carnaval no próximo ano é equivocado. Isso porque a vacinação é incipiente. Porém, essa não é a posição indicada pelos gestores da capital baiana, Bruno Reis (DEM), por exemplo, tem declarado publicamente seu interesse de organizar a festa no ano que vem. Fonte: Metro1

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Apresentadores da TV baiana trocam farpas, após ‘invasão de ao vivo’ em delegacia

Dois nomes conhecidos da comunicação baiana trocaram farpas na tarde da última quinta-feira (3), após um choque de horário, durante reportagem em uma delegacia da cidade.

A apresentadora do Bahia Meio Dia, da Rede Bahia, Jéssica Senra, lançou uma indireta após a tentativa da repórter do jornal não conseguir dar prosseguimento à entrevista com a delegada Simone Moitinho, reponsável pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca).

“Daqui a pouco a gente volta, quando tiver mais silencioso por aí, que a gente precisa de respeito para conseguir trabalhor”, alfinetou a âncora do programa, se referindo a um repórter da Rede Record, que também estava no local.

Logo após a fala de Senra, o apresentador do Balanço Geral Bahia, José Eduardo, conhecido como Bocão, rebateu, durante o programa, a apresentadora da Rede Bahia.

“Às vezes a pessoa tem o próprio mal de não saber o que está acontecendo com ela e o próprio mal se encarrega de fazer o mal […] eu peço licença aos colegas e dizer que quem chegou primeiro na reportagem foi o meu querido Marcelo Castro”, disse o jornalista da Record TV. Fonte: Metro1

Continue Reading

Cultura

Réveillon de Salvador deve ter cinco dias de duração, anuncia Bruno Reis

De acordo com o prefeito Bruno Reis a celebração do Réveillon 2022 deve acontecer em Salvador entre os dias 29 de dezembro e 2 janeiro. O prefeito afirmou que tanto o réveillon quanto o Carnaval de Salvador já estão sendo planejados pela prefeitura. O prefeito, no entanto, não deu detalhes sobre as festas.

“Eu tenho evitado falar em réveillon, falar de Carnaval, para não colocar os carros na frente dos bois, mas o réveillon de Salvador já está preparado, já tenho as atrações praticamente fechadas”, disse o prefeito, nesta sexta-feira (06).

Segundo Bruno, as informações sobre as festas devem ser divulgadas junto com os detalhes sobre o evento teste que será realizado na capital baiana. Fonte: Metro1

Continue Reading

Cultura

“O réveillon já está planejado”, garante Bruno Reis

O prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM) afirmou na tarde desta quinta-feira (5) em conversa com a imprensa, que o réveillon deste ano já está planejado. A declaração foi dada após o prefeito da capital ser questionado sobre a realização de um evento-teste. 

“Salvador é a capital da festa, da alegria, temos seis mil trabalhadores que estão vivendo uma situação desesperadora e nós precisamos programar esse retorno, e esse é o desejo da prefeitura, está tudo sendo planejado, eu não estou escondendo de ninguém que este evento já está planejado, o réveillon já está planejado e o carnaval já está sendo planejado. Agora qual o momento de falar disso? Assim que a gente tiver certeza de que estamos protegidos de novas variantes e que a vacinação avance mais na nossa cidade”, afirmou.  (Bocão News)

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas