Banner Rotativo Aleatório

Governo confirma retorno de aulas com rodízio e presença de 50% dos estudantes

A Secretaria da Educação da Bahia divulgou nesta terça-feira (20) orientações gerais sobre o retorno híbrido das atividades letivas na rede estadual de ensino. As aulas, que serão retomadas de forma escalonada, terão início na próxima segunda-feira (26), em meio a protocolos de biossegurança de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

De acordo com a portaria publicada Diário Oficial do Estado (DOE), neste primeiro momento, só deverão ir às aulas semipresenciais apenas estudantes do ensino médio das diferentes ofertas e modalidades. Para as demais etapas, incluindo o Fundamental nas suas diferentes modalidades e ofertas, o início das aulas sempresenciais será em 9 de agosto. Até esta data, esses estudantes  continuarão com as atividades do ensino remoto.

Para todas as situações, as atividades letivas estão condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e à observância aos protocolos sanitários.

Cada turma será dividida em duas, sendo que uma destas será formada por alunos cujo nome seja iniciado por letra constante do grupo de letras de “A” a “I”; já a outra turma, por alunos cujas iniciais sejam do grupo de letras de “J” a “Z”. Cada unidade escolar, porém, poderá ajustar a escala conforme a realidade de cada turma e em razão de outro critério que considerar relevante.

“A unidade escolar implementará a mesma organização de aulas programadas para as rotinas regulares, de modo que, a cada dia, metade da quantidade de alunos de uma turma participará das atividades de maneira presencial e a outra metade desenvolverá atividades de maneira não presencial, em sistema de alternância diária e com igual carga horária”, diz um trecho da portaria.

Quanto ao rodízio, este ocorrerá entre os dias da semana e entre as semanas. Assim, na semana 1, metade da turma irá na segunda, quarta e sexta e a outra metade, terça, quinta e sábado. Na semana 2, os dias serão invertidos e quem foi na segunda, quarta e sexta-feira irá na terça, quinta e sábado, e o contrário. Essa alternância assegura que todos os estudantes tenham aulas presenciais de todos os componentes curriculares. (Metro1)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img