Connect with us

Tecnologia

Após decisão do TSE, YouTube suspende pagamentos a canais bolsonaristas

O YouTube começou a aplicar os efeitos da decisão do corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Felipe Salomão, que determinou, no dia 16, a suspensão dos repasses a canais bolsonaristas investigados por propagar desinformação e por transformar a ideologia política e os ataques a instituições em um mercado lucrativo.

Os valores que deveriam ser transferidos aos donos dos canais ficarão depositados em uma conta bancária atrelada à Justiça Eleitoral. A decisão atendeu a pedido da Polícia Federal, no âmbito da investigação aberta por causa da “live” em que o presidente Jair Bolsonaro disparou informações falsas sobre a segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral.

A medida foi direcionada às principais plataformas de redes sociais. O YouTube é a em que as possibilidades de receita são mais interessantes a esses produtores de conteúdo. Além de ganharem com anúncios exibidos nos vídeos, podem pedir doações aos internautas e, ainda, vender o acesso a materiais específicos.

A decisão do ministro Salomão afetou 14 canais do YouTube. Como mostrou o Estadão, uma ferramenta usada na análise de mídias sociais estima que, juntos, eles poderiam faturar até R$ 15 milhões em um ano. O valor exato dos ganhos apenas as empresas possuem. Elas foram obrigadas a entregar essa informação ao TSE

Na live desta quinta-feira, (26), o presidente Jair Bolsonaro lamentou a decisão. “A gente apela com o nosso TSE. Que, lamentavelmente, o corregedor está determinando para desmonetização de páginas de direita. Impressionante. É uma perseguição implacável”, disse.

Ao determinar a suspensão dos pagamentos, Salomão frisou que as páginas e canais atingidos “comprovadamente vêm se dedicando a propagar desinformação” e, por isso, a medida seria “razoável e efetiva porque, em tese, retira o principal instrumento utilizado para perpetuar as práticas sob investigação, qual seja, o estímulo financeiro”.

“Na maior parte do conteúdo analisado, o que se constata não é a veiculação de críticas legítimas ou a proposição de soluções para aperfeiçoar o processo eleitoral – plenamente garantidas aos cidadãos e aos meios de comunicação -, mas sim o impulsionamento de denúncias e de notícias falsas acerca de fraudes no sistema eletrônico de votação, que, contudo, já foram exaustivamente refutadas diante de sua manifesta improcedência, inclusive pela própria Polícia Federal”, destacou.

O TSE também discute uma resolução para proibir durante as eleições que canais com conteúdo político possam ser “monetizados”, ou seja, impedidos de oferecerem lucro. A medida poderia ampliar os efeitos da decisão do corregedor. (Correio)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Ataque hacker corta linhas telefônicas de clientes, informa a Vivo

A operadora Vivo informou nesta quinta-feira (21), que a empresa prestadora de serviço de atendimento ao clientes, a Atento, sofreu um ciberataque no início da semana, por isso, alguns de seus clientes estão com a linha de telefone fixo inoperante.

Em nota ao Metro1, a operadora Vivo explicou que assim que tomou conhecimento do ataque à Atento “imediatamente desativou as conexões existentes com a prestadora de serviço”. Ainda segundo o comunicado, “a empresa adotou medidas de contingência com a sua equipe de atendimento próprio e segue interagindo com todos os clientes com as soluções digitais do App Vivo, o atendimento automatizado na central telefônica e as lojas”. (Metro1)

Continue Reading

Tecnologia

Investimentos do 5G vão universalizar internet no Brasil, diz ministro das Comunicações

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse nesta sexta (8) que o leilão do 5G vai garantir internet para todos os lugares do Brasil e acabar com os “desertos digitais”.

“Todos os locais no Brasil, as pequenas vilas, todos eles receberão internet”, enfatizou ao participar da inauguração de um complexo de laboratórios de conectividade no Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Tecnológico em Telecomunicações (CPQD), em Campinas.

O leilão das quatro faixas de frequência por onde trafegam os dados do 5G está previsto para acontecer no dia 4 de novembro. A tecnologia permite o envio de uma quantidade maior de dados com um tempo menor de resposta, permitindo a conexão de diversos equipamentos e máquinas. Fonte: Metro1.

Continue Reading

Bahia

Instagram volta a apresentar instabilidade

O Instagram voltou a apresentar instabilidade nesta sexta-feira, 8. É a segunda vez que isso ocorre na semana. No Twitter, brasileiros e estrangeiros relataram dificuldades para usar a rede social, como congelamento do feed e novos stories travados no aplicativo.

Também há relatos de problemas para acessar a plataforma pelo navegador no PC. Ao contrário do que ocorreu na última segunda-feira, 4, a aparente pane não parece ter atingido o Whatsapp e o Facebook. A empresa Facebook é proprietária das três plataformas.

Na última semana, os três serviços ficaram indisponíveis por mais de cinco horas. A pane ocorreu um dia depois de uma ex-funcionária do Facebook revelar sua identidade após vazar documentos para as autoridades nos quais alega que a empresa sabia que suas plataformas estavam alimentando o ódio e prejudicando a saúde mental de crianças e adolescentes. (ATarde)

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas